1. (Unifor - Medicina 2023) “Sociedade de sociedades”: com esta expressão indubitavelmente feliz, Portalis especificava de um modo preciso uma situação francesa extremamente saliente, que tinha se arrastado faticosamente até o século XVIII e que encontrava bem no meio do universo Moderno a imagem de um Estado ainda incapaz de se liberar de antigos condicionamentos, ainda portador no seu seio – mal-grado a marcha solene e o progredir da estatalidade na França – de relíquias medievais.

GROSSI, Paolo. Da sociedade de sociedades à insularidade do estado entre medievo e idade moderna. Seqüência: estudos jurídicos e políticos, v. 28, n. 55, p. 9-28, 2007.

O texto aborda a transição entre dois importantes períodos da história da humanidade. Sobre o assunto, assinale a opção correta.

a) O período inaugurado no século XVIII se caracterizou por um teocentrismo muito forte.   

b) O período inaugurado no século XVIII se caracterizou por um antropocentrismo muito forte, tendo Agostinho de Hipona como seu principal representante.   

c) A separação de poderes, o liberalismo econômico e a educação universal e gratuita foram reinvindicações dos movimentos que ensejaram a transição entre os dois períodos a que o texto faz referência.    

d) O período do século XVIII em diante trouxe mercantilização da economia.    

e) O período anterior ao século XVIII teve Sócrates e Platão como seus principais pensadores.   

2. (Enem 2020) Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão – 1789

Os representantes do povo francês, tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral. 

Disponível em: www.direitoshunanosusp.br. Acesso em: 7 jun. 2018 (adaptado).

Esse documento, elaborado no contexto da Revolução Francesa, reflete uma profunda mudança social ao estabelecer a

a) manutenção das terras comunais.   

b) supressão do poder constituinte.   

c) falência da sociedade burguesa.   

d) paridade do tratamento jurídico.   

e) abolição dos partidos políticos.   

3. (Acafe 2022) A Revolução Francesa configura-se como um marco na história, pois ajudou a dar forma ao mundo ocidental contemporâneo, conferindo um modelo às instituições, e os objetivos que perseguimos como sociedade e que compreendemos serem universais. Considerando este contexto, configuram-se como características associadas à Revolução Francesa as alternativas abaixo, EXCETO a alternativa.

a) Um dos motivos de descontentamento era a ausência de privilégios entre as camadas sociais francesas, onde mesmo os nobres e os membros do clero tinham, por exemplo, a obrigação de pagar impostos e taxas ao governo monárquico.   

b) A insatisfação com o Antigo Regime e a centralização do poder nas mãos do rei que controlava a política e a economia do Estado.   

c) A sociedade francesa estava dividida em três grupos: o Primeiro Estado, composto pelo clero; o Segundo Estado, composto pela nobreza; e o Terceiro Estado, formado pela burguesia, trabalhadores rurais e urbanos, sendo estes a maior parte da população.   

d) Insatisfeitos com o governo de Luís XVI, os membros do Terceiro Estado se mobilizaram e passaram a exigir mudanças na política e na economia da França.   

4. (Uece 2022) Atente para o seguinte excerto, que revela a importância da Revolução Francesa para o mundo contemporâneo: “A Revolução Francesa é assim a revolução de seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem, portanto, ser procuradas não meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da França”.

 Hobsbawm, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

 Sobre a Revolução Francesa, é correto dizer que

a) a Reação Termidoriana foi o golpe de Estado que derrubou os jacobinos e instalou o governo do Diretório.   

b) a queda da bastilha assinalou não só o seu início, mas também a instalação do governo dos jacobinos, que eram apoiados pelos sans-cullotes.   

c) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada assim que os jacobinos tomaram o poder.   

d) a Convenção dirigida pelos monarquistas constitucionais tentou salvar o rei e a rainha, mas não obteve êxito.   

5. (Uece 2022) A Revolução Francesa, que destruiu a monarquia absoluta mais brilhante da Europa, foi considerada o modelo de revolução por vários revolucionários ao longo de todo o século XIX. Sobre esse movimento e seus desdobramentos, é correto dizer que

a) a monarquia foi derrubada e se instituiu o governo da Convenção logo depois do início da revolução.   

b) a Constituição de 1791, de natureza individualista e liberal, consagrou a aprovação do voto universal masculino.   

c) a Conspiração dos Iguais, liderada por Graco Babeuf, foi um movimento de inspiração socialista.

d) a hegemonia na Convenção, logo no início, pertencia aos Jacobinos, representantes da pequena burguesia e aliados dos Sans Culottes.

6. (Fatec 2022) Durante a Revolução Francesa, muitas mulheres reivindicaram direitos civis e cidadania política, participaram de protestos e reuniões da Assembleia Nacional e criaram mais de 60 associações femininas, nas quais eram discutidas as principais questões políticas da época. Entretanto, o desenrolar da Revolução evidenciou uma contradição entre os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e a legislação que instituiu os direitos dos diferentes grupos sociais.

No caso das mulheres, essa contradição se expressa

a) pela equiparação aos escravizados das colônias francesas, que fez com que esses dois grupos passassem a ter mais direitos que os demais.   

b) pela promulgação da Declaração dos Direitos da Mulher, que assegurou a superioridade feminina em relação aos homens.   

c) pela institucionalização do dia 8 de março e, ao mesmo tempo, pela equiparação salarial em relação aos homens.   

d) pela participação das meninas na vida pública e pela abolição do trabalho doméstico para as mulheres.   

e) pela conquista de direitos como o divórcio e, ao mesmo tempo, pela proibição da participação política.   

7. (Albert Einstein - Medicina 2022) Enquanto, em Paris, a guilhotina decepava as cabeças dos jacobinos, em São Domingos [Jean-Jacques] Dessalines e seus companheiros continuavam a defender, de armas na mão, o ideal jacobino da liberdade e igualdade de todos os homens. [...]

A 29 de novembro de 1803, os revolucionários negros divulgaram uma declaração preliminar de Independência. A 31 de dezembro, foi lida a Declaração de Independência definitiva. O novo Estado recebeu, no batismo, a denominação indígena de Haiti.

Dessalines se tornou o primeiro chefe de Estado haitiano [...]. Começou a governar com as bençãos dos capitalistas ingleses e americanos [...].

Os ex-escravos, por sua vez, viram-se definitivamente livres do trabalho compulsório nas plantações de cana e nos engenhos de açúcar. [...] O Haiti saiu do mercado mundial do açúcar e eliminou a possibilidade de progredir em direção a um nível econômico superior. De colônia mais produtiva das Américas passou a país independente pauperizado e fora de um intercâmbio favorável na economia internacional.

(Jacob Gorender. “O épico e o trágico na história do Haiti”. In: Estudos Avançados, nº 50, 2004.) 

O excerto apresenta um aspecto central da independência do Haiti, em 1803-1804:

a) a construção, no pós-independência, do primeiro Estado indígena latino-americano.   

b) o apoio do governo francês de Napoleão Bonaparte à luta autonomista dos escravizados do Haiti.   

c) a articulação entre o processo revolucionário na França e a revolução negra do Haiti.   

d) o crescimento econômico acelerado do país, alcançado após a obtenção da autonomia política.   

e) a manutenção, no pós-independência, da estrutura socioeconômica do período colonial.   

8. (Famerp 2022) Em 1791, a escritora francesa Olympe de Gouges publicou a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. Esse documento 

a) defendia a participação da mulher na vida política e civil em condição de igualdade com os homens.   

b) baseou-se na noção de papel social das mulheres proposta na Declaração de Independência dos Estados Unidos.   

c) sustentava a importância das atividades femininas no ambiente doméstico e na liderança da estrutura familiar.   

d) consolidou a igualdade de gêneros como um dos princípios defendidos pelos revolucionários franceses.   

e) embasou a ascensão das mulheres ao primeiro escalão governamental na França revolucionária.   

9. (Ufjf-pism 2 2021) Leia o documento abaixo:

“Nós, habitantes da paróquia de Longey abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do Rei, na sexta-feira, dia 6 do presente mês de maio de 1789, resolvemos o que segue: Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são estes, sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver.”

Caderno de Terceiro Estado da paróquia de Longey-en-Dunois, eleição de Châteaudun, generalidade de Orléans, bailiado de Bloi. Fonte: MATTOSO, Kátia M. de Q. Textos e documentos para o estudo de História Contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/cad3est.PDF

A partir das queixas do Terceiro Estado, marque a opção CORRETA sobre as causas da Revolução Francesa:

a) A insatisfação dos franceses em 1789 tinha como pressuposto a estabilidade econômica oriunda da isenção de impostos, representada por uma organização social no contexto do Antigo Regime.   

b) A peste negra é o elemento central que gerou a Revolução Francesa, contribuindo decisivamente para a revolta do Terceiro Estado contra as obrigações políticas e financeiras.   

c) Com apoio da nobreza, a burguesia alcançou uma posição de prestígio na sociedade francesa, eliminando qualquer tipo de revolta, deixando o ato revolucionário restrito aos camponeses e escravos.   

d) O aumento populacional gerou um desequilíbrio econômico, sendo que os mais pobres, principalmente os jacobinos, foram afetados pelo fim dos privilégios reais.   

e) Sob a inspiração iluminista, havia o questionamento do poder ilimitado do rei em busca da redução das desigualdades sociais, principalmente entre o Terceiro Estado.   

10. (Pucrj 2021) No final do século XVIII, cidadãos franceses reunidos em Assembleia Constituinte aprovaram a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, cujo primeiro artigo é

“Art.1º Os Homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.”

Essas ideias podem ser associadas  

a) à crise do Antigo Regime, aristocrático e desigual, e ao início da Revolução Francesa.   

b) à afirmação do igualitarismo social e à difusão das ideias socialistas na França.   

c) ao Mercantilismo, que tinha a defesa da liberdade fundada na “utilidade comum” como princípio básico.   

d) à extinção das distinções entre os indivíduos, permitindo a ascensão do totalitarismo.   

11. (IFCE 2020) O início da Idade Contemporânea é marcado pelo surgimento de novas ideias políticas e sociais e de grandes Revoluções. Sobre esse período, é correto afirmar-se que 

a) a Revolução Francesa foi resultado da crise política e econômica que a França enfrentou no final do século XVIII e teve como consequência a consolidação do Estado Nação.    

b) a Revolução Francesa representou um marco da história ocidental e consolidou o absolutismo monárquico francês.    

c) o Clube dos Jacobinos foi a grande força de apoio ao Rei Luís XVI durante a Revolução Francesa.    

d) com a organização do governo revolucionário e a instalação do Comitê de Salvação Pública e do Comitê de Segurança Geral, a França passa a viver um período de paz política e harmonia social.    

e) o iluminismo criticava o mercantilismo, a limitação do direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.   

12. (Pucgo 2020) A tomada da Bastilha tornou-se data comemorativa central da Revolução Francesa. Um detalhe interessante é que, quando os revoltosos conseguiram adentrar na fortaleza, em 14 de julho de 1789, lá estavam presos somente dois loucos, quatro falsários e um nobre condenado por devassidão.

Acerca desse acontecimento revolucionário, assinale a alternativa correta:

a) A tomada da Bastilha tornou-se um evento de grande importância porque, por meio dela, impediu-se que, naquela prisão, fossem novamente lançados os trabalhadores revoltados que estavam sendo aprisionados pelo exército real.

b) A tomada da Bastilha tornou-se um evento de grande importância porque representava os ideais revolucionários da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, além de simbolizar a derrocada do poder monárquico.

c) A tomada da Bastilha tornou-se fato central da Revolução Francesa porque, apesar de haver poucos presos ali, as torres estavam sendo utilizadas para armazenar trigo, elemento básico para a fabricação do pão que alimentava a população pobre de Paris.

d) A tomada da Bastilha tornou-se um fato central na Revolução Francesa porque foi fundamental para que Robespierre implementasse a política do Terror e enviasse para lá os contrarrevolucionários.

13. (Integrado - Medicina 2020) Considere o texto a seguir acerca de um aspecto da Revolução Francesa.

À direita, os 264 monarquistas constitucionais (ou feuillants), contra o Antigo Regime e contra a República. [...]

No centro, os independentes [...] - o pântano -, que reunia cerca de 300 deputados "constitucionais" oscilantes, sem liderança expressiva, incluindo vários bispos jurados. Sinceros revolucionários, "mas sem opinião precisa", segundo [o historiador francês] Albert Soboul. Em geral, votam com os jacobinos, em geral jovens com menos de 40 anos.

Oriundos da média burguesia, cultivados, sua maioria frequentava o Clube dos Jacobinos, mantendo contatos com a grade burguesia de negócios de Bórdeus, Nantes, Marselha, Saint-Malo.

MOTA, Carlos G. A Revolução Francesa (1789-1799). São Paulo: Ática, 1989. p. 84-5(Fundamentos). Apud CAMPOS, Helena G.; FARIA, Ricardo de M.; MIRANDA, Mônica L. Estudos de História. v. 2. São Paulo: Editora FTD, 2010, p.35. Grifo no original.

Sobre os diferentes grupos atuantes no momento histórico identificado no texto, é CORRETO afirmar que

a) o grupo dos sans-culottes reunia pessoas destituídas de grandes posses, reconhecidos por não utilizar cullotes(calções) em seus trajes, ou seja, era um grupo formado pelas pessoas mais vulneráveis da sociedade francesa.   

b) apesar de ter grande apoio das massas, os chamados armées révolutionnaires (exércitos revolucionários) não incluíam elementos sociais diversos em suas fileiras, estando restritos aos girondinos.    

c) entre o grupo dos jacobinos, destacava-se a tendência dos cordelliers (franciscanos) - grupo que reunia membros das camadas populares.    

d) mesmo com alto número de deputados na Convenção Nacional, membros do "pântano" ou "planície" foram perseguidos durante o período do Terror - o que levou esta agremiação ao desaparecimento no período posterior.   

e) os feuillants, defensores da monarquia constitucional, formavam um grupo amplo, com clérigos e membros da nobreza e alta burguesia. Assim, lograram se manter um grupo coeso e quase intacto mesmo após a execução do rei.   

14. (CPS 2020) Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.

Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre

a) apoiadores de Napoleão e de Robespierre, importantes lideranças políticas conservadoras que lutavam pela manutenção da monarquia francesa.   

b) burguesia e trabalhadores rurais e urbanos, já que o clero e a nobreza não tinham participação significativa na política francesa no período pré-revolucionário.   

c) Girondinos e Sans Culottes, grupos rivais que disputavam a hegemonia política e representavam os diferentes interesses da burguesia na relação com o rei Luís XVI.   

d) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.   

e) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam a minoria da população, mas pagavam, sozinhos, todas as taxas e os impostos diretos que financiavam os programas assistenciais que mantinham parte do Terceiro Estado.   

15. (IFCE 2019) Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno, nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. Nem mesmo chegou a ter do tipo que as revoluções do século XX têm-nos apresentado, até o surgimento da figura pós-revolucionária de Napoleão. Entretanto, um surpreendente consenso de ideias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva.

 HOBSBAWM, E. J. A revolução francesa. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 

O caráter revolucionário destacado na passagem do texto tem como referência a acepção da(o) 

a) nobreza.   

b) burguesia.    

c) clero.    

d) proletariado.    

e) gentry.    

16. (Puccamp 2019) A ascensão ao governo da França e a queda de Napoleão Bonaparte foram marcadas, respectivamente,

a) pelo golpe de estado conhecido como 18 de brumário, e pelas sucessivas derrotas do exército napoleônico para os ingleses e seus aliados.   

b) pelo início do período ditatorial conhecido como Grande Terror, e pela restauração do poder monárquico, exercido pelos Bourbons. 

c) pelo fim do período conhecido como Diretório, com a recuperação do poder pela burguesia, e pela vitória dos movimentos populares que destituíram Napoleão do trono imperial.   

d) pela dissolução da Assembleia e a instauração de um governo formado por três cônsules (Consulado), e pela invasão inglesa que se seguiu à morte de Napoleão na batalha de Waterloo.   

e) pela condenação do líder Robespierre à guilhotina, por membros da alta burguesia contrários à Revolução, e pelo acordo estabelecido entre as monarquias francesa e inglesa, que levaram Napoleão à prisão, na ilha de Elba.   

17. (Ifpe 2019) Em 1793, durante a Revolução Francesa, a Convenção, eleita por sufrágio universal em setembro do ano anterior, criou a Lei dos Suspeitos. O Terror foi responsável por milhares de mortes na guilhotina. Essas pessoas foram consideradas, em geral, “inimigas da revolução”. O advogado jacobino Maximilien Robespierre foi um dos principais nomes dessa fase da Revolução. Ele defendia que o Terror só poderia ser praticado se fundamentado na virtude. Ele mesmo se autoproclamava “O Incorruptível”. Sobre o Terror e sua moral, assinale a alternativa CORRETA. 

a) O Terror foi praticado para proteger os chamados “bons cidadãos” franceses, o que era plenamente compatível com os princípios revolucionários de liberdade, igualdade e fraternidade.    

b) O Terror, em nome da liberdade e da Revolução, instaurou o chamado “despotismo da liberdade”, sendo a Lei dos Suspeitos um mecanismo autoritário de criminalização dos indivíduos.    

c) O uso da violência pelo Terror, em nome da liberdade, atingiu apenas criminosos de todo tipo, poupando os cidadãos que demonstrassem seguir os princípios do governo revolucionário.    

d) A violência foi praticada sobre o estamento nobreza, uma vez que esta, durante séculos anteriores, impediu o avanço da burguesia ao poder e massacrou camponeses, poupando outros grupos.    

e) O Terror, apesar de brutal, seguiu a lei vigente e os mecanismos jurídicos mais modernos criados pela Revolução, em processo democrático, e aceito pela maioria.    

18. (Mackenzie 2019) 

A charge acima de 1789, criticando a ordem social na França, circulou no país, durante o período da Revolução Francesa. O título da charge, que se lê abaixo da imagem, dizia: “Você deve esperar que este jogo acabe em breve” sugeria, justamente, que a situação iria mudar, porque

a) a burguesia assumiu a liderança do processo revolucionário, pois via a necessidade da Revolução como meio para derrubar as estruturas do Antigo Regime, inapropriadas para o pleno desenvolvimento capitalista.    

b) as obras dos filósofos iluministas denunciavam as injustiças sociais que estavam ocorrendo na França, contando com grande alcance popular, além de projeção internacional, o que levou alguns países a apoiarem a causa, fator decisivo para o sucesso da Revolução Francesa.    

c) o reinado Luís XVI, após a participação em diversas guerras, como no conflito pela independência dos Estados Unidos, encontrava-se diante de uma insolúvel crise financeira e não desejava mais arcar com as despesas do Primeiro e Segundo Estado.    

d) o Primeiro e o Segundo Estados detinham todos os privilégios, uma vez que a sociedade francesa do século XVIII era estratificada. Eles se uniram contra o Terceiro Estado, exigindo durante a Reunião dos Estados Gerais, em 1789, o voto individual.    

e) somente o Terceiro Estado, composto pela burguesia, no Antigo Regime, contrapunha-se aos privilégios das classes parasitárias. Apenas essa classe pagava impostos abusivos ao clero e à nobreza decadente.    

19. (Espm 2019) No dia do golpe, 9 de novembro, a su­cessão dos eventos é fulminante. Os episódios têm início já às 5 horas da manhã quando as convocações para uma reunião urgente, às 7, são expedidas aos anciãos (excetuados os poucos inclinados ao golpe). Às 6, Talleyrand preparava a carta de demissão do diretor Barras; às 7, um magote de oficiais se aco­tovela nas portas da casa de Napoleão, que lhes fala da situação difícil do país (...)

Na cidade, vendem-se por toda parte panfletos que apresentam Napoleão como o salvador. 

(Carlos Guilherme Mota. A Revolução Francesa)

O cenário descrito no texto deve ser rela­cionado com: 

a) o Período do Terror, ocorrido durante a Revolução Francesa;    

b) o Grande Medo, processo de violência desencadeado por camponeses, durante a Revolução Francesa;    

c) o Golpe do 9 Termidor, quando a alta bur­guesia reassumiu o poder através dos gi­rondinos;    

d) a implantação da Monarquia hereditária, quando Napoleão se fez proclamar impe­rador;    

e) o Golpe do 18 Brumário, quando a bur­guesia encontra o braço forte armado para consolidar os seus interesses.    

20. (IFCE 2019) A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, foi um dos maiores movimentos sociais e políticos da história do Ocidente. Os revolucionários tinham como ideais defender a liberdade e a igualdade como elementos essenciais para a construção de uma sociedade para todos. A Revolução Francesa, com seu vigor revolucionário, influenciou diversos movimentos no mundo, inclusive no Brasil.

Podemos apontar como um importante fator propulsor para a Revolução Francesa 

a) as guerras de conquistas realizadas por Napoleão Bonaparte.    

b) a revolta da maioria da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos), motivada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista e os governantes da época.    

c) a grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos sobre o sistema político da França.    

d) a busca pelo direito de voto da nobreza e por eleições sem fraudes.

e) o desejo de permanência da divisão da sociedade em três ordens, conhecida como primeiro estado, segundo estado e terceiro estado.   





Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: