É comum nos depararmos com os termos gênero e tipologia textual, mas nem sempre sabemos como diferenciá-los. Não é uma tarefa tão fácil compreender a diferença entre ambos, porque estão bastante relacionados. Apesar disso, existem certos aspectos que nos ajudam nessa tarefa e tornam nosso estudo mais fácil. Veja:

O que é um gênero textual?

São inúmeros os gêneros textuais que utilizamos em nosso cotidiano.

Exemplos:

Os gêneros textuais são frutos da interação verbal e atendem às necessidades específicas de comunicação. Eles possuem um conjunto de características linguísticas e estruturas que nos ajudam a identificá-los, mesmo com o passar do tempo. Em suma, podemos dizer que gêneros textuais são formas de textos que utilizamos para nos comunicar em determinadas situações.

Os gêneros textuais não são rígidos, e sim “relativamente estáveis”

O que significa ser “relativamente estável”? Segundo Bazerman (2005), os gêneros podem ser modificados de acordo com a necessidade de quem os utiliza. Um exemplo disso é a carta, que com os avanços tecnológicos se transformou e, hoje, predomina como o gênero textual e-mail.

O que é tipologia textual?

A tipologia textual diz respeito à natureza linguística dos textos, ou seja, corresponde a características gerais que formam um determinado texto. Os tipos textuais podem ser: narração, descrição, dissertação, argumentação, exposição e injunção.

Observe que nenhum texto apresenta puramente uma única tipologia textual, eles são tipologicamente variados. Uma carta pessoal, por exemplo, pode contar uma história (narração), descrever uma situação (descrição), e assim por diante.


Fonte: Universidade Estadual do Ceará. Apostila preparatória para o Enem. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.


Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: