1. (Uerj 2023) A prática contínua de exercícios físicos aeróbicos de longa duração resulta no aumento de determinados parâmetros dos músculos estriados esqueléticos, envolvidos nessa atividade.

Um desses parâmetros é:

a) número de fibroblastos   

b) densidade de colágeno   

c) proporção de fibras vermelhas   

d) concentração de hemoglobina   

2. (Ufpr 2023) Sobre a contração muscular esquelética, é correto afirmar:

a) O sistema contrátil depende da concentração de íons Ca++ no mioplasma, que altera as células actina e miosina, promovendo a contração.   

b) Estímulos nervosos promovem a liberação de acetilcolina na fenda sináptica, o que leva à despolarização da membrana da célula muscular.   

c) Actina e miosina são liberadas na fenda sináptica, o que gera um potencial de ação e promove a contração muscular esquelética.   

d) O deslizamento das células de actina sobre as de miosina é iniciado pela liberação de ATP no sarcômero.   

e) A despolarização da miosina promove a liberação passiva de íons Ca++ até a membrana da actina, promovendo a contração muscular.   

3. (Famerp 2022) Analise a figura que representa a ação de uma célula humana.

O processo de endocitose representado na figura e o tipo de célula que é capaz de realizá-lo são, respectivamente,

a) fagocitose e neutrófilo.   

b) pinocitose e macrófago.    

c) fagocitose e hemácia.   

d) pinocitose e basófilo.    

e) fagocitose e linfócito T.   

4. (Unicamp 2023) Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da microbiota intestinal – pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson. As pessoas acometidas por essa doença apresentam alterações significativas nos centros motores do cérebro.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.

A agregação da proteína a-sinucleína nos (I) ________ está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (II) ________ da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (III) ________ que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (IV) ________, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.

(Adaptado dehttps://agencia.fapesp.br/estudo-revela-como-o-desequilibrio-da-microbiota-intestinal-pode-levar-a-doenca-de-parkinson/38159/. Acesso em 07/06/2022.)

 

a) (I) neurônios; (II) epitelial; (III) bactérias; (IV) sistema nervoso central.    

b) (I) linfonodos; (II) conjuntivo; (III) bactérias; (IV) sistema nervoso autônomo.    

c) (I) linfonodos; (II) epitelial; (III) vírus; (IV) sistema nervoso central.    

d) (I) neurônios; (II) conjuntivo; (III) vírus; (IV) sistema nervoso autônomo.   

5. (Pucrs Medicina 2023) Considere as seguintes afirmações sobre o estrato mielínico:

 

I. sua degeneração é a causa da esclerose múltipla.

II. suas estruturas celulares são denominadas nódulos de Ranvier.

III. as interrupções nele observadas correspondem às células de Schwann.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I, apenas.   

b) I e II, apenas.   

c) II e III, apenas.   

d) I, II e III.   

6. (Unifor - Medicina 2023) Campanha 'Doe de Coração' realiza atividades na Beira-Mar e no Cocó, em Fortaleza. A programação envolve atividades de promoção à doação de órgãos e tecidos.

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual há o manifesto de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical)”.

Disponível em <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/campanha-doe-de-coracao-realiza-atividades-na-beira-mar-e-no-coco-em-fortaleza-1.3281525>. Acesso em: 12 out. 2022. (Adaptada)

Anualmente, desde 2003, a Fundação Edson Queiroz promove a campanha Doe de Coração, contribuindo para que o Ceará seja referência nacional em transplantes. Dentre os tecidos transplantados, destaca-se a medula óssea. Para que o procedimento ocorra da forma mais adequada, são necessários conhecimentos básicos sobre esse tecido. Desta maneira, leia as afirmativas abaixo sobre medula óssea e sua relação com o transplante.

 

I. A medula óssea vermelha consiste em uma rede de tecido especializado, que contém células-tronco hematopoiéticas pluripotentes, capazes de originar os diversos tipos de células, daí sua importância nos transplantes de medula óssea.

II. A medula óssea adulta apresenta-se em quantidade relativamente pequena, porém as células-tronco hematopoiéticas são capazes de se multiplicar ativamente, dando origem a células-filhas que se mantêm como pluripotentes, podendo assim serem doadas ainda em vida.

III. A medula pode ser encontrada no interior de certos ossos, como os da região pélvica e fêmur, por exemplo.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.   

b) II e III.   

c) I, II e III.   

d) II.   

e) III.   

7. (Unesp 2023) Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos, adultos e saudáveis, encontraram-se em São Paulo, a fim de doarem sangue para o irmão mais novo, Marcelo, também adulto, que acabara de ser diagnosticado com leucemia mieloide. Os três moram em São Paulo, mas Fábio voltou às pressas do Guarujá, no litoral de São Paulo, onde passava férias há 20 dias. Rogério voltou de La Paz, na Bolívia, onde também estava em férias há 20 dias. Assim que que se encontraram, foram submetidos a um exame de sangue, hemograma, para avaliação de seus parâmetros hematológicos.

A tabela apresenta alguns dados obtidos com o hemograma de cada um deles.

Os resultados dos hemogramas indicam que os indivíduos 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a

a) Rogério, Marcelo e Fábio.   

b) Fábio, Rogério e Marcelo.   

c) Fábio, Marcelo e Rogério.   

d) Marcelo, Rogério e Fábio.   

e) Marcelo, Fábio e Rogério.   

8. (Uerj 2022) O tecido adiposo marrom, abundante em recém-nascidos e em mamíferos que hibernam, é rico em mitocôndrias, que possuem em sua membrana interna uma proteína desacopladora da

fosforilação oxidativa. Essa proteína, ao desfazer o gradiente de prótons, permite o fluxo desses íons do espaço intermembranas para a matriz mitocondrial, o que assegura a sobrevivência dos organismos.

Desse modo, os adipócitos da gordura marrom apresentam redução do seguinte processo:

a) liberação de calor   

b) produção de ATP   

c) consumo de oxigênio    

d) transporte de elétrons   

9. (Ufjf-pism 1 2022) CORONAVÍRUS USA ESTRATÉGIA SIMILAR A DO HIV PARA INFECTAR CÉLULAS DE DEFESA

“Pesquisa indica que o vírus Sars-Cov-2 é capaz de infectar e se replicar no interior de linfócitos, podendo levar essas células de defesa à morte e comprometer o sistema imunológico. De acordo com os cientistas, o vírus da Covid-19 age de maneira semelhante ao HIV, causador da AIDS.

Tanto o HIV quanto o novo coronavírus afetam um tipo de linfócito conhecido como T CD4, responsável pela coordenação da resposta imune adaptativa, que ajuda na produção de anticorpos e proliferação de células que se encarregam de reconhecer e matar células infectadas. Os resultados sugerem que, em alguns pacientes, o coronavírus pode causar um quadro de imunodeficiência aguda não só porque mata o linfócito T CD4, mas porque prejudica as funções da célula infectada.”

Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/coronavirus-usa-estrategia-similar-a-do-hiv-para-infectar-celulas-de-defesa/. Acesso em 14 out. 2021.

O Sars-Cov-2, causador da Covid-19, e o HIV, causador da AIDS, podem levar à morte células de defesa chamadas linfócitos T. Sobre essas células, marque a opção CORRETA:

a) Estão envolvidas na produção de anticorpos e na coagulação do sangue.   

b) Formam o sistema imunitário humano em conjunto com os eritrócitos (hemácias).   

c) Fazem parte do tecido hematopoiético e concentram-se em órgãos do sistema linfático.   

d) São um tipo de leucócito, células encontradas em maior quantidade no sangue humano.   

e) Originam-se da medula encontrada em órgãos como timo e baço e alojam-se nos tecidos linfáticos.   

10. (Unesp 2021) O succinato é um metabólito que participa do ciclo de Krebs. Quando a demanda energética aumenta muito nas fibras musculares e as mitocôndrias não dão conta de atendê-la, um sistema anaeróbio é ativado, o que reduz o pH e modifica a estrutura química do succinato. Essas alterações lhe permitem passar pela membrana, escapar para o meio extracelular e enviar sinais para a vizinhança, induzindo um processo de remodelamento do tecido muscular. Os neurônios ligados aos músculos criam novas ramificações e as fibras musculares passam a captar mais glicose da circulação para produzir ATP, havendo um ganho de eficiência.

(www.agencia.fapesp.br, 18.09.2020. Adaptado.)

A redução do pH nas fibras musculares e as novas ramificações dos neurônios ligados aos músculos estão relacionadas, respectivamente,

a) à produção excessiva de gás carbônico e ao aumento das ramificações axoniais dos neurônios motores.   

b) à produção excessiva de gás carbônico e ao aumento do número de sinapses entre os neurônios motores.   

c) à formação de lactato e ao aumento do número de terminações axoniais dos neurônios motores.   

d) à produção excessiva de gás carbônico e ao aumento das ramificações dos dendritos dos neurônios sensitivos.   

e) à formação de lactato e ao aumento das ramificações dos dendritos dos neurônios sensitivos.   

11. (Enem 2022) Os ursos, por não apresentarem uma hibernação verdadeira, acordam por causa da presença de termogenina, uma proteína mitocondrial que impede a chegada dos prótons até a ATP sintetase, gerando calor. Esse calor é importante para aquecer o organismo, permitindo seu despertar.

SADAMA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2000 (adaptado).

Em qual etapa do metabolismo energético celular a termogenina interfere?

a) Glicólise.   

b) Fermentação lática.   

c) Ciclo do ácido cítrico.   

d) Oxidação do piruvato.   

e) Fosforilação oxidativa.   

12. (Unisc 2022) Qual a definição, abaixo, está correta para os osteoblastos?

a) Célula densa imatura que secreta componentes orgânicos (osteoide) da matriz. São responsáveis pela produção de novo osso, processo chamado de osteogênese.   

b) Célula-tronco cuja divisão gera osteócitos.   

c) Célula que secreta ácidos e enzimas para dissolver a matriz óssea.   

d) Célula óssea madura que mantém e monitora o conteúdo de proteínas e minerais da matriz óssea.   

e) Tecido fibroso que envolve externamente o osso.   

13. (Fcmmg 2022) Leia o texto abaixo:

Os vertebrados são em sua maior parte organismos essencialmente aeróbios: eles convertem a glicose em piruvato através da via glicolítica. Posteriormente, utilizam o oxigênio molecular para oxidar o piruvato, produzindo gás carbônico (CO2) e água (H2O).

Os curtos pulsos de atividade muscular extrema, observados durante uma corrida de 100 metros, são permitidos pelo catabolismo anaeróbico da glicose, uma vez que o oxigênio não é transportado para os músculos com a rapidez suficiente para oxidar o piruvato.

NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger, 6ª ed. 2014. ADAPTADO.

Assinale a alternativa CORRETA que explica os eventos bioquímicos utilizados pelos músculos para obter a energia necessária para a contração muscular durante uma corrida de 100 metros.

a) Os músculos oxidam a glicose através de uma via metabólica denominada fermentação láctica. Nesta via a glicose é oxidada a piruvato, o qual é convertido em ácido láctico através de uma reação irreversível.   

b) Os músculos oxidam a glicose através de uma via metabólica denominada fermentação láctica. Nesta via a glicose é oxidada a piruvato, o qual é convertido em ácido láctico através de uma reação reversível.   

c) Os músculos oxidam o ácido graxo (AG) liberado da degradação do triacilglicerol depositado nos adipócitos. Esse AG é utilizado como substrato para a síntese muscular de glicose, fonte de energia.   

d) Os músculos oxidam o glicerol liberado da degradação do triacilglicerol depositados nos adipócitos. Esse glicerol é utilizado para a reesterificação do triacilglicerol muscular.   

14. (Fgv 2022) A hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) é uma doença vascular relativamente rara, resultante de um coágulo na artéria pulmonar. O que já está relativamente estabelecido sobre a doença é que, nos portadores, há uma disfunção nas células endoteliais dos vasos pulmonares que facilita a formação de coágulos, reduz o fluxo sanguíneo e sobrecarrega uma das câmaras do coração.

(www.agencia.fapesp.br. Adaptado.)

A HPTEC é uma doença vascular associada a uma disfunção nas células do epitélio pavimentoso

a) simples e que sobrecarrega o ventrículo direito do coração.   

b) estratificado e que sobrecarrega o ventrículo direito do coração.   

c) simples e que sobrecarrega o ventrículo esquerdo do coração.   

d) estratificado e que sobrecarrega o átrio esquerdo do coração.   

e) simples e que sobrecarrega o átrio esquerdo do coração.   

15. (Unesp 2021) Para mimetizar um tecido e obter uma estrutura para enxertos em humanos, um grupo de pesquisadores utilizou a espongina, composta por colágeno, e a biossílica das espículas provenientes de um invertebrado. A associação da parte orgânica com a parte inorgânica resultou em um compósito com propriedades muito similares às do tecido humano.

(Karina Ninni. https://agencia.fapesp.br, 10.09.2020. Adaptado.)

O filo a que pertence o invertebrado mencionado e um órgão humano que poderá receber o enxerto são

a) porífera e fêmur.   

b) cnidária e dente.   

c) porífera e disco intervertebral.   

d) cnidária e pele.   

e) cnidária e bíceps.   

16. (Ufjf-pism 1 2020) Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. São responsáveis por combater infecções. Eles são capazes de fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista cultivou in vitro os neutrófilos com bactérias Gram positivas, as quais apresentavam a parede celular verde fluorescente. Uma hora após a infecção o cientista observou os neutrófilos ao microscópio, e verificou a fluorescência verde em organelas dentro dessas células.

Neste experimento quais organelas celulares podem ser visualizadas pelo cientista, com a coloração verde-fluorescente?

a) Mitocôndria e Núcleo.
b) Peroxissomo e Fagossomo.
c) Fagossomo e Lisossomo.
d) Mitocôndria e Complexo de Golgi.
e) Complexo de Golgi e Núcleo.

17. (Famerp 2020) Na orelha humana encontram-se os ossículos martelo, bigorna e estribo, que são essenciais ao fenômeno da audição. Essas estruturas ficam localizadas na orelha __________, apresentam células derivadas do tecido __________ e são ricas em __________. Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto.

a) interna – ósseo – carbonato de cálcio
b) média – ósseo – fosfato de cálcio
c) interna – ósseo – iodeto de potássio
d) interna – cartilaginoso elástico – fosfato de cálcio
e) média – cartilaginoso hialino – iodeto de potássio

18. (Uerj 2020) No chamado doping sanguíneo, atletas retiram determinado volume de sangue e o reintroduzem no corpo, em momento próximo ao da competição.

Esse procedimento, que melhora o desempenho do atleta, possibilita o aumento do seguinte parâmetro sanguíneo:

a) número de eritrócitos
b) capacidade anaeróbia
c) agregação plaquetária
d) concentração de ácido lático

19. (Uerj 2020) A produção e a transmissão do impulso nervoso nos neurônios têm origem no mecanismo da bomba de sódio-potássio. Esse mecanismo é responsável pelo transporte de íons Na+ para o meio extracelular e K+ para o interior da célula, gerando o sinal elétrico. A ilustração abaixo representa esse processo.

O axônio de algumas células nervosas é envolvido pela bainha de mielina, uma membrana plasmática rica em lipídeos.      

Observe:

A composição da bainha de mielina permite que ela desempenhe a seguinte função:

a) isolar o impulso nervoso
b) aumentar a polarização do neurônio
c) fornecer energia para o sinal elétrico
d) estimular a bomba de sódio-potássio

20. (Enem 2019) A poluição radioativa compreende mais de 200 nuclídeos, sendo que, do ponto de vista de impacto ambiental, destacam-se o césio-137 e o estrôncio-90. A maior contribuição de radionuclídeos antropogênicos no meio marinho ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960, como resultado dos testes nucleares realizados na atmosfera. O estrôncio-90 pode se acumular nos organismos vivos e em cadeias alimentares e, em razão de sua semelhança química, pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir cálcio em diversos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova, n. 21, 1998 (adaptado).

Ao entrar numa cadeia alimentar da qual o homem faz parte, em qual tecido do organismo humano o estrôncio-90 será acumulado predominantemente?

a) Cartilaginoso.
b) Sanguíneo.
c) Muscular.
d) Nervoso.
e) Ósseo.

21. (Mackenzie 2019) O gráfico abaixo mostra as variações do potencial elétrico da membrana plasmática de um neurônio, em milivolts (mV), em função do tempo, em milissegundos (ms). 



Tendo como referência as letras presentes nesse gráfico; após o estímulo, o processo de despolarização resultante da abertura dos canais de sódio dependentes de voltagem e o processo de polarização resultante da bomba de sódio e potássio, ocorrem, respectivamente, em

a) A e B.
b) B e C.
c) A e D.
d) B e D.
e) C e A.

22. (Upf 2019) Analise a figura a seguir, que mostra a estrutura de um neurônio, e assinale a alternativa que corretamente se refere aos dendritos.



a) Transmitem os impulsos nervosos do corpo celular para outros neurônios, ou para órgãos efetores.

b) São prolongamentos que recebem impulsos nervosos e os conduzem para o corpo celular.

c) Liberam, em suas terminações, mediadores químicos responsáveis pelas sinapses.

d) São finas terminações nervosas do axônio, cujas extremidades chegam muito próximo das células-alvo para formar as sinapses.

e) São prolongamentos envoltos por uma bainha de mielina.

23. (Enem 2019) A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas

em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.

MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado).

Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de

a) lipídios, para aumento do gasto calórico.

b) ATP, para aumento da síntese hormonal.

c) oxigênio, para aumento da produção de ATP.

d) proteínas, para aumento da massa muscular.

e) vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos.

24. (CPS 2019) A pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo toda a superfície corporal. Funciona como uma barreira protetora contra as radiações solares, particularmente os raios ultravioleta, lembrando que a exposição excessiva ao sol aumenta drasticamente o risco de câncer de pele.

A pele atua também na proteção contra agentes mecânicos (atrito e pressões), químicos (substâncias prejudiciais) e biológicos (microrganismos patogênicos). Além disso, evita a excessiva perda de água, desempenha importante papel na manutenção de nossa temperatura corporal e na elaboração de metabólitos.

Considerando as principais funções desse órgão, é correto afirmar que

a) a presença de uma epiderme queratinizada, do ponto de vista adaptativo, está diretamente relacionada à reserva nutritiva.

b) as glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, ajudando a elevar a temperatura do corpo, ao ser eliminado.

c) a transpiração diminui em dias frios e os vasos sanguíneos da pele se dilatam, o que aumenta a perda de calor e mantém o corpo aquecido.

d) a transpiração aumenta em dias quentes e os vasos sanguíneos da pele se contraem, o que diminui a irradiação de calor para o meio, esfriando o corpo.

e) a exposição da pele aos raios ultravioleta pode causar vermelhidão, queimaduras e também estimula a produção de melanina, que a protege dos efeitos negativos da radiação.

25. (Ufpr 2019) Em animais pluricelulares, as células organizam-se constituindo tecidos. Considerando os tecidos, suas funções e as características das células que os constituem, assinale a alternativa correta.

a) O tecido muscular estriado esquelético é formado por células fusiformes e é responsável pelo peristaltismo.

b) Actina e miosina são células do tecido muscular fundamentais para o processo de contração muscular.

c) Macrófagos são células típicas do tecido conjuntivo, sendo responsáveis pela formação de células sanguíneas vermelhas.

d) Colágeno é o tipo de célula característica do tecido cartilaginoso, que tem função de sustentação.

e) Células nervosas possuem um corpo celular de onde partem dois tipos de prolongamentos e permitem ao organismo responder a estímulos do meio.

26. (Cotuca 2019) O esquema a seguir representa órgãos que constituem o sistema nervoso central. As funções de memória, arco reflexo e equilíbrio são exercidas, respectivamente, por: 


a) 2, 1 e 3.
b) 3, 4 e 1.
c) 1, 3 e 2.
d) 1, 4 e 2.
e) 2, 1 e 4.

27. (Fatec 2019) Segundo a Lei de Benefícios da Previdência Social, sancionada em 1991, um trabalhador poderá ser assegurado caso padeça de doença profissional, cuja definição, dada no Art. 20, inclui os seguintes aspectos:

- Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;

- Doenças profissionais não incluem as degenerativas, as inerentes a grupo etário, as que não produzam incapacidade laborativa, nem as endêmicas não resultantes de atividades profissionais. 

Considerando apenas os termos dispostos no artigo 20 dessa lei, um programador de softwares em Goiás poderá receber amparo legal caso sofra de

a) pé-de-atleta.
b) mal de Chagas.
c) tendinite crônica.
d) mal de Alzheimer.
e) anemia falciforme.

28. (Fcmmg 2018) Representação esquemática da localização e da estrutura de uma célula secretora:


O número que NÃO corresponde à estrutura indicada é:

a) 1= Vesícula de Pinocitose
b) 2 = Complexo Golgiense
c) 3 = Retículo Endoplasmático Granuloso
d) 4 = Célula Acinosa

29. (IFPE 2018) Os tecidos são conjuntos de células que atuam de modo integrado no desempenho de determinadas funções. Nos animais, há quatro tipos de tecidos: epiteliais, como a epiderme que reveste a pele; conjuntivos, como o tecido ósseo; musculares, como o tecido cardíaco; e o nervoso, constituinte do cérebro. Os tecidos epiteliais são classificados em epitélios de revestimento e de secreção ou glandulares. Como exemplos de epitélios de revestimento, temos a epiderme, que protege a pele contra agentes físicos, químicos ou biológicos; e o epitélio intestinal, atuante na absorção de nutrientes resultantes da digestão; e, como epitélios glandulares, citam-se: as glândulas sudoríparas que, ao produzirem suor, evitam o superaquecimento corpóreo e as glândulas mamárias, indispensáveis na amamentação dos recém-nascidos.

LOPES. S.; ROSSO, S. Bio – 1. ed. – São Paulo: Saraiva, 2010. 480 p.

De acordo com o texto, o tecido epitelial está associado a mais de uma função. Dentre essas, é possível constatar as seguintes:

a) absorção de nutrientes, sustentação corpórea e condução nervosa.

b) contração muscular, condução nervosa e relaxamento muscular.

c) revestimento corpóreo, condução de impulsos elétricos e absorção de nutrientes.

d) transporte de gases respiratórios, sustentação corpórea e defesa do corpo.

e) proteção corpórea, absorção de nutrientes e secreção de substâncias.

30. (Usf 2018) O estudo do transporte e regulação do íon cálcio no coração tem-se estendido e o projeto “Transporte de cálcio em miócitos ventriculares de ratos durante o desenvolvimento pós-natal” é um exemplo disso.

Sendo um íon responsável pela contração do músculo cardíaco, há fortes indicações de que muitas doenças que levam a insuficiências nas funções do coração, como hipertensão arterial, isquemia miocárdica, hipertrofia e distúrbio de ritmo, estão ligadas a alterações no transporte de cálcio.

Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/1999/03/01/dentro-docoracao/>. Acesso em: 11/10/2017 (Adaptado).

Com base nos conhecimentos sobre o íon cálcio no organismo, é correto afirmar que

a) ele é responsável pela contração do músculo cardíaco porque promove os deslizamentos dos miofilamentos delgados de miosina sobre os miofilamentos espessos de actina.

b) a ocorrência do relaxamento da célula muscular

cardíaca depende do gasto energético para a remoção do cálcio e devolução ao interior do retículo endoplasmático rugoso.

c) ele atua na contração dos miócitos, na coagulação sanguínea e na transmissão do impulso nervoso.

d) se houver uma redução da concentração de paratormônio, também ocorrerá um aumento na concentração do cálcio na circulação sanguínea, e doenças que levam à insuficiência cardíaca tornam-se menos prováveis.

e) o transporte dele em miócitos ventriculares de ratos, durante o desenvolvimento pós-natal, envolve a sua passagem pelo tonoplasto.


31. (Mackenzie 2018) Assinale a alternativa correta a respeito das estruturas apontadas no esquema.

a) A seta 5 indica as meninges, responsáveis por toda a oxigenação do tecido nervoso.

b) Na estrutura apontada em 2, a substância cinzenta é mais profunda enquanto que a substância branca é superficial.

c) Uma lesão na região apontada em 1 pode levar à dificuldade de coordenação motora.

d) Na região apontada por 4, não há neurônios, já que sua função é produzir hormônios.

e) Todas as funções exercidas pela estrutura apontada pela seta 3 se relacionam com ações voluntárias.

 

32. (Upe-ssa 1 2018) Observe a charge a seguir:


 

Sobre ela, pode-se entender que a vida dos organismos pluricelulares inicia-se com, apenas, uma única célula, a célula-ovo, após a fecundação. As demais células se originam dela pela divisão celular do tipo mitose e terão as mesmas informações genéticas; no entanto, exercerão funções diferentes por causa da expressão gênica. Isso quer dizer que cada diferente tipo de célula possui a inibição ou a ativação de determinados grupos de genes, responsáveis por definir a função de cada uma delas. Com base nisso, assinale a alternativa que descreve a origem e a função de células e tecidos no nosso corpo.

a) Os adipócitos são células, que constituem o tecido adiposo, um tipo de tecido conjuntivo denso. São especializadas no armazenamento de substâncias lipídicas, de colesterol e na manutenção da temperatura do corpo.

b) Assim como os adipócitos, os fibroblastos são células de natureza conjuntiva, originadas por diferenciação dos linfócitos tipo B. Os fibroblastos respondem pela síntese de colágeno e da substância intercelular.

c) Os melanócitos são células da epiderme, situadas junto à lâmina basal e especializadas na produção de melanina, pigmento escuro, de natureza orgânica sintetizada a partir do aminoácido tirosina, que dá cor à pele e aos pelos.

d) Os neurônios são células especializadas que formam o tecido nervoso, derivado da mesoderme. Os neurônios respondem aos estímulos e são constituídos por um corpo celular ou pericárdio, pelo axônio e pelos dendritos.

e) Outras células, como a micróglia e os astrócitos, constituem o tecido nervoso; são chamados de gliócitos ou células gliais; recebem e transmitem os estímulos nervosos; respondem pela defesa por fagocitose e pela nutrição dos neurônios, respectivamente.

33. (Upe-ssa 1 2017) Nos últimos anos, vem crescendo a compreensão de que a membrana, de aspecto frágil ao microscópio, desempenha funções bem mais complexas que a de somente separar o conteúdo interno do meio externo das células. Uma origem embrionária comum pode explicar o fato de a membrana dos macrófagos e a das micróglias compartilharem as mesmas propriedades elásticas. Ambas as células são provenientes da mesoderme; além disso, têm de suportar forças intensas e grande deformação da superfície durante a fagocitose, o que justifica membranas mais resistentes. Assim, as propriedades elásticas da membrana conservam uma relação direta com a função da célula no organismo.

Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/11/18/fronteiras-fluidas/ (Adaptado).

Sobre isso, é CORRETO afirmar que

a) a fagocitose nos mecanismos de defesa do corpo é muito importante e só é possível por causa da parede celular que facilita a alteração da forma, por mudar de acordo com o ambiente e o estado em que a célula se encontra, influenciando seu desempenho.

b) a mesoderme é uma das duas camadas de células que formam o embrião em seus estágios iniciais e da qual todas as células dos sistemas sanguíneo e nervoso central se originam. Assim, a origem comum favorece a migração de macrófagos e micróglia para a mesma região do corpo, durante o desenvolvimento.

c) de modo semelhante à micróglia, os macrófagos também habitam o sistema nervoso central e realizam fagocitose, emitindo prolongamentos que identificam, englobam e destroem tanto células velhas como agentes infecciosos e partículas estranhas ao organismo.

d) micróglia é a principal célula de defesa do sistema nervoso central. Ela sonda o ambiente à procura de células doentes e agentes infecciosos. Quando os encontra, emite prolongamentos e os engloba por fagocitose com o auxílio da rede de actina do citoesqueleto.

e) o que determina, em grande parte, a plasticidade da membrana é o retículo endoplasmático, uma rede difusa de filamentos da proteína queratina que se distribui pelo interior da célula e se ancora nos lipídeos da membrana.

34. (IFPE 2017) Em diversos países, o consumo dos pés de galinha é quase zero, mas na China esse produto é bastante valorizado. Só o Brasil, nos últimos anos, exportou para esse país cerca de 200 mil toneladas por ano e o grande consumo dessa iguaria deve-se ao benefício que proporciona ao organismo por ser fonte de colágeno, uma proteína que proporciona flexibilidade, resistência e elasticidade aos tecidos conjuntivos.

É CORRETO dizer que a deficiência de colágeno, denominada “colagenose” acarreta

a) inflamação nas juntas e má formação óssea.
b) regeneração e cicatrização dos tecidos.
c) combate à flacidez cutânea e muscular.
d) fortalecimento das unhas e crescimento capilar.
e) prevenção ao aparecimento da osteoporose.

35. (Enem 2017) Pesquisadores criaram um tipo de plaqueta artificial, feita com um polímero gelatinoso coberto de anticorpos, que promete agilizar o processo de coagulação quando injetada no corpo. Se houver sangramento, esses anticorpos fazem com que a plaqueta mude sua forma e se transforme em uma espécie de rede que gruda nas lesões dos vasos sanguíneos e da pele.

MOUTINHO, S. Coagulação acelerada. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).

Qual a doença cujos pacientes teriam melhora de seu estado de saúde com o uso desse material?

a) Filariose.
b) Hemofilia.
c) Aterosclerose.
d) Doença de Chagas.
e) Síndrome da imunodeficiência adquirida.

36. (CPS 2017) Durante o verão, devido às férias, ficamos mais tempo ao ar livre e expostos à radiação solar, aumentando o risco de queimaduras. Nesta época, os raios ultravioleta apresentam maior intensidade e, por isso, todos os cuidados com a pele devem ser tomados para evitar os efeitos prejudiciais.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Reveste, atua na defesa e colabora com outros órgãos para o bom funcionamento do organismo como, por exemplo, agindo no controle da temperatura corporal e na elaboração de metabólitos. Possui algumas estruturas especializadas, chamadas anexos da pele: pelos, unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas. É constituída de epiderme e derme, tecidos intimamente unidos, que atuam de forma harmônica e cooperativa.

 

Sob a derme, a gordura se concentra no tecido adiposo, que funciona como isolante térmico e contribui para a manutenção de uma temperatura constante.

Com relação a esse órgão, assinale a alternativa correta.

a) A derme atua na absorção total da luz, garantindo que o organismo adquira resistência a esse tipo de radiação.

b) As glândulas sebáceas produzem lipídios (o chamado sebo), que aumenta o ressecamento da pele e dos pelos.

c) A presença de uma camada de gordura sob a derme é importante na produção de sangue e na pigmentação da pele.

d) A epiderme constitui a camada mais externa de defesa do corpo, protegendo o organismo contra a penetração de agentes externos.

e) As glândulas sudoríparas são responsáveis por eliminar o suor, solução salina diluída que, ao evaporar, aumenta a temperatura do corpo.

37. (Ufrgs 2017) O maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi o responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016.

Sobre o tecido muscular dos atletas maratonistas, é correto afirmar que

a) é constituído por igual quantidade de fibras de contração rápida e de contração lenta.

b) apresenta baixa quantidade de mioglobina.

c) contém predominância de fibras de contração lenta com alta irrigação sanguínea.

d) contém predominância de fibras de contração rápida com grande quantidade de mitocôndrias.

e) é constituído por células uninucleadas.

38. (Ulbra 2016) Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Muitos dos órgãos e sistemas corporais podem ser afetados pelas mais de 4.000 substâncias presentes nos produtos à base de tabaco. Um dos sistemas mais comprometidos pela inalação da fumaça do cigarro é o respiratório. Este sistema pode ser caracterizado, em estado de normalidade, por

a) apresentar o revestimento traqueal e brônquico formado por um epitélio pseudoestratificado colunar ciliado dotado de células caliciformes.

b) espaços alveolares delimitados por epitélio estratificado pavimentoso, formado pelos pneumócitos tipo I e tipo II.

c) apresentar pregas vocais associadas à porção mediana da faringe.

d) movimentos dos músculos bucinadores, para cima e para baixo, que variam o volume da caixa torácica.

e) apresentar um percurso inspiratório dos bronquíolos para os alvéolos e daí para os brônquios.

39. (Pucpr 2015) Além de apanhar e sair das lutas com muitos hematomas, os atletas que praticam MMA (Mixed Martial Arts) exibem certa particularidade estética que, muitas vezes, impressiona quem não está acostumado com o esporte: as orelhas deformadas. De acordo com os especialistas, o trauma contínuo das lutas faz com que as orelhas fiquem dessa forma. Dentro do vocabulário médico, o problema também é conhecido como “pericondrite”. O cirurgião plástico Alexandre Barbosa, da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo, afirma que isso ocorre porque com os atritos e esmagamentos constantes sofridos nas orelhas durante treinos e lutas, contra o chão, o braço do adversário, e outros, aparecem hematomas entre a cartilagem e o pericôndrio, tecido que fica entre a pele e a cartilagem e que é responsável pela nutrição da região. “É comum a inflamação naquele espaço em função do trauma. A falta de suprimento sanguíneo pode conduzir a uma necrose que resulta em reação fibrosa severa, ou seja, uma 'nova' cartilagem é construída para preencher aquele espaço lesionado. Cada vez que ocorre a inflamação, um pouco de cartilagem se forma. Assim, esse aspecto se torna inevitável”, explica.

Adaptado de: <http://saude.terra.com.br/entenda-por-que-orelhas-doslutadores-ficam-deformadas.html>. .Acesso em: 20.09.2014


No texto, o termo pericondrite diz respeito a uma inflamação no pericôndrio. Que tecido forma o pericôndrio?

a) Tecido conjuntivo denso.
b) Tecido cartilaginoso.
c) Tecido epitelial.
d) Tecido conjuntivo frouxo.
e) Tecido muscular.

40. (IFSP 2014) Na tabela, a seguir, está listada a quantidade de água encontrada em diferentes órgãos humanos vivos, proporcionalmente à massa total de cada uma dessas estruturas:


Considere que exista uma relação direta entre a quantidade de água presente nos tecidos humanos vivos e a taxa metabólica de suas células. Dessa forma, levando em consideração apenas os órgãos listados na tabela, é esperado que seja observado um maior consumo de oxigênio nos tecidos presentes

a) nos rins.
b) nos ossos.
c) nos dentes.
d) nos músculos.
e) no encéfalo.

41. (Unesp 2014) Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.

Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne

a) do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

b) do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

c) da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

d) da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

e) do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

42. (Upf 2014) “Dois homens atingidos pela árvore que caiu na tarde do último sábado no Parque da Redenção, em Porto Alegre, seguem internados no Hospital de Pronto Socorro. (...) Uma das vítimas, um jovem de 21 anos, realizou uma cirurgia na tarde de domingo (...). Ele foi atingido na região abdominal e perdeu 30% do estômago, o baço inteiro e 70% do pâncreas.”

(Zero Hora, 02/09/13 - Adaptado).

O fato de o jovem perder o baço e parte do pâncreas tem influência sobre seu organismo porque as funções desses dois órgãos correspondem, respectivamente, a:

a) produção de glucagon e produção de insulina.

b) produção de adrenalina e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.

c) destruição de hemácias envelhecidas e produção de insulina.

d) produção de glucagon e produção de adrenalina.

e) destruição de hemácias envelhecidas e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.

43. (Unesp 2014) Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada.

As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.


É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes

a) 3, 1 e 2.
b) 1, 3 e 2.
c) 2, 3 e 1.
d) 1, 2 e 3.
e) 2, 1 e 3.

44. (Udesc 2014) O tecido cartilaginoso pode ser encontrado na orelha, no nariz, na traqueia e nas articulações e possui algumas características que são comuns aos demais tecidos conjuntivos. Analise as proposições abaixo, quanto ao tecido cartilaginoso.

I. As células jovens do tecido cartilaginoso são chamadas de condroblastos e as células adultas de condrócitos.

II. As fibras colágenas e as fibras elásticas, em associação com proteínas e carboidratos, conferem consistência e flexibilidade ao tecido.

III. O tecido cartilaginoso adulto é calcificado e apresenta os canais de Havers, responsáveis pela nutrição das células.

IV. A abundância de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos permite a fácil regeneração deste tecido.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

45. (Ufrgs 2014) As glândulas sudoríparas contribuem para a manutenção da temperatura corporal. Essas glândulas são

a) pluricelulares, apócrinas e endócrinas.
b) pluricelulares, merócrinas e exócrinas.
c) pluricelulares, holócrinas e mistas.
d) unicelulares, apócrinas e exócrinas.
e) unicelulares, merócrinas e mistas.

46. (Upe 2013) Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I – as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II – as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até um certo grau, alterar a proporção dessas fibras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?

I. Corredor de 100 m

II. Maratonista (percorre 42 km)

III. Nadador de 1.500 m IV. Levantador de peso V. Atleta de salto


a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) III e IV
e) IV e V

47. (Fgv 2013) O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso.

A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores.



Tal organização é fundamental, pois o percurso

celular de um impulso nervoso, neste caso, é

a) unidirecional em todos os neurônios, e também em suas terminações.

b) bidirecional em todos os neurônios, e também em suas terminações.

c) reversível na maioria dos neurônios, não o sendo em suas terminações.

d) unidirecional, dependendo de seu estímulo inicial em suas terminações.

e) bidirecional, dependendo de seu estímulo inicial em suas terminações.

48. (Ufsj 2013) Observe a imagem abaixo.

A partir dessa imagem assinale a alternativa

CORRETA.

a) Os dendritos e os axônios são responsáveis pela condução do impulso nervoso. O que os diferencia é que o axônio é o prolongamento mais longo e não ramificado e os dendritos são prolongamentos mais finos e ramificados.

b) O axônio é o prolongamento celular mais longo dos neurônios e é responsável por conduzir o impulso nervoso.

c) Os dendritos e axônios são caracterizados por sua função em conduzir impulso nervoso e não por sua morfologia. Assim, através dos dendritos, o impulso nervoso é transmitido na direção do corpo celular e através dos axônios o impulso nervoso é conduzido a partir do corpo celular.

d) Os neurônios são tipos celulares diferenciados que têm como característica prolongamentos celulares finos e ramificados chamados de dendritos e um prolongamento longo chamado de axônio.

49. (Udesc 2013) Analise as proposições abaixo

em relação ao tecido muscular.

I. Nos três tipos de tecidos musculares, ou seja, tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular liso, a contração muscular ocorre por meio do deslizamento dos filamentos de actina em relação ao de miosina, diminuindo assim a distância entre as duas linhas Z (o espaço entre as duas linhas Z é chamado de sarcômero, que é a unidade de contração das células musculares).

II. O tecido muscular estriado cardíaco é constituído por células longas com estrias transversais, e sua contração é involuntária.

III. O tecido muscular estriado esquelético é constituído por células mononucleadas com estrias longitudinais, e sua contração é lenta e involuntária.

IV. O tecido muscular liso é constituído por células mononucleadas, sem estrias transversais, e sua contração é involuntária.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

50. (Ufrgs 2013) Considere a figura abaixo, que representa uma vista lateral de um joelho humano.

Assinale a alternativa que apresenta os tipos dos tecidos conjuntivos que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 da figura.

a) cartilaginoso – denso – frouxo
b) reticular – frouxo – cartilaginoso
c) frouxo – reticular – frouxo
d) cartilaginoso – frouxo – denso
e) frouxo – cartilaginoso – denso


Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: