1.        b) Francis Bacon, em seu trabalho, denuncia os preconceitos e as noções falsas que dificultam a apreensão da realidade, criando ídolos. De acordo com Bacon, a astrologia é uma falsa ciência.  

2.        b) que é possível dominar a natureza, com base no conhecimento das causas.   

3.        c) a mudança da maneira com que os filósofos da modernidade passaram a pensar a realidade foi radical em relação aos antigos, representando uma ruptura com um tipo de saber retórico e a adoção de um pensamento focado na pesquisa sobre os fatos e as coisas.

4.        a) objetificação do espaço físico.    

5.        e) O método de interpretação da natureza propõe uma nova atitude com relação às coisas e uma nova compreensão dos poderes do intelecto.   

6.        a) um pensamento científico racional afastado de paixões e preconceitos.   

7.        b) Indução.   

8.        c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso. 

9.        c) Empirismo X Racionalismo 

10.   b) Adorno e Horkheimer concordavam que o progresso científico não consegue superar o mito, mas se torna um tipo de concepção mítica incapaz de discriminar o que é certo do que é errado moralmente.

11.   e) A Revolução Industrial. 

12.   e) Os Ídolos são falsas noções e retratam os principais motivos pelos quais erramos quando buscamos conhecer.

13.   d) “Os ídolos da caverna são os homens enquanto indivíduos, pois cada um [...] tem uma caverna ou uma cova que intercepta e corrompe a luz da natureza”. 

14.   a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 

15.   c) na postulação de leis universais com base em casos observados na experiência, os quais apresentam regularidade.




Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: