1.        c) A separação de poderes, o liberalismo econômico e a educação universal e gratuita foram reinvindicações dos movimentos que ensejaram a transição entre os dois períodos a que o texto faz referência.    

2.        d) paridade do tratamento jurídico.   

3.        a) Um dos motivos de descontentamento era a ausência de privilégios entre as camadas sociais francesas, onde mesmo os nobres e os membros do clero tinham, por exemplo, a obrigação de pagar impostos e taxas ao governo monárquico.   

4.        a) a Reação Termidoriana foi o golpe de Estado que derrubou os jacobinos e instalou o governo do Diretório.   

5.        c) a Conspiração dos Iguais, liderada por Graco Babeuf, foi um movimento de inspiração socialista.

6.        e) pela conquista de direitos como o divórcio e, ao mesmo tempo, pela proibição da participação política.   

7.        c) a articulação entre o processo revolucionário na França e a revolução negra do Haiti.   

8.        a) defendia a participação da mulher na vida política e civil em condição de igualdade com os homens.   

9.        e) Sob a inspiração iluminista, havia o questionamento do poder ilimitado do rei em busca da redução das desigualdades sociais, principalmente entre o Terceiro Estado.   

10.   a) à crise do Antigo Regime, aristocrático e desigual, e ao início da Revolução Francesa.   

11.   e) o iluminismo criticava o mercantilismo, a limitação do direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.   

12.   b) A tomada da Bastilha tornou-se um evento de grande importância porque representava os ideais revolucionários da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, além de simbolizar a derrocada do poder monárquico.

13.   c) entre o grupo dos jacobinos, destacava-se a tendência dos cordelliers (franciscanos) - grupo que reunia membros das camadas populares.    

14.   d) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.   

15.   b) burguesia.    

16.   a) pelo golpe de estado conhecido como 18 de Brumário, e pelas sucessivas derrotas do exército napoleônico para os ingleses e seus aliados.   

17.   b) O Terror, em nome da liberdade e da Revolução, instaurou o chamado “despotismo da liberdade”, sendo a Lei dos Suspeitos um mecanismo autoritário de criminalização dos indivíduos.    

18.   a) a burguesia assumiu a liderança do processo revolucionário, pois via a necessidade da Revolução como meio para derrubar as estruturas do Antigo Regime, inapropriadas para o pleno desenvolvimento capitalista.    

19.   e) somente o Terceiro Estado, composto pela burguesia, no Antigo Regime, contrapunha-se aos privilégios das classes parasitárias. Apenas essa classe pagava impostos abusivos ao clero e à nobreza decadente.    

20.   b) o Grande Medo, processo de violência desencadeado por camponeses, durante a Revolução Francesa.



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: