1. (Fcmscsp 2023) Analise o gráfico.



Considerando a análise do gráfico e conhecimentos sobre o mercado internacional de combustíveis fósseis, verifica-se que o preço do petróleo apresenta

a) flutuações, impactado pelas sanções econômicas dos países impostas à Rússia e pela redução dos investimentos em energia renovável na União Europeia.   

b) variações, por ser uma commodity e possuir baixa demanda de consumo nos países com industrialização tardia.   

c) instabilidade, por efeito da volatilidade do cenário político e econômico global e da incerteza sobre os volumes disponíveis à oferta.   

d) oscilações, resultado da política de preços das empresas do setor de óleo e gás e do controle na demanda imposta pela OPEP.   

e) constância, em virtude do grande número de operações de crédito nas bolsas de valores e da elevação da taxa de juros interna dos Estados Unidos.   

2. (Uece 2023) A energia e suas fontes de geração são elementos que têm se mostrado determinantes para o desenvolvimento das atividades humanas ao longo do tempo. Sobre as principais fontes de energia, analise as afirmações.

I. Apesar de ser mais sustentável, a produção de energia eólica ainda realiza emissões de CO2 superiores a 80 toneladas por km2.

II. Brasil e EUA são, respectivamente, os maiores produtores de energia fotovoltaica do mundo, com uma capacidade instalada que ultrapassa os 253,8 GW.

III. Os biocombustíveis são combustíveis não fósseis produzidos a partir de uma origem biológica. O etanol utilizado nos automóveis brasileiros é um exemplo.

Está correto o que se afirma em

a) II e III, apenas.   

b) I e III, apenas.   

c) III, apenas.   

d) II, apenas.   

3. (Integrado - Medicina 2022) O carvão mineral é o combustível fóssil mais abundante, principalmente, nos países do hemisfério norte. Por possuir vida útil longa, ele é considerado o substituto imediato do petróleo, caso este entre em situação de crise e/ou aumento de preço.

Sobre o carvão mineral como fonte energética, assinale a alternativa correta. 

a) Dentre as vantagens encontradas na utilização do carvão mineral está a sua fácil localização e fácil extração que, com a evolução dos meios técnicos e tecnológicos, possibilitou uma redução significativa quanto aos impactos ao meio ambiente.   

b) O carvão mineral é uma rocha metamórfica de origem sedimentar e orgânica que, apesar de ser considerada como uma fonte de energia limpa, quando comparada a outras fontes de energia, apresenta um custo-benefício elevado, tornando não vantajosa a sua utilização.   

c) O benefício do carvão mineral está na alta eficácia energética originadas pela sua formação como matéria orgânica decomposta e da sua localização nas bacias sedimentares do assoalho oceânico, mas que tem como malefício, danos à vida marinha, caso ocorra falha em sua extração ou problemas nos equipamentos envolvidos.   

d) O carvão mineral contém em sua estrutura o carbono e o enxofre que após a queima são liberados na atmosfera em forma de gás causando um agravamento do efeito estufa e contribuindo para a formação de chuva ácida.   

e) As grandes reservas de carvão mineral no Brasil encontram-se nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que tem sofrido com a retirada de suas composições vegetais, visto que, grande parte das árvores, matéria prima desta matriz enérgica, é de origem de vegetação nativa.   

4. (Fgv 2022) A matriz energética brasileira tem a hidroeletricidade como principal fonte de energia. Usando a água como fonte de energia, a hidroeletricidade é uma fonte renovável de energia.

Em relação às usinas hidrelétricas, analise as afirmações a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

(aaa) As hidrelétricas, em geral, apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa (CO2 e CH4), quando comparadas às usinas termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis.

(aaa) A localização de uma hidrelétrica é flexível, uma vez que são instaladas nos locais em que o perfil dos rios apresenta acentuada ruptura da declividade.

(aaa) A instalação de uma usina hidrelétrica causa impactos ambientais significativos, uma vez que a construção da barragem/reservatório provoca o afogamento da cobertura vegetal.

As afirmações são, na ordem apresentada, respectivamente,

a) V – V – V.   

b) F – V – V.   

c) V – F – V.   

d) V – V – F.   

e) F – F – V.   

5. (Unioeste 2022) Transformações importantes vêm ocorrendo na geopolítica do petróleo global, não somente em decorrência da guerra na Ucrânia, como também pelos novos papeis assumidos por países do continente americano.

Considerando esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Em 1960 foi criada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A organização tem o poder de restringir a oferta global de petróleo, tendo grande influência nos preços praticados.   

b) A Venezuela, embora tenha as maiores reservas de petróleo do mundo, sofre com as sanções impostas pelo seu principal cliente: a Rússia. Além disso, a guerra na Ucrânia e o embargo ao petróleo e gás russos pelo governo norte-americano inibem o crescimento da exportação do petróleo venezuelano.   

c) Privatizações e desestatizações são tendências dominantes na política de grandes produtores de hidrocarbonetos na América Latina, como a Venezuela (de Nicolás Maduro), o México (de Andrés López Obrador) e a Bolívia (de Luis Arce).   

d) Nas duas últimas décadas, o Brasil tem se destacado no setor de hidrocarbonetos: inseriu-se na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e se tornou o segundo maior produtor de petróleo das Américas.

e) O continente americano continua a ter dificuldades para se tornar um grande produtor de petróleo: o Brasil não consegue desenvolver a exploração eficiente do pré-sal; os Estados Unidos são o maior consumidor de petróleo do mundo, porém não estão entre seus principais produtores; o Canadá, mesmo sendo um dos países mais extensos do mundo, conta com poucas reservas no seu vasto território congelado.   

6. (Unesp 2022) Entre 1973 e 1978, as receitas anuais do petróleo nos principais produtores árabes cresceram enormemente: na Arábia Saudita, de 4,35 bilhões para 36 bilhões de dólares; no Kuwait, de 1,7 bilhão para 9,2 bilhões; no Iraque, de 1,8 bilhão para 23,6 bilhões; na Líbia, de 2,2 bilhões para 8,8 bilhões. Alguns outros produtores também aumentaram muito sua produção, em particular Qatar, Abu Dhabi e Dubai. O controle dos produtores sobre seus recursos também se expandiu. Em 1980, todos os principais Estados produtores tinham ou nacionalizado a produção de petróleo ou adquirido uma maior participação nas empresas operadoras, embora as grandes empresas multinacionais ainda tivessem uma posição forte no transporte e na venda.

(Albert H. Hourani. Uma história dos povos árabes, 1994. Adaptado.)

A expansão da produção petrolífera no mundo árabe

a) reforçou o nacionalismo, estimulado pelo orgulho das populações com a riqueza súbita e o protagonismo de alguns Estados da região no cenário político e econômico mundial.   

b) acentuou a dependência mútua entre fornecedores e compradores, pois os primeiros concentraram os esforços na exportação e os segundos dependiam do acesso ao petróleo para o funcionamento de suas indústrias.   

c) gerou uma reorientação diplomática e ideológica na região, pois os vínculos comerciais com a União Soviética reforçavam a posição política dos grupos de esquerda no Oriente Médio.   

d) levou à dissolução da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, gerando uma guerra de preços entre os Estados produtores e o aprofundamento das políticas de controle dos níveis de produção.   

e) eliminou a interferência das Sete Irmãs, grupo de empresas ocidentais que controlavam o mercado internacional petrolífero, que passou a ser regido em função dos interesses dos produtores.   

7. (Unesp 2021) Nas atividades cotidianas de indústrias, de empresas ou de pessoas em suas residências, o empenho pelo aumento da eficiência energética pode contribuir para

a) reestruturar sistemas de produção e reduzir as possibilidades de as sociedades usufruírem de seus bens.   

b) ampliar a dependência global por petróleo e redesenhar as alianças políticas alinhadas ao seu consumo.   

c) contornar o déficit global por energia e redistribuir os recursos entre os países de maneira igualitária.   

d) valorizar a oferta de fontes renováveis e extinguir gastos com subsídios públicos ao setor energético.   

e) otimizar os recursos energéticos e reduzir os impactos ambientais relacionados à sua produção.   

8. (Fgvrj 2020) Analise os gráficos a seguir.


Sobre as mudanças observadas na matriz energética brasileira, no período 1970/2030, assinale a afirmação correta.

a) A energia nuclear mostra um aumento significativo, apesar dos elevados custos de instalação e dos danos ambientais da sua geração e transmissão.   

b) A participação da lenha e do carvão vegetal é crescente devido à construção de uma infraestrutura energética de característica intensiva.   

c) Os combustíveis fósseis aumentam sua participação devido à produção interna e à queda de preços no mercado internacional.   

d) As fontes renováveis passam a ter maior participação devido às políticas ambientalistas de diminuição das emissões de gases de efeito estufa.   

e) O gás natural amplia seu papel na matriz energética em função do setor automotivo, cuja demanda superou a oferta das usinas termelétricas.   

9. (Ufpr 2020) No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.

(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.)

 

O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Dado seu uso recente no Brasil, não há registro de acidentes com substâncias radiativas no país, seja no âmbito da produção de energia, seja no uso em equipamentos radiológicos.   

b) O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.   

c) A construção de novas usinas nucleares no Brasil encontra-se restrita, dada sua dependência tecnológica em relação ao enriquecimento do urânio.   

d) A reduzida participação da energia nuclear na matriz energética japonesa é decorrente da preocupação quanto à capacidade de as usinas suportarem atividades sísmicas no país.   

e) O acidente de Tchernóbil influenciou a opinião pública acerca da aceitação da energia nuclear, repercutindo na queda de sua produção nos países industrializados.   

10. (Uece 2020) “O carvão é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento e compactação de uma massa vegetal em ambiente anaeróbico, em bacias originalmente pouco profundas. [...] À medida que a matéria orgânica vegetal é soterrada, inicia-se o processo de sua transformação em carvão, devido principalmente ao aumento de pressão e temperatura aliados à tectônica.”

Taioli, F. Recursos Energéticos. Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de Textos. 2000.

O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios, contudo, sua exploração e utilização apresentam algumas particularidades como o(a) 

a) facilidade de exploração e de tratamento dos rejeitos.    

b) seu significativo potencial poluidor.    

c) baixo impacto ambiental decorrente do seu uso.    

d) possibilidade de alcalinização dos recursos hídricos.    




Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: