1.        c) a contradição presente na realidade nega-a em seu estágio anterior e a eleva a outro estágio.   

2.        b) não abrange toda a realidade por ser sensível.   

3.        b) a apresentação sensível do real na arte é superada pela apresentação conceitual.   

4.        c) A arte permanece como representação sensível do espírito, mas há formas mais elevadas de conhecimento dele.   

5.        c) Para Marx, o trabalho é negativo, pois, por meio dele, não se consegue realizar enquanto indivíduo. Coisa que acontece com Sísifo.

6.        e) resgatou elementos da dialética hegeliana, sendo que uma parte, o seu invólucro místico, ele descartou, mas manteve seu “núcleo racional”.    

7.        d) o conhecimento parte de uma consciência de si que, numa relação de contradição, chega à consciência do outro que lhe nega, mas, ao mesmo tempo, lhe identifica como sujeito.   

8.        c) 4, 2, 3, 1.   

9.        02) Segundo Kant, o sentimento do sublime estimula o nosso sentimento de liberdade moral.   

04) O Romantismo buscou na cultura da Grécia Antiga um exemplo ideal de unidade entre os sentimentos e as paixões.   

08) Para Hegel, a arte é educativa porque, na progressão das diversas formas artísticas, exprime a passagem da religião natural para a religião da interioridade.   

1001) A filosofia não pode se ater às manifestações externas, às aparências dos fenômenos e suas diversas configurações.   

04) O racional torna-se ideia quando a consciência ultrapassa os fenômenos e os leva ao plano dos conceitos.   

08) O processo do conhecimento parte do plano sensível, dos fenômenos, e atinge o plano do conceito, quando se torna efetivamente racional.    

16) A filosofia busca reconhecer o que permanece na substância apesar dos diversos aspectos transitórios e variáveis presentes, como a cor, a extensão, a quantidade e outros.    

11d) Hegel supõe que a filosofia diz a unidade dos seres, mas que a essência não é um ser entre outros.   

12. d) é inseparável da realização e expansão de potenciais de razão e de liberdade.   

 

13. c) é interna nas coisas objetivas, que só podem crescer e perecer em virtude de contradições presentes nelas. 

14. 02) A liberdade deve ser pensada em dois planos distintos: o primeiro, autorreferencial ou subjetivo, e o segundo, institucional ou objetivo. 

08) O exercício da liberdade é característico de um processo historicamente definido. 

15. b) As contradições são momentos da unidade orgânica, na qual, longe de se contradizerem, todos são igualmente necessários. 

16. c) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, representando o ideal iluminista de igualdade social. 

17. b) Apenas I, II e III. 

18. d) tese, antítese e síntese. 

19. 08) No sistema hegeliano, a racionalidade não é mais um modelo a ser aplicado, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. O mundo é a manifestação da ideia, o real é racional, e o racional é o real. 

16) Karl Marx, ao afirmar, na Ideologia alemã, que não é a história que anda com as pernas das ideias, mas as ideias é que andam com as pernas da história, critica, ao mesmo tempo, o idealismo e a concepção da história de Hegel e dos neo-hegelianos. 

 20. d) A beleza é, enquanto produto da arte, manifestação sensível do absoluto. 

21. d) Para Hegel, a História é teleológica, a Razão caminha para o conceito de si mesma, em si mesma. Marx não tem uma visão linear e progressiva da História, sendo que, para ele, ela é processo, depende da organização dos homens para a superação das contradições geradas na produção da vida material, para transformar ou retroceder historicamente. 

22. d) I e III.



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: