1.        b) As tecnologias modernas permitiram o plantio em áreas onde as condições naturais não eram ideais para a agricultura, o que não mudou o fato de os cultivos de cana, café, cacau, algodão, laranja e banana continuarem sendo mais comuns nas regiões tropicais, enquanto trigo, cevada, aveia e centeio são mais comuns em áreas temperadas.   

2.        c) agricultura itinerante   

3.        c) após o México, a Índia foi o segundo país a implantar a Revolução obtendo grande aumento da produtividade de arroz mas não conseguiu superar a desnutrição.    

4.        b) Agroecossistema.   

5.        d) Agroecologia.  

6.        d) à pratica de ocupar terras de forma ilegal.   

7.        c) acesso aos referenciais de produtividade agrícola com base em aptidões naturais.

8.        a) revolução verde.   

9.        e) a avaliação dos indicadores de risco de contaminação do solo.   

10.   c) agricultura de jardinagem, que concentra emprego significativo de mão de obra, necessita de baixo incremento tecnológico e ocorre especialmente no sul e sudeste asiático.   

11.   a) arroz, em um sistema agrícola chamado terraceamento.   

12.   b) arcaísmo das técnicas de cultivo, associado à concentração fundiária.   

13.   d) moderno de produção, em que ocorrem investimentos em técnicas avançadas aplicadas nos rebanhos, tais como melhoramento genético e inseminação artificial.   

14.   b) padrão de distribuição de renda.    

15.   c) Utilização da técnica de controle biológico.    

16.   c) II, III e IV.   

17.   a) trienal, criado na idade média, no qual a rotação de culturas possibilitava colheitas de dois tipos de cereais e a recuperação do solo a cada ano.   

18.   c) das condições físico-geográficas de uma região, da cultura e do nível de desenvolvimento econômico de uma dada sociedade.    

19.   e) I, II, III e IV.   

20.   c) I e II    

21.   d) o aumento das exportações de produtos agrícolas pode reduzir a produção de alimentos para o mercado interno. 

22.   c) ao mesmo passo que o Brasil se dinamiza economicamente, destacando-se pelo seu desenvolvimento tecnológico agrícola, em particular na produção de commodities, mantém em sua estrutura social, características arcaicas, como concentração fundiária e violência no campo. 

23.   d) substituição do trabalhador no processo de produção agrícola. 

24.   e) Saúde de populações tradicionais 

25.   a) a desigualdade de acesso (de poder de compra) aos alimentos, cada vez mais caros, que exclui parcelas de população já comprometidas com a falta de uma nutrição adequada. 

26.   a) propriedades com área reduzida – elevado custo de produção 

27.   a) concentra suas atividades no setor primário. 

28.   e) Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador — Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais. 

29.   d) a busca de áreas agricultáveis, em nível internacional, representa o traçado de uma nova geopolítica relacionada à escassez de terras e alimentos. 

30.   c) adotar técnicas intensivas, com abundância de trabalho humano e baixa mecanização.

31.   e) Na região Sudeste, a expansão do plantio ocorrida na última década resultou do aumento da demanda pelo álcool combustível. 

32.   b) mercado consumidor urbano expressivo 

33.   e) Trigo – Baixa (até 12%) - Temperado e tropical

34.   b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas. 

35.   d) o processo de capitalização do campo tem provocado gradualmente a mercantilização da vida social no campo, pois, de forma lenta, a autonomia que a agricultura (atividades agrícolas) até então tinha, tem sido levada a atender a uma subordinação de novos interesses, formas de vida e de consumo típicos de áreas urbanas. 



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: