1.        b) A Mais-Valia na relação dos entregadores ciclistas com essas plataformas digitais é maior em comparação com os trabalhadores com carteira assinada.   

2.        d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.   

3.        a) I e II.   

4.        c) história da disputa constante por interesses opostos dentro da estrutura social.   

5.        d) As religiões distorcem a realidade e fazem com que as pessoas se adequem a uma vida onde existe a exploração do trabalho e o domínio de uma classe sobre outras.

6.        b) O trabalhador, que é dono da força produtiva, mas não é dono dos resultados do que produz, é alienado do seu trabalho e dos frutos deste, justamente, porque a classe capitalista se apropria do que é produzido.   

7.        b) a contradição entre capital e trabalho ocorre porque há dissociação entre o produtor/trabalhador e a propriedade dos meios de produção.   

8.        a) o controle dos meios de produção é característica própria da classe burguesa, o que fundamenta a dominação desta sobre a classe do proletariado.   

9.        c) o trabalho é um processo no qual o ser humano entra em uma relação ativa com a natureza e se constitui como um ser social.   

10.   b) relações de produção.   

11.   a) O trabalhador é alienado quando grande parte daquilo que produz é apropriada pelo dono dos meios de produção.    

12.   d) Estado neoliberal: privatização de educação, saúde e segurança pública; e toyotismo: produção por lotes, extração de mais-valia absoluta e relativa, subemprego e desemprego estrutural.   

13.   b) as formas flexíveis de trabalho podem aumentar a jornada de trabalho ao eliminarem a distinção entre tempo livre e tempo de trabalho.    

14.   b) O Estado, para Durkheim, surge na modernidade capitalista quando as atividades na sociedade atingem determinado grau de interdependência orgânica entre indivíduos e grupos.   

15.   a) globalização.   

16.   a) a propriedade privada dos meios sociais de produção; a mão de obra detentora da força de trabalho e a exploração do trabalho alheio com a extração da mais-valia.   

17.   a) conceito de luta de classes.   

18.   d) os entregadores de comida em bicicletas, prestadores de serviço por aplicativos, que trabalham, em média, de 10 a 12 horas/dia e, por vezes, sete dias na semana, são produtores de Mais-Valia Absoluta para as empresas a que prestam esse serviço.    

19.   e) alienação.

20.   a) vendem a força de trabalho.   




Próximo
Postagem mais recente
Anterior
Este é o último post.
Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: