1. (Unichristus - Medicina 2023) Quando estamos habituados a comer com muito açúcar, não percebemos o doce de uma fruta. Sacarose, galactose, lactose, frutose e maltose, qualquer tipo de açúcar que consumimos se transforma rapidamente em glicose no nosso corpo, o que pode ser um hábito viciante. “A glicose provoca a liberação de insulina, estimulando parte do sistema nervoso central responsável pela sensação de prazer. Essa reação química prioriza a entrada de triptofano no cérebro, que fabrica serotonina e leva o corpo à sensação de calma, prazer e bem-estar”, diz a nutricionista clínica funcional Nathalia Lobo.

Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br. Acesso em: 9 out. 2022 (adaptado).

Nesse texto, é citado um exemplo de

a) polissacarídeo com função energética.   

b) aminoácido essencial.   

c) aminoácido natural.   

d) polissacarídeo com função estrutural.   

e) monossacarídeo com função estrutural.   

2. (Upe-ssa 1 2022) Por suas propriedades, a água é fundamental para a vida na Terra. Observe o exemplo a seguir e tente relacioná-lo com as propriedades da água. 


Esse fenômeno é muito utilizado pelas plantas, especialmente as altas, a exemplo dos coqueiros, no transporte de seiva bruta pelo xilema, da raiz até as folhas. É por causa dele que a água desliza através das paredes de tubos ou por entre poros de alguns materiais, como o papel. Duas propriedades da água estão relacionadas ao exemplo dado. A primeira está relacionada com a afinidade entre o líquido e a superfície tubular, pois existe a formação de pontes de hidrogênio entre os dois. Graças à segunda propriedade das moléculas de água, também proporcionada pelas pontes de hidrogênio, elas mantêm-se unidas, e umas acabam arrastando as outras pela coluna, elevando o nível de água.

Disponível em: https://www.infoescola.com (Adaptado) Acesso em: maio 2021.

Marque a alternativa que nomeia CORRETAMENTE o fenômeno descrito e as respectivas propriedades da água relacionadas a ele.

a) Adesão – dissolução e capilaridade.   

b) Adesão – dissolução e coesão.   

c) Capilaridade – adesão e coesão.   

d) Capilaridade – dissolução e adesão.   

e) Coesão – capilaridade e adesão.   

3. (Unicamp 2022) O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA-ONU) foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 2020. No Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, quatro em cada 10 famílias não tiveram acesso diário, regular, e permanente à quantidade suficiente de comida em 2017 e 2018. A fome é declarada quando a desnutrição é generalizada e quando as pessoas começam a morrer por falta de alimentos nutritivos e suficientes. A diversidade dos alimentos ingeridos garante nutrientes para o desempenho ideal das funções do organismo.

(Fonte: UNITED NATIONS [UN]. World Food Program. What is famine? Disponível em https://www.wfp.org/stories/what-is-famine. Acessado em 08/06/ 2021.)

Assinale a alternativa correta sobre os nutrientes e sua importância para a saúde humana.

a) A hidrólise dos carboidratos essenciais fornece aminoácidos para a formação das proteínas, as quais têm função construtora de diferentes tecidos.   

b) Os lipídios contêm desoxirriboses e ácidos graxos, constituem as membranas plasmáticas e participam da síntese de colesterol no organismo.   

c) Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para diversas funções do organismo, como a síntese de glicogênio, de proteínas e de vitaminas.   

d) As vitaminas atuam como antioxidantes e são substâncias energéticas cuja composição fornece ao organismo glicídios utilizados na respiração celular.   

 

4. (Acafe 2022) Para o correto funcionamento da estrutura bioquímica humana, são necessários vários componentes micro estruturantes. Entre esses, tem-se os oligoelementos ou microminerais, elementos inorgânicos necessários em pequenas quantidades e que possuem variadas funções metabólicas, principalmente como auxiliares na formação de enzimas, mas que em excesso podem causar doenças.

A hipocalemia é uma doença que ocorre pela ausência de um eletrólito fundamental para o funcionamento adequado de células nervosas, musculares (músculo cardíaco), cardíacas e até mesmo no equilíbrio do pH sanguíneo. Quando há ausência, deve o paciente fazer reposição medicamentosa desse mineral e ainda, complementá-lo com alimentos como banana, abacate, batata-doce, folhas de coloração verde, entre outras.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o metal necessário a essa função e seu local de maior concentração no organismo humano, relacionados à doença indicada.

a) Zinco: interior dos hepatócitos   

b) Potássio: interior das células   

c) Bronze: exterior no fígado   

d) Prata: exterior no baço   

5. (Fuvest-Ete 2022) A protease Mpro do SARS-CoV-2 é essencial para o processamento de poliproteínas virais dentro das células humanas. Um fármaco capaz de inibir essa enzima seria capaz de inibir a replicação do vírus. Baseando-se na estrutura tridimensional da Mpro, pesquisadores produziram um fármaco capaz de se ligar de forma transitória ao sítio ativo dessa protease. Em um ensaio in vitro, esse fármaco inibiu a atividade da protease. Porém, quanto mais poliproteínas virais na reação, menor foi a inibição observada. Esse fármaco pode ser classificado como um inibidor

a) alostérico.   

b) inespecífico.   

c) irreversível.   

d) reversível não-competitivo.   

e) reversível competitivo.   

6. (Fuvest-Ete 2022) Uma rede de inteligência artificial (IA) desenvolvida pela empresa DeepMind do Google, conseguiu determinar a forma 3D de uma proteína a partir de sua sequência de aminoácidos. Em uma escala de 100 pontos de precisão, o programa atingiu aproximadamente 90.

O sistema, chamado AlphaFold superou cerca de 100 outras equipes em um desafio de previsão de estrutura de proteína chamado Criticai Assessment of Structure Prediction (CASP). Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (30) em um artigo na Nature.

Inteligência artificial do Google resolve um dos maiores desafios da ciência. Revista Galileu, 30/11/2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/.

O AlphaFold pode ser uma poderosa ferramenta em Bioquímica porque

a) é difícil determinar a sequência de aminoácidos que compõem uma proteína.   

b) é a única forma possível de se determinar a estrutura tridimensional de uma proteína.   

c) a função de uma proteína está associada à sua estrutura tridimensional.   

d) torna possível controlar o funcionamento de uma proteína dentro da célula.   

e) é impossível determinar a função de uma proteína sem saber a sua estrutura tridimensional.   

7. (Pucrj 2022) O esquema abaixo representa uma via metabólica hipotética. 

Considere que ocorre uma mutação em um gene, resultando em modificação estrutural na enzima 2, que perde sua atividade.

Qual seria a consequência dessa mutação?

a) Um acúmulo de A e nenhuma produção de B.   

b) Um acúmulo de B e nenhuma produção de C.   

c) Um acúmulo de A e nenhuma produção de B e C.   

d) Um acúmulo de C e nenhuma produção de A e B.   

8. (Unesp 2022) Considere o trecho extraído da bula de determinado medicamento indicado pelo médico a seu paciente.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Inibe de forma não competitiva a síntese do  glucano, um componente essencial da parede celular do patógeno, que é constituída basicamente de polissacarídeos (glicanas e quitinas) e proteínas. Ao inibir a síntese de glicanas, leva à perda da integridade da parede celular, fragilidade osmótica, ruptura celular e morte do agente.

O medicamento em questão foi indicado para o combate

a) à Candida albicans, em um tratamento de infecção no trato genital em uma mulher imunodeprimida.   

b) ao Rhabdovirus, a um paciente suspeito de ter contraído raiva por meio de mordida animal.   

c) à Rickettsia rickettsii, em um caso suspeito de febre maculosa por contato com o carrapato-estrela.   

d) à Entamoeba histolytica, em um caso de diarreia sanguinolenta por infecção intestinal.   

e) ao Oxyurus vermicularis, em um caso de uma criança que se queixava de dores abdominais e intenso prurido anal.   

9. (Unifor - Medicina 2022) Os camelos são animais muito conhecidos e famosos pelas suas habilidades de sobrevivência em ambientes extremos, especialmente em termos de aridez. Ao contrário da lenda, os camelos não armazenam água em suas corcovas, que consistem, na verdade, em um grande depósito de gordura.

Contudo, esse depósito de gordura pode servir de fonte de água, uma vez que

a) a oxidação completa de gordura, tal como a armazenada nas corcovas, libera um grande volume de água metabólica.   

b) a gordura presente nas corcovas tem caráter hidrofílico, ligando-se a moléculas de água que podem ali ficar depositadas.   

c) caracteriza-se como reserva energética para manter o funcionamento de bombas que realizam o transporte de água para os tecidos.   

d) forma uma camada lipídica que inibe a desidratação excessiva durante os longos períodos de seca.   

e) atua como isolante térmico, reduzindo áreas de superfície de contato dos camelos nas quais pode ocorrer transpiração.   

10. (Fcmmg 2022) Os radioisótopos são elementos químicos que são usados para marcar moléculas em uma célula. Assim, o destino dos átomos e moléculas celulares pode ser monitorado. No laboratório de microbiologia, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, foi realizada uma pesquisa utilizando o cultivo de bactérias do gênero Pseudomonas sp na presença de citosina marcada radioativamente.

Assinale a alternativa CORRETA que indica a biomolécula marcada pelo radioisótopo, após o período de incubação de 48 horas das bactérias citadas acima.

a) Lipídeos.   

b) Carboidratos.   

c) DNA.   

d) Proteínas.   

11. (Acafe 2022) Analise o texto:

Exame caseiro de DNA revela que obstetra usou o próprio esperma na inseminação de um casal

Uma revelação por DNA dessas está no centro de uma fascinante ação judicial por negligência médica iniciada na semana passada, no Tribunal Distrital de Idaho, nos Estados Unidos. Em julho de 2017, depois de enviar sua própria amostra de DNA para o Ancestry DNA, Kelli Rowlette ficou surpresa ao receber uma notificação de que seu DNA parecia sugerir uma relação pai-filha com um homem de quem ela jamais tinha ouvido falar e que morava a mais de 800 km de sua casa no condado de Benton, em Washington: um ginecologista obstetra de Idaho Falls chamado Gerald Mortimer.

Rowlette não sabia, mas em 1979, seus pais estavam tendo dificuldades para conceber e buscaram tratamento com Mortimer. O médico sugeriu que parte do problema era que o pai de Rowlette tinha uma contagem de esperma baixa e que sua mãe tinha o útero inclinado. Ele sugeriu uma solução: misturariam o esperma do pai de Rowlette com uma pequena quantidade de esperma de um doador anônimo para aumentar as chances de concepção, usando essa mistura para fazer inseminação artificial.

BROWN, K.V. Gizmodo Brasil. 2018. 
Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/exame-caseiro-dna-obstetra-inseminacao/. Acessado em 27/04/2022.

DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções nos seres vivos. Quando da análise das características dos chamados ácidos nucleicos e sua relação com o texto é CORRETO afirmar:

a) Para que haja o processo reprodutivo mencionado no texto, é preciso selecionar o RNA mensageiro (RNAm), que conterá o códon necessário a sequência de DNA desejada.   

b) O DNA é uma cadeia de monômeros, formando um longo polímero ligado por ligações fosfodiéster, essencial no papel de armazenamento e transmissão da informação genética.   

c) O DNA utilizado no experimento foi obtido através de um processo chamado de transcrição gênica, obtida do códon de RNA mensageiro (RNAm) desejado.   

d) O RNAr (ribossômico) é o elemento crucial no processo determinado no texto, pois é essa macromolécula que informa o código copiado através do RNA mensageiro (RNAm).   

12. (Fuvest-Ete 2022) Ao propor a estrutura do DNA, em 1953, Francis Crick e James Watson utilizaram como evidência a lei de Chargaff. Erwin Chargaff descobriu que a proporção de purinas e pirimidinas no DNA de diversos organismos era de 1:1. Mais especificamente, ele descobriu que a quantidade de adenina no DNA era semelhante à de timina, e a quantidade de citosina era semelhante à quantidade de guanina. Essa lei permitiu que Crick e Watson deduzissem que o DNA

a) é uma dupla hélice.   

b) codifica informação genética.   

c) possui um pareamento de bases.   

d) é composto por ácidos nucleicos.   

e) pode ser replicado.   

 








Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: