1.        b) No final do século XVI, com a formação da União Ibérica, o território brasileiro ficou sob o domínio da Espanha, que também governava a Holanda. Contudo, os holandeses, na tentativa de validar sua independência, invadiram o Brasil no século XVII, por ser este considerado também um território espanhol.   

2.        e) Companhia holandesa das Índias Ocidentais.

3.        e) A população de Palmares foi ampliada durante as lutas entre luso-brasileiros e holandeses, que provocaram constantes fugas de escravizados das plantations.   

4.        b) à fundação do forte de Scoonenborch, considerado o marco inicial do desenvolvimento da atual cidade de Fortaleza, às margens do riacho Pajeú, sob liderança de Matias Beck.   

5.        e) no combate aos holandeses, que haviam atacado o nordeste do Brasil, com desta­que na Insurreição Pernambucana.

6.        a) França Equinocial.   

7.        b) a ocupação das zonas de produção açucareira na América portuguesa e o controle do suprimento de escravos teve como principal interessada a maior companhia de comércio da época, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, financiada com capitais do Estado e de financistas particulares.   

8.        d) invasões holandesas;    

9.        c) perceber as diferenças culturais entre os povos indígenas e os conquistadores europeus.   

10.    e) criação da União das Coroas Ibéricas   

11.    c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.   

12.    c) o bloqueio do acesso holandês pela Coroa Espanhola ao comércio do açúcar produzido em Pernambuco, durante a União Ibérica.   

13.    d) I, II e III.   

14.    e) I, II, III e IV.   

15.    b) invasões holandesas ocorridas, entre outras razões, com o intuito de permitir um comércio e refino do açúcar pelos holandeses, diretamente em terras brasileiras.   

16.    a) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas.



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: