1. (Ufpr 2023) Os modelos nacionais de produção agropecuária são organizados em função de fatores ambientais, territoriais, tecnológicos, econômicos e políticos. Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) A importância atual da Rússia e da Ucrânia nas exportações mundiais de trigo é uma herança dos sovkhoses e kolkhoses, sistemas de produção agrícola instituídos na antiga URSS que se destacavam pela alta produtividade.   

b) As tecnologias modernas permitiram o plantio em áreas onde as condições naturais não eram ideais para a agricultura, o que não mudou o fato de os cultivos de cana, café, cacau, algodão, laranja e banana continuarem sendo mais comuns nas regiões tropicais, enquanto trigo, cevada, aveia e centeio são mais comuns em áreas temperadas.   

c) No Brasil, a disponibilidade de terras agricultáveis e a dependência tecnológica fazem com que o aumento da produção agropecuária dependa da expansão da área plantada, enquanto os países com pequeno território dependem da inovação tecnológica para alavancar a produtividade e a produção.   

d) A grande extensão territorial do Canadá permite que esse país desenvolvido seja um importante exportador de produtos agropecuários, como carne e laticínios.   

e) Os climas áridos e semiáridos existentes na África restringem as áreas disponíveis para a produção agrícola, de modo que os países africanos padecem de problemas de insegurança alimentar e dependem das exportações de petróleo, ouro e diamantes para financiar as importações de alimento.   

2. (Esa 2023) O 3º Sargento Carlos, servindo no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, foi destacado para montar um acampamento em uma localidade no interior do estado do Ceará, onde o Batalhão irá construir um açude para o abastecimento de água para a população. Ao coletar informações sobre a localidade, o Sargento Carlos anotou a seguinte observação:

“O tipo de agricultura que prevalece na localidade é voltado para as necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores e de seus dependentes. Por falta de assistência técnica e de recursos, ao perceber o esgotamento do solo em uma área cultivada, a família desmata uma área próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando início à degradação de uma nova área, que será brevemente abandonada”.

O tipo de agricultura observado pelo militar caracteriza-se como:

a) agricultura patronal intensiva   

b) agricultura patronal extensiva   

c) agricultura itinerante   

d) agricultura de jardinagem   

e) “plantation”   

3. (Puccamp 2023) A partir da década de 1950, os Estados Unidos e a ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos então chamados países subdesenvolvidos, muitos dos quais ex-colônias recém-independentes. [...] O Conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária – proposta aos países pobres para resolver o problema da fome – ficou conhecido por Revolução Verde. [...]

Entretanto, a proposta era a adoção do mesmo padrão de cultivo em todas as regiões onde se implantou a Revolução Verde, desconsiderando a variação das condições naturais, das necessidades e possibilidades dos agricultores. Assim, a médio prazo e a longo prazo, essas inovações causaram impactos socioeconômicos e ambientais muito graves.

(Adaptado de: SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2012, p. 649)

Sobre a Revolução Verde, é correto afirmar que:

a) teve o efeito de enfraquecer os movimentos migratórios em muitos países africanos e latino-americanos porque ampliava o acesso à terra aos camponeses pobres.    

b) foi elaborada pela FAO, órgão da ONU que trata da alimentação, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desnutrição na Ásia e na África.   

c) após o México, a Índia foi o segundo país a implantar a Revolução obtendo grande aumento da produtividade de arroz, mas não conseguiu superar a desnutrição.    

d) embora representasse avanço na produção agrícola, foi implantada com sucesso em países temperados, obtendo pouco sucesso no mundo tropical.   

e) os países que passaram pela Revolução se tornaram autossuficientes na produção da pecuária, menos na Índia por razões de ordem religiosa.   

4. (Upe-ssa 3 2022) Na paisagem a seguir, observa-se um complexo de ar, água, solo, plantas, animais, micro-organismos e tudo mais que foi modificado pelo ser humano com o propósito de produção agrícola.

 

Assim sendo, pode-se afirmar que se trata de um(a)

a) Mesorregião agrária.   

b) Agroecossistema.   

c) Sistema de plantio em áreas serranas.   

d) Módulo Rural-urbano. 

e) Agroindústria extrativista.   

5. (Upe-ssa 3 2022) As atividades agrícolas vêm se expandido bastante na superfície terrestre, mas, muitas vezes, a um custo ambiental elevado, com destruição da cobertura vegetal, emprego de defensivos agrícolas etc. Surgiu mais recentemente uma disciplina científica que propõe revisitar os principais aspectos da Revolução Verde e seus impactos sociais, econômicos e ambientais, a partir de novos paradigmas da agricultura, em especial os fundamentados na Ecologia, Economia, Agronomia e Sociologia, entre outras ciências.

A que disciplina o texto se refere?

a) Agronegócio   

b) Ecodesenvolvimento Socialista   

c) Ecodinâmica Rural   

d) Agroecologia   

e) Agroeconomia   

6. (Fgv 2022) Examine a imagem.

A imagem faz referência

a) à ocupação de terras abandonadas por agricultores.   

b) aos acordos de posse de terras com agricultores familiares.   

c) à proteção de terras importantes para o Estado.   

d) à pratica de ocupar terras de forma ilegal.   

e) aos contratos de trabalho na terra de forma temporária.   

7. (Unichristus - Medicina 2022) CRESCE A OPERAÇÃO DE DRONES NA AGRICULTURA, MAS O GARGALO AINDA É O CUSTO

A tecnologia dos drones ocupa cada vez mais espaço pelos campos na agricultura mundial. Segundo pesquisa da empresa Drone Deploy, realizada em 40 países, 54% dos produtores rurais pretendem investir no equipamento neste ano.

Como os drones podem ajudar a agricultura?


- Sensoriamento remoto;
- Detecção de falhas de plantio;
- Contagem de plantas;
- Identificação de pragas;
- Pulverização;
- Monitoramento do sistema de irrigação;
- Acompanhamento da saúde da cultura;
- Demarcação da área de plantio;
- Detecção de focos de incêndio.

Disponível em: https://www.em.com.br/.Acesso em: 29 mar. 2022 (adaptado).

A utilização dessa tecnologia promove o(a) 

a) ampliação da necessidade de mão de obra em atividades braçais.

b) restrição ao acesso de potenciais fatores de quebra de safra.   

c) acesso aos referenciais de produtividade agrícola com base em aptidões naturais.

d) eliminação de custos de operação na agricultura.

e) controle das intempéries naturais que quebram a safra.

8. (Fcmscsp 2021) Para implantar essa política agrícola em nível mundial, seria necessário criar uma imagem perante a opinião pública de que este modo de produção provinha de avanços tecnológicos reconhecidos de maneira universal. Tal ideia vem acompanhada da propaganda sobre as supostas vantagens dessa política para o aumento da produtividade, no sentido de gerar abundância de alimentos.

(Maria Luisa Mendonça. Economia política do agronegócio, 2018. Adaptado.)

Estabelecida na segunda metade do século XX, a política agrícola tratada no excerto corresponde à

a) revolução verde.   

b) agricultura de jardinagem.   

c) agricultura 4.0.   

d) permacultura.   

e) plantation.   

9. (Famema 2021) A agricultura urbana tem crescido nos últimos anos. No entanto, essa prática gera preocupações quanto à qualidade dos alimentos. Uma medida capaz de promover maior confiabilidade a essa produção é

a) a avaliação dos impactos de maior albedo no solo exposto.   

b) a utilização de defensivos agrícolas no combate a pragas.   

c) a identificação da densidade e porosidade do solo.   

d) a análise da capacidade de rebaixamento do lençol freático.   

e) a avaliação dos indicadores de risco de contaminação do solo.   

10. (Fmj 2021) Examine a imagem publicada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em sua página no Facebook, em 2018.


A imagem ilustra o sistema agrícola denominado

a) agricultura de subsistência, que é voltado ao abastecimento do mercado interno, utiliza adubos e sementes naturais e ocorre especialmente na Ásia Oriental.   

b) agroecologia, que possui elevada produtividade, emprega a técnica do terraceamento para reduzir a erosão e ocorre especialmente na Ásia Central.   

c) agricultura de jardinagem, que concentra emprego significativo de mão de obra, necessita de baixo incremento tecnológico e ocorre especialmente no sul e sudeste asiático.   

d) plantation, que é voltado ao abastecimento do mercado internacional, tem o arroz como principal produto e ocorre especialmente no sul e sudeste asiático.   

e) agricultura familiar, que faz uso das curvas de nível como técnica de manejo de solo, produz baixo impacto ambiental e ocorre especialmente na África Centro-Ocidental.   

11. (CPS 2020) A estação chuvosa na Índia e em todo o sul da Ásia é chamada de monções e é sempre muito esperada. É um período de chuva frequente e volumosa que se estende por cerca de quatro meses. Antes de a chuva começar, o calor é intenso no continente, com temperaturas que superam os 40 °C. A chuva de monção (ou chuva de monções) ocorre no verão do hemisfério Norte. Só que diferente de diversas áreas do globo, os volumes acumulados de chuva sobre algumas áreas em quatro meses, como nas proximidades do Himalaia, podem chegar aos 3.000 mm.

<https://tinyurl.com/yxcdgj63> Acesso em: 01.10.2019. Adaptado.

As chuvas mencionadas no texto são esperadas, pois ajudam no plantio de:

a) arroz, em um sistema agrícola chamado terraceamento.   

b) azeitona, utilizando a técnica de rotação de culturas.   

c) feijão, em sistema de pecuária intensiva.   

d) uva, em sistema de pecuária extensiva.   

e) mandioca, plantada com técnicas industriais.   

12. (Fmp 2020) Leia o texto sobre o processo de urbanização.

Historicamente, dois tipos de fatores condicionaram o processo de urbanização: os atrativos, que estimulam as pessoas a migrar para as cidades, e os repulsivos, que as impulsionam a sair do campo. Os fatores atrativos predominam em países centrais e em regiões modernas dos países periféricos e semiperiféricos. Estão associados ao processo de industrialização, notadamente quanto à geração de empregos no próprio setor industrial e no de comércio e serviços. Os fatores repulsivos são típicos de países periféricos, qualquer que seja seu nível de industrialização.

MOREIRA, J.; SENE, E. Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio, 3. São Paulo: Scipione, 2017, p. 187. Adaptado. 

Nesse contexto, no processo de urbanização de países periféricos, é identificado como fator repulsivo o(a):

a) baixo grau de escolaridade, determinado pela modernização agrícola.   

b) arcaísmo das técnicas de cultivo, associado à concentração fundiária.   

c) redução de apoio à pequena produção, definida por política externa.   

d) êxodo rural, agravado pela ilusão de vida confortável nas metrópoles.   

e) implantação de tecnopolos, resultante de investimentos estrangeiros   

13. (CPS 2020) A atividade pecuária possui grande representatividade na economia brasileira. Não é novidade que o Brasil possui um dos maiores rebanhos comerciais de bovinos do mundo. Essa atividade gera milhões de empregos diretos e indiretos, e 20% do território nacional é ocupado com pastagens que são destinadas à criação do gado.

<https://tinyurl.com/y3h9zq4o> Acesso em: 07.10.2019. Adaptado.

Assim como na agricultura, a atividade pecuária se diferencia em extensiva e intensiva.

A pecuária intensiva é um sistema:

a) tradicional de produção, em que os animais são criados em grandes áreas, o qual emprega técnicas arcaicas com objetivo de manter a produtividade.   

b) tradicional de produção, em que predomina a utilização dos nutrientes do pasto como fonte de alimentos para os animais e utilização mínima de água.   

c) tradicional de produção, em que, nos períodos mais secos, complementa-se a alimentação dos rebanhos com cactáceas, como a palma e proteinados de baixo custo.   

d) moderno de produção, em que ocorrem investimentos em técnicas avançadas aplicadas nos rebanhos, tais como melhoramento genético e inseminação artificial.   

e) moderno de produção, em que os animais são criados soltos e, como forma de suplementação, é feito o fornecimento de sal comum e de sal mineral aos rebanhos.   

14. (Enem 2019) A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).

O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à):

a) escala de produtividade regional.    

b) padrão de distribuição de renda.    

c) dificuldade de armazenamento de grãos.    

d) crescimento da população mundial.    

e) custo de escoamento dos produtos.    

15. (Enem 2019) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerias. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência, grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem.

IBAMA. Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2014.

Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?

a) Preservação da área de mata ciliar.    

b) Adoção da prática de adubação química.    

c) Utilização da técnica de controle biológico.    

d) Ampliação do modelo de monocultura tropical.    

e) Intensificação da drenagem do solo de várzea.    

16. (IFPE 2016) A agricultura é uma das atividades mais estratégicas, seja para a produção de alimentos para o mercado interno, seja para a geração de energia ou ainda para alavancar as exportações.

Com base nesse assunto, considere as afirmações abaixo. 

I. Desde a Revolução Industrial, a agricultura tem aumentado a produtividade e, nas últimas décadas, o desenvolvimento da biotecnologia tem impulsionado a produção agrícola, isso garantirá o fim da fome no mundo em poucas décadas.

II. Por meio da engenharia genética, traços genéticos naturais indesejáveis podem ser eliminados e outros implantados artificialmente para aprimorar a qualidade dos produtos agrícolas manipulados, com isso a natureza se torna cada vez mais artificializada.

III. A agricultura brasileira é predominantemente tropical, portanto, grande parte dos seus produtos agrícolas são adaptados a clima quente e úmido, como laranja, café, cana-de-açúcar e algodão. Já a agricultura da Argentina e da Europa é de clima temperado, com destaque para a produção dos cereais.

IV. A estrutura fundiária muito concentrada nos países subdesenvolvidos é resultado, em grande parte, da implantação do sistema agrícola de plantation no período colonial e, mais recentemente, da modernização que inviabilizou pequenas propriedades.

V. Devido ao seu foco na produção industrial e no setor de serviços de alta tecnologia, a agricultura dos Estados Unidos é pouco desenvolvida, pois a importação de produtos primários é muito mais barata e não compromete o saldo positivo da balança comercial.

Estão corretas APENAS as alternativas:

a) I, II e IV.
b) III, IV e V.
c) II, III e IV.
d) I, III e V.
e) II e IV.

17. (CPS 2016) Nesta tabela está representada uma técnica agrícola que consiste, inicialmente, na divisão de um terreno em três campos.


Essa técnica refere-se corretamente ao chamado sistema

a) trienal, criado na idade média, no qual a rotação de culturas possibilitava colheitas de dois tipos de cereais e a recuperação do solo a cada ano.   

b) cerealista, criado na era moderna, quando o comércio de longa distância obrigava o uso de todas as possibilidades do solo para a agricultura.    

c) tripartido, criado na idade média, no qual cada campo ficava sob o cuidado de uma das três ordens que compunham a sociedade feudal.   

d) de três campos, criado na antiguidade, no qual a divisão em áreas com finalidades distintas restringia o uso do solo a um único cultivo.    

e) tricíclico, criado na pré-história, no qual se cultivava a cada período um tipo de cereal e se possibilitava o descanso do solo.    

18. (Ueg 2016) A produção agropecuária na atualidade requer a adoção de sistemas de produção (intensivos e extensivos) rural, que dependem principalmente 

a) do tamanho da propriedade e da presença de recursos hídricos abundantes para a implantação de pivôs centrais.    

b) da existência de fatores naturais como clima úmido, solos férteis, relevo plano e proximidade das vias de transportes.    

c) das condições físico-geográficas de uma região, da cultura e do nível de desenvolvimento econômico de uma dada sociedade.    

d) do uso de agrotóxicos e sementes transgênicas, da utilização de mão de obra barata e de técnicas tradicionais de produção.    

19. (Pucrs 2016) Ainda que a inovação tecnológica tenha propiciado ganhos de produtividade e ampliado os limites das áreas agrícolas, alguns fatores continuam sendo muito importantes para os diferentes arranjos do meio rural. Entre esses fatores, está a

I. hipsometria.
II. higrometria.
III. pedologia.
IV. insolação.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.   

b) II e III, apenas.   

c) II e IV, apenas.   

d) II, III e IV, apenas.   

e) I, II, III e IV.   

20. (Espcex (Aman) 2015) Sobre o comércio agrícola mundial, podemos afirmar que,

I. atualmente, o Japão e o Egito estão entre os maiores importadores mundiais de cereais.

II. ao contrário da União Europeia, dos Estados Unidos e da China, o Brasil exibe elevado saldo positivo na sua balança comercial de produtos agrícolas.

III. na última década, o aumento dos investimentos no agronegócio e a difusão dos organismos geneticamente modificados (OGM) na agricultura fizeram com que o comércio mundial de produtos agrícolas superasse em valor o comércio mundial de manufaturados.

IV. graças à Organização Mundial do Comércio (OMC), que em 2002 pôs fim à política de subsídios agrícolas concedida pelos países desenvolvidos aos seus agricultores, países como o Brasil e a Argentina têm obtido maior destaque no comércio mundial de produtos agrícolas.

V. devido aos elevados custos do transporte de carga no Brasil, a soja brasileira vem perdendo paulatinamente posição de destaque dentre os grandes exportadores mundiais desse produto.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

a) I e III    

b) II e III    

c) I e II    

d) I, IV e V    

e) II, IV e V   

21. (IFSP 2012) O fato é que a produção focada na exportação pode reduzir a oferta doméstica de alimentos por dois caminhos simultâneos: a) substituição ao nível da composição da produção (cultivando-se mais soja ao invés de arroz e feijão); e b) alterações tecnológicas que privilegiam o uso intensivo da terra e equipamento, reduzindo o emprego de moradores residentes e com eles as culturas de subsistência, cujos excedentes eventuais formavam uma importante parcela da oferta que chega aos centros urbanos.

(http://www.portaldoagronegocio.com.br)

Do conteúdo do texto, pode-se concluir que 

a) a modernização do campo, com a utilização de máquinas agrícolas, só ocorre nas culturas voltadas para a exportação, como a soja. 

b) a agricultura voltada para a exportação, como a soja, absorve a maior parte da mão de obra existente no campo. 

c) os pequenos produtores têm preferido cultivar soja, ao invés de arroz e feijão, pois é uma cultura que não exige grandes investimentos. 

d) o aumento das exportações de produtos agrícolas pode reduzir a produção de alimentos para o mercado interno. 

e) a exportação de alimentos, em países de agricultura tradicional, só é possível pela redução da produção voltada para o mercado interno. 

22. (Uepa 2012) Ao longo do tempo a humanidade foi aperfeiçoando as formas de explorar a natureza e de intervir no meio ambiente por meio das relações econômicas e culturais. Estas transformações, atreladas ao desenvolvimento tecnológico, por vezes tem provocado problemas fundiários e ambientais. Nesse sentido é verdadeiro afirmar que: 

a) dada as condições econômicas e ambientais, a produção agrícola mundial é obtida de forma bastante homogênea, isto é, livre de problemas fundiários e repletos de conflitos de cunho ambiental. 

b) o uso de técnicas tradicionais na cultura de irrigação no Sudeste asiático – região das monções – a exemplo da rizicultura, alia produção para o consumo externo e baixos impactos socioambientais. 

c) ao mesmo passo que o Brasil se dinamiza economicamente, destacando-se pelo seu desenvolvimento tecnológico agrícola, em particular na produção de commodities, mantém em sua estrutura social, características arcaicas, como concentração fundiária e violência no campo. 

d) duas grandes paisagens agrícolas da Europa apresentam reduzidos problemas ambientais em decorrência do seu restrito uso de tecnologia e modernização agrária, combinando por sua vez, a agricultura de seca com a rotação de cultivos. 

e) a política de subsídios agrícolas implementada pelos Estados Unidos da América tem como objetivo evitar a concorrência de produtos de importação e viabilizar um novo modelo agrário nacional assentado em pequenas propriedades de uso coletivo da terra. 

23. (CFTMG 2012) Essa imagem representa a(o)  


a) crítica à escassa produção de alimentos mundial. 

b) diminuição do desemprego estrutural no campo. 

c) benefício à saúde pelo emprego dos alimentos transgênicos. 

d) substituição do trabalhador no processo de produção agrícola. 

24. (Pucrj 2012) A geografia rural tem sido essencialmente uma geografia agrária, aliás, ela tornou-se, sobretudo, uma geografia agrícola ao invés de tornar-se plenamente uma geografia rural, levando em conta o conjunto das populações e das atividades do espaço rural e não mais somente o que tange à agricultura. 

In: La Géographie Agraire et la Géographie Rurale, Robert Chapuis, 2005, p.147 

Considerando-se a concepção de geografia rural defendida pelo autor, marque a única opção que indica um tema de estudo do espaço rural que se afasta das temáticas mais frequentes da geografia agrária. 

a) Modernização dos Complexos Agroindustriais
b) Urbanização do campo e infraestrutura
c) Biodiversidade na agricultura comercial
d) Geração de energia por biomassa
e) Saúde de populações tradicionais

25. (Pucrs 2012) Não é simples estabelecer critérios para aferir as condições de vida de uma população, mas é sempre verdade que quem não tem o que comer está em situação de carência extrema. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) calculou a existência de 923 milhões de pessoas com fome no mundo em 2007. Um fator agravante para esse fato é/são 

a) a desigualdade de acesso (de poder de compra) aos alimentos, cada vez mais caros, que exclui parcelas de população já comprometidas com a falta de uma nutrição adequada. 

b) o índice de crescimento vegetativo mundial, que tem sido superior ao índice de produção de alimentos no Planeta, reafirmando a Teoria Malthusiana. 

c) as beligerâncias civis, regionais e internacionais, que assolam as populações famintas que vivem em países ricos. 

d) as novas tecnologias utilizadas na produção alimentar, que originam alimentação deficitária e crise nutricional. 

e) as empresas que dominam o comércio de grãos no mercado internacional e tendem a garantir apenas em seus países de origem um consumo ideal de calorias/homem/dia, do tipo fast-food. 

26. (Uerj 2012) Uma das questões mais polêmicas da agricultura mundial diz respeito às centenas de bilhões de dólares investidos todos os anos para dar apoio financeiro aos agricultores, principalmente no mundo desenvolvido. Essa ajuda aumenta de modo artificial a competitividade, prejudicando as vendas dos agricultores das nações pobres. 

Análise o gráfico abaixo, que apresenta a estimativa de apoio estatal ao produtor rural em percentual do PIB agrícola no ano de 2009: 

Os cinco países com maior estimativa de dependência de subsídios para a agricultura apresentam em comum as seguintes características: 

a) propriedades com área reduzida – elevado custo de produção 

b) atividades de caráter extensivo – baixa produtividade do setor primário 

c) insumos oriundos da importação – grande percentual de terras devolutas 

d) latifúndios voltados para a exportação – pequena população ativa no campo 

27. (Enem 2012) A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual a sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. 

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). 

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando 

a) concentra suas atividades no setor primário.
b) apresenta estoques elevados de alimentos.
c) possui um sistema de transporte articulado.
d) diversifica a matriz de geração de energia.
e) introduz tecnologias à produção agrícola.

28. (Enem 2012) A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente. 

MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007. 

Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram: 

a) Exploração do campesinato pela elite proprietária — Domínio das instituições fundiárias pelo poder público. 

b) Adoção de práticas discriminatórias de acesso a terra — Controle do uso especulativo da propriedade fundiária. 

c) Desorganização da economia rural de subsistência — Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas. 

d) Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar — Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas. 

e) Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador — Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais. 

29. (Fgv 2012) No final de 2007 e início de 2008, a provisão de alimentos estava apertada e os preços dos grãos subiram drasticamente. Alguns dos principais produtores reduziram as exportações para manter o custo nacional sob controle. [...] Foi então que, em 2008, Arábia Saudita, China e Coreia do Sul começaram a comprar ou arrendar terra em outros países, particularmente na África, mas também na América Latina e no Sudeste da Ásia, a fim de produzir alimentos para si. 

Disponível em: www.ecodebate.com.br/2011/10/25/nos-limites-da-terra--entrevista-com-lester-brown. Adaptado. 

Sobre o fato descrito no texto, pode-se afirmar que 

a) vários países da África, como a Etiópia e o Sudão, proibiram a ocupação de estrangeiros em suas terras, como medida de proteção às suas respectivas populações. 

b) essa é uma situação temporária, pois os países com agricultura avançada têm condições de aumentar a produtividade agrícola e suprir os mercados mundiais. 

c) o problema dos suprimentos alimentares para muitos países está a cargo da FAO, órgão da ONU voltado para as questões agrícolas. 

d) a busca de áreas agricultáveis, em nível internacional, representa o traçado de uma nova geopolítica relacionada à escassez de terras e alimentos. 

e) a probabilidade de se atender às necessidades alimentares de toda a população do globo parece cada vez mais próxima devido à expansão das áreas agrícolas. 

30. (Unimontes 2011) O sudeste asiático destaca-se como a região do planeta com a maior produção de arroz. Além do clima favorável, o sistema agrícola adotado é fundamental para se obter alta produtividade do solo. O sistema agrícola utilizado na rizicultura do sudeste asiático caracteriza-se por 

a) usar agrotóxicos e pesticidas para tornar o arroz mais resistente a pragas. 

b) apresentar cultivo em grande propriedade, com adoção do sistema de plantation. 

c) adotar técnicas intensivas, com abundância de trabalho humano e baixa mecanização. 

d) empregar rotação de cultura para diminuir o desgaste do solo.

31. (Fgvrj 2013) Sobre a agricultura canavieira no Brasil, assinale a alternativa correta. 

a) O avanço da monocultura canavieira figura entre os principais fatores de desmatamento do bioma amazônico. 

b) O avanço da monocultura canavieira é responsável por um volume crescente de empregos agrícolas, pois ainda não foram desenvolvidos maquinários capazes de substituir a mão de obra na fase de colheita. 

c) Os estados nordestinos ampliaram sua participação na produção nacional de cana de açúcar na última década, pois apresentam vantagens comparativas relacionadas ao preço da mão de obra. 

d) Na região Centro-Oeste, os canaviais foram substituídos por atividades agropecuárias mais lucrativas, tais como o cultivo de soja e a criação de gado. 

e) Na região Sudeste, a expansão do plantio ocorrida na última década resultou do aumento da demanda pelo álcool combustível.

32. (Uerj 2013) A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica. O principal fator locacional que explica a posição do Dairy Belt é a presença de: 



a) sistema universitário desenvolvido
b) mercado consumidor urbano expressivo
c) rede de transporte propícia à exportação
d) topografia plana favorável à mecanização

33. (Fuvest 2012) Observe o mapa, no qual estão assinaladas áreas de plantio de um importante produto agrícola. 


Esse produto e características de suas áreas de ocorrência estão corretamente indicados em:



34. (Ueg 2012) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. 

Com relação a esse tema, é correto afirmar: 

a) a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras. 

b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas. 

c) a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres. 

d) nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos. 

35. (Uepa 2012) O capitalismo, em sua crescente penetração no mundo rural mediante modos de produção que se desenvolvem por meio da demanda de mercado externo (exportações), tem capitalizado cada vez mais a renda da terra. Os efeitos mais marcantes têm sido a geração ou aprofundamento da desigualdade social, evidenciando uma forma de violência, e a diferenciação quanto aos lucros oriundos da exploração da terra. Neste contexto, é verdadeiro afirmar que: 

a) os pequenos agricultores brasileiros constituem uma exceção no contexto rural do mundo, pois têm facilidade de inserção no mercado moderno, face às aplicações de políticas públicas que favorecem a aquisição de maquinário e estímulos financeiros que induzem à modernização agrícola e uma nova forma de apropriação do espaço agrícola. 

b) na maioria dos países latino-americanos a modernização da agricultura segue os moldes capitalistas e tende a beneficiar apenas determinados produtos e produtores. Com a modernização ocorre a chamada “industrialização da agricultura”, tornando-a uma atividade nitidamente empresarial, com fortalecimento das cooperativas agrícolas que administram grande parte dessas empresas. 

c) no mundo rural dos países capitalistas tecnologicamente desenvolvidos, o uso de novas técnicas e equipamentos modernos, faz com que o produtor dependa cada vez menos da “generosidade” da natureza, adaptando-a mais facilmente, de acordo com seus interesses. Tal fato aumentou percentualmente a produção agrícola, eliminando desses países a pobreza alimentar, a exemplo de que ocorreu na Índia nos últimos anos. 

d) o processo de capitalização do campo tem provocado gradualmente a mercantilização da vida social no campo, pois, de forma lenta, a autonomia que a agricultura (atividades agrícolas) até então tinha, tem sido levada a atender a uma subordinação de novos interesses, formas de vida e de consumo típicos de áreas urbanas. 

e) a revolução verde, presente na chamada agricultura modernizada no espaço rural capitalista, modelo baseado no uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura, tem evitado o aumento da concentração da terra e a exploração da mão de obra no campo. 

 






Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: