1.        c) identifica a ocorrência em paralelo de ações afirmativas das mulheres e dos negros e a falta de conexão entre esses dois campos de reivindicação de direitos.

2.        b) Para a sociologia, identidade de gênero se constitui no contexto das relações sociais, base na qual se formulam sentidos e significados aos aspectos anatômicos e se institucionalizam diferenciações psíquicas e comportamentais e divisões sexuais do trabalho social.

3.        d) As ciências sociais endossam as visões biológicas e religiosas a respeito da determinação do gênero – masculino e feminino – a partir do sexo anatômico, tal como o define a biologia.   

4.        c) histórico-culturais    

5.        c) organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.   

6.        a) Os movimentos de mulheres, ao promover a campanha “Quem Ama Não Mata”, contribuíram para a recusa das teses jurídicas de crime passional nos casos de violência contra as mulheres.   

7.        d) Atenas, considerada o berço da democracia, construiu um sistema político no qual parcelas da sociedade eram excluídas da participação política: escravos e estrangeiros, por exemplo.    

8.        c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.   

9.        c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.   

10.   a) dupla jornada de trabalho, pois, além das atividades profissionais, as mulheres, ainda, precisam assumir as tarefas domésticas, uma vez que os homens, em sua maioria, tendem a não dividir essa responsabilidade.   

11.   a) ampliação da cidadania    

12.   e) redefine a dinâmica das instituições sociais.   

13.   d) proteção contra ações de violência.    

14.   e) um tipo de racionalidade contestadora de padrões sociais e dotada de pretensões universalistas.    

15.   a) direito de voto.   

16.   d) “É assim numa cultura consumista como a nossa, que favorece o produto para o uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exijam esforços prolongados, receitas testadas, garantias de seguro total e devolução do dinheiro. A promessa de aprender a arte de amar é a oferta (falsa, enganosa, mas que se deseja ardentemente que seja verdadeira) de construir a ’experiência amorosa’ à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e resultados sem esforço. (BAUMAN, Z. Amor líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. p.21-22).   

17.   b) a luta contra as desigualdades assentadas sobre as diferenças sexuais dos sujeitos sociais; a igualdade de oportunidades para mulheres e homens; o combate à violência de gênero.    

18.   e) I, II e III estão corretas.   

19.   b) Ao priorizar a opressão de classe, o marxismo eclipsou a opressão feminina, destituindo-a de sua relevância social.   

20.   b) I e IV   

21.   d) I, II e IV estão corretas.   

22.   01 + 04 + 16 = 21

23.   b) o modelo de família patriarcal, apesar de dominante, era subvertido por vários procedimentos adotados pelas mulheres.

24.   c) em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.

25.   a) politização das questões de gênero



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: