1.        e) gentrificação.   

2.        a) Um problema ambiental típico das metrópoles de países em desenvolvimento é a ocupação de áreas de mananciais por loteamentos regulares e irregulares, pois a construção de moradias e de benfeitorias urbanas nessas áreas impermeabiliza os solos.   

3.        d) Apesar do avanço do processo de urbanização e, mesmo, da metropolização, o espaço geográfico não é somente urbano, existindo, para além da cidade (espaço urbano), o campo (espaço rural), não como espaços separados, mas integrados dentro do modo de produção capitalista.   

4.        b) II e III.   

5.        d) o Texto 1 desconsidera que as cidades inteligentes poderão gerar ainda mais desigualdade e exclusão social; enquanto o Texto 2 problematiza as políticas públicas.   

6.        c) Segregação socioespacial gerada nos grandes centros urbanos  

7.        e) Lefebvre diria que os índices da ONU subestimam a quantidade de pessoas que vivem sob condições, ritmos e atividades ditados pelas "sociedades urbanas", independentemente de viverem nos campos ou nas cidades.   

8.        c) A área urbana, que se encontra em um fundo de vale plano onde há a presença de um canal de rio meandrante, o qual pode ter suas águas periodicamente extravasadas para a planície de inundação.   

9.        c) Simultaneamente com a evolução da urbanização da sociedade no contexto da globalização, as cidades constituem-se em escalas fundacionais e essenciais aos sistemas de interações locais densas e imbricadas em movimentos complexos de curta, média e longa distância de pessoas, bens, serviços e informações.   

10.   a) Os critérios adotados pela ONU, que consideram urbana mais da metade da população mundial, são empiricamente limitados, pois generalizam critérios demográficos e tipologias de assentamentos humanos para os países, a fim de chegar a tal estimativa.   

11.   a) As metrópoles classificadas como cidades globais são aquelas que apresentam grande relevância como centros financeiros, de serviços modernos e como sedes de empresas multinacionais.  

12.   e) segregação socioespacial vigente nas grandes metrópoles.   

13.   a) Em grande parte dos países da África Subsaariana, mais de 60% da população urbana vive em favelas ou habitações precárias, um problema social decorrente, entre outros fatores, da inserção do continente na divisão internacional do trabalho.   

14.   d) alienação dos moradores em relação aos rios, percebidos apenas como escoadouro de águas.    

15.   c) os bastidores infraestruturais e sociais da vida urbana cotidiana, em geral ocultos, tornam-se claros e palpáveis em momentos de interrupções sistêmicas.   

16.   b) macrocefalia urbana, que explicita as carências e as contradições das grandes cidades.   

17.   e) alteração da organização da paisagem geográfica.   

18.   a) gentrificação.   

19.   c) Neoliberalismo; elevada urbanização; crise hipotecária de 2008.   

20.   c) construções sustentáveis, que visam reduzir a interferência humana no meio ambiente.   

21.   a) a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.   

22.   a) segregação socioespacial.   

23.   b) Gentrificação e Segregação.    

24.   b) Megalópole   

25.   d) gentrificação, recuperação de áreas urbanas degradadas em conjunto com a limpeza e higienização social.   



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: