1. (Enem 2021) O uso de novas tecnologias envolve a assimilação de uma cultura empresarial na qual haja a integração entre as propostas de modernização tecnológica e a racionalização. Nem sempre o uso de novas tecnologias é apenas um processo técnico na medida em que pressupõe uma nova orientação no controle do capital, no processo produtivo e na qualificação da mão de obra. Dos diversos efeitos que derivaram dessa orientação, a terceirização, a precarização e a flexibilização aparecem com constância como características do paradigma flexível, em substituição ao modelo taylorista-fordista.

HERÉDIA, V. Novas tecnologias nos processos da trabalho: efeito, da reestruturação produtiva. Scripta Nova, n. 170, ago. 2004 (adaptado).

O uso de novas tecnologias relacionado ao controle empresarial é criticado no texto em razão da

a) operacionalização da tarefa laboral.   

b) capacitação de profissionais liberais.   

c) fragilização das relações de trabalho.   

d) hierarquização dos cargos executivos.   

e) aplicação dos conhecimentos da ciência.   

2. (Enem PPL 2016) A eugenia, tal como originalmente concebida, era a aplicação de “boas práticas de melhoramento” ao aprimoramento da espécie humana. Francis Galton foi o primeiro a sugerir com destaque o valor da reprodução humana controlada, considerando-a produtora do aperfeiçoamento da espécie.

ROSE, M. O espectro de Darwin. Rio de Janeiro: Ziai 2000 (adaptado).

Um resultado da aplicação dessa teoria, disseminada a partir da segunda metade do século XIX, foi o(a)

a) aprovação de medidas de inclusão social.   

b) adoção de crianças com diferentes características físicas.   

c) estabelecimento de legislação que combatia as divisões sociais.   

d) prisão e esterilização de pessoas com características consideradas inferiores.   

e) desenvolvimento de próteses que possibilitavam a reabilitação de pessoas deficientes.   

3. (Unioeste 2021) Em 1989, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (1940) publicou a obra Introdução a uma Ciência Pós-Moderna (Porto: Afrontamento, 1989), fruto das suas reflexões do período em que lecionou a disciplina “Introdução à Metodologia das Ciências Sociais” na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A obra abordava a crise da ciência moderna, cujo modelo hegemônico provinha da racionalidade imposta pelo Iluminismo. Um dos temas abordados por Boaventura foi a relação do conceito de senso comum com a ciência e a sua contribuição para um projeto de emancipação política, cultural e social.

Sobre as considerações de Boaventura sobre o senso comum é CORRETO afirmar.

a) O senso comum, como conceito filosófico, surgiu no século XV e representou o combate ideológico dos trabalhadores contra a burguesia.   

b) O conceito de senso comum fez parte do projeto político de ascensão da burguesia ao poder. Mas ao alcançar o poder político, a burguesia passou a desvalorizar o senso comum como conhecimento superficial, ilusório e preconceituoso.   

c) A oposição entre ciência e senso comum deve ser estudada tendo como parâmetro uma oposição luz/trevas, sendo que os preconceitos correspondem às luzes e a ciência correspondem às trevas.   

d) O senso comum é associado à complexidade, ao contrário da ciência que está saturada de negatividades como a falsidade, superficialidade e preconceitos.   

e) O senso comum é disciplinar e metódico e não se reproduz espontaneamente no cotidiano das pessoas.   

4. (Unisc 2021) Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde reconheceu o avanço da doença COVID- 19 provocada pelo contágio do vírus SARS-CoV-2, popularmente chamado de novo coronavírus, decretando uma situação de pandemia. A primeira do século XXI. Antes dela houve outras e somente no século XX tivemos a Gripe Espanhola e a Gripe Suína como novidades, embora manifestações localizadas de Cólera ainda ocorram e sempre há o risco do retorno de doenças consideradas erradicadas, como a varíola. O século XX foi muito importante para a descoberta dos agentes potenciais dessas doenças, bem como de medidas de seu enfrentamento que, invariavelmente, implicam a redução de contato entre as pessoas em função do potencial de contágio até a descoberta de medidas mais definitivas como vacinas, por exemplo. Infelizmente, o que significa ganho social e científico no campo da sobrevivência biológica, muitas vezes implica medidas mais restritivas no campo da liberdade individual e de alguns direitos sociais, como a livre circulação. Invariavelmente, com esse tipo de cerceamento, emerge um debate acalorado na sociedade em tomo da obrigatoriedade dessas medidas. Líderes de nações se posicionam de forma diferente quanto às mesmas, seja adotando fortes restrições em seus países para com toda a população, seja relativizando ou até negando a gravidade da doença. Além do negacionismo, outras pautas variantes que fragilizam diretamente as ações dos governos e da sociedade para impedir o avanço da doença no mundo ressurgiram com muita força.

Assinale abaixo aquela identificada, ao menos em parte, com as mesmas:

a) Movimento pelo direito de decidir.   

b) O que é bom para os EUA é bom para o Brasil.   

c) Movimento por um mundo sustentável.   

d) Pelo fim da saúde pública.   

e) Movimento antivacina.   

5. (Ucs 2021) “As maiores descobertas/invenções da humanidade”

            Um dos aspectos que diferenciam os humanos de outros seres vivos é a capacidade de lidar com situações de maneira inteligente, criando meios para solucionar problemas ou para, simplesmente, compreender melhor o Universo. A busca pela inovação/descoberta levou muitos homens e mulheres a desenvolverem ferramentas, materiais e tecnologias tão bem-sucedidas que mudaram completamente a forma de as pessoas viverem e verem o mundo.

Nesse sentido, a(s) questão(ões) abordarão o eixo temático “As maiores descobertas/invenções da humanidade”.

Ao longo do século XX, novas descobertas em diversos ramos da ciência produziram um desvio radical nos conceitos de natureza, realidade e epistemologia. De grande importância nesse processo, foram a teoria da relatividade, a mecânica quântica, a descoberta do DNA e – já na segunda metade desse século – o desenvolvimento das teorias do caos e da complexidade. Dessa forma, torna-se evidente que os avanços em relação ao conhecimento da natureza e dos seres, na forma de se obter conhecimento, na comunicação e na tecnologia em geral, estão rapidamente transformando a forma de viver e de pensar da humanidade.

Disponível em:http://professores.dcc.ufla.br/~monserrat/isc/Ciencia_educacao_seculo_xxi.html. Acesso em: 13 fev. 2021. (Parcial e adaptado.)

De acordo com o texto, é correto afirmar que

a) a evolução da ciência está, de modo inquestionável, associada à forma de viver e de pensar de uma época.   

b) os novos paradigmas que emergem da ciência moderna ainda são insuficientes para torná-la mais integrada à sociedade.   

c) as teorias desenvolvidas no século XX são análogas às primeiras descobertas da humanidade.   

d) a epistemologia vem sendo substituída pela ciência moderna.   

e) as novas formas de se adquirir conhecimento desconsideram o valor intrínseco dos seres da natureza.   

6. (Enem PPL 2019) O conhecimento é sempre aproximado, falível e, por isso mesmo, suscetível de contínuas correções. Uma justificação pode parecer boa, num certo momento, até aparecer um conhecimento melhor. O que define a ciência não será então a ilusória obtenção de verdades definitivas. Ela será antes definível pela prevalência da utilização, por parte dos seus praticantes, de instrumentalidades que o campo científico forjou e tornou disponíveis. Ou seja, cada progressão no conhecimento que mostre o caráter errôneo ou insuficiente de conhecimentos anteriores não remete estes últimos para as trevas exteriores da não ciência, mas apenas para o estágio de conhecimentos científicos historicamente ultrapassados.

ALMEIDA, J. F. Velhos e novos aspectos da epistemologia das ciências sociais. Sociologia: problemas e práticas, n. 55, 2007 (adaptado).

O texto desmistifica uma visão do senso comum segundo a qual a ciência consiste no(a)

a) conjunto de teorias imutáveis.   

b) consenso de áreas diferentes.   

c) coexistência de teses antagônicas.   

d) avanço das pesquisas interdisciplinares.   

e) preeminência dos saberes empíricos.   

7. (Enem PPL 2018) Queremos saber o que vão fazer

Com as novas invenções
Queremos notícia mais séria
Sobre a descoberta da antimatéria
E suas implicações
Na emancipação do homem
Das grandes populações
Homens pobres das cidades
Das estepes, dos sertões

GILBERTO GIL. Queremos saber. O viramundo. São Paulo: Universal Music, 1976 (fragmento).

A letra da canção relaciona dois aspectos da contemporaneidade com reflexos na sociedade brasileira:

a) A elevação da escolaridade e o aumento do desemprego.   

b) O investimento em pesquisa e a ascensão do autoritarismo.    

c) O crescimento demográfico e a redução da produção de alimentos.    

d) O avanço da tecnologia e a permanência das desigualdades sociais.    

e) A acumulação de conhecimento e o isolamento das comunidades tradicionais.   

8. (Enem 2015) Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução”. O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Cia. das Letras, 2001 (adaptado).

O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo

a) priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e à natureza.   

b) negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos.   

c) instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.   

d) combater a introdução de tecnologias para travar o curso das mudanças sociais.   

e) romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico.   

9. (Uel 2009) Observe a charge a seguir.

Com base na charge e nos conhecimentos sobre método científico e método criacionista, é correto afirmar.

a) O método científico apoia-se na demonstração permanente das conexões internas que constituem efetivamente o objeto, buscando distinguir, neste, a aparência da essência.   

b) O método científico aspira à construção de verdades absolutas e invariáveis no espaço e no tempo, motivo pelo qual ele resulta, de modo permanente, na construção de leis sociais gerais.   

c) O pressuposto empírico orienta, em todas as etapas da pesquisa, a construção do método criacionista de análise da vida social.   

d) A superioridade do método científico em relação ao criacionista está em que o primeiro é imune às ideologias e instrumentalizações políticas.   

e) O método criacionista é típico de sociedades menos desenvolvidas economicamente, ao passo que o método científico é caracterizado de organizações sociais industrializadas.   

10. (Unesp 2015) – Qual o pecado mais evidente dos médicos atualmente?

– Os médicos estão muito arrogantes, impondo seu ponto de vista a todo custo. Parte da culpa é das subespecializações médicas, um fenômeno recente na medicina. Os médicos atualmente só sabem falar de questões referentes às suas subespecialidades. Não do paciente. Quando o paciente procura ajuda médica, ele é um indivíduo, não uma média – é único. Parece chavão, mas pensar assim faz uma diferença brutal.

(Marco Bobbio. “Entrevista”. Veja, 03.12.2014. Adaptado.)

Na entrevista, a medicina atual é criticada em virtude de priorizar aspectos

a) técnicos e estatísticos.   

b) sociais e econômicos.   

c) políticos e econômicos.   

d) mecanicistas e jurídicos.   

e) holísticos e alternativos.   




Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: