1. (Uece 2022) Em uma região do espaço, há um campo elétrico e um campo magnético uniformes que apontam para a mesma direção e mesmo sentido. Um elétron é projetado nessa região com uma velocidade que aponta para a mesma direção e sentido dos referidos campos. Ao entrar na região dos campos, o elétron descreve um movimento

a) retilíneo e uniforme.   

b) retilíneo e uniformemente retardado.   

c) circular e uniforme.   

d) retilíneo e uniformemente acelerado.   

2. (Fuvest 2022 - Adaptada) Dois fios muito longos transportam, cada um deles, uma corrente elétrica de intensidade I, conforme indicado na figura. Uma partícula de carga +Q, situada a uma distância R de cada um dos fios, move-se com velocidade constante ao longo da direção z.

O módulo e sentido da força magnética atuando sobre a carga devido ao campo magnético produzido pelos fios são dados por:

Note e adote:

O campo magnético produzido por um fio muito longo transportando uma corrente de valor I tem módulo aproximadamente dado por µ0l/2πr, sendo r a distância do fio até o ponto e µ0 corresponde a constante de permeabilidade magnética.

a) 0.   

b) QVµ0l/πR e aponta na direção −y.   

c) QVµ0l/πR e aponta na direção y.   

d) QVµ0l/πR e aponta na direção −x.   

e) QVµ0l/πR e aponta na direção x.   

3. (Uece 2022) Uma partícula de massa m e carga q move-se com velocidade de módulo v através do espaço. Quando sujeita a um campo magnético B transverso a v, essa partícula passa a descrever uma trajetória circular de raio R. Nessas condições, o trabalho realizado pela força magnética sobre a partícula após uma volta completa será

a) qvB2R.   

b) mv2R.   

c) qvB/2R.   

d) nulo.   

4. (Eear 2022) Partículas β são lançadas com uma velocidade de módulo igual a 227500 km/s, perpendicularmente a um campo magnético uniforme Ḃ de intensidade 0,1 T, com o sentido indicado na figura. Essas partículas atingem um anteparo, no ponto C, a uma distância de 26 mm do orifício de entrada, ponto A, após percorrerem uma trajetória igual a uma semicircunferência, conforme a figura. Nessas condições foi possível medir a relação carga/massa dessas partículas no valor de ____ C/kg.

a) 3,5x1011   

b) 8,75x1010   

c) 1,75x1011   

d) 0,57x10-11

5. (Upf 2022) Considere um fio condutor elétrico retilíneo imerso num campo magnético B, uniforme, orientado paralelamente ao eixo +z, conforme mostra o desenho. Quando o condutor é percorrido por uma corrente elétrica convencional i, paralela ao eixo +y, fica sujeito a uma força magnética F. A orientação dessa força, de acordo com os eixos cartesianos no desenho, é:

a) –x   

b) +z   

c) +x   

d) –y   

e) –z   

6. (Fmc 2022) Uma partícula de massa m, com carga elétrica q e velocidade v, entra em uma região onde existe um campo magnético B uniforme, constante no tempo e cuja direção é perpendicular à v.

Supondo que m, q e |v| sejam diferentes de zero, e que a partícula interaja apenas com esse campo, o seu movimento nessa região será

a) retilíneo e uniforme.   

b) retilíneo e uniformemente acelerado.   

c) circular e uniforme.   

d) circular e uniformemente variado.   

e) harmônico simples.   

7. (Fatec 2019) Dois fios condutores idênticos, paralelos entre si, e de comprimento infinito são percorridos simultaneamente por correntes elétricas de mesmo sentido e de mesma intensidade. Considere que eles estejam dispostos perpendiculares ao plano do papel desta prova.

Nessas condições, é correto afirmar que

a) geram campos magnéticos perpendiculares ao plano do papel.   

b) geram campos magnéticos circulares ao plano do papel.   

c) geram campos magnéticos repulsivos entre si.   

d) sofrem entre si uma força de repulsão.   

e) sofrem entre si uma força de atração.   

8. (Esc. Naval 2021) Observe a figura abaixo:

Um feixe de partículas, carregadas negativamente e com diferentes velocidades penetra em uma região com dois campos perpendiculares entre si, um campo elétrico de módulo E = 10 V/m e um campo magnético de módulo B = 5 x 10-2 T, uniformes e constantes, e com direções e sentidos indicados na figura. Na outra extremidade dessa região existe um anteparo com um orifício que permite que somente partículas que não tenham tido sua trajetória desviada o ultrapassem, como ilustrado na figura. Ao ultrapassar o anteparo, as partículas penetram uma outra região de campo magnético constante e uniforme (área cinza na figura), descrevendo uma trajetória circular de raio R = 1 cm. Usando o eixo de coordenadas da figura, calcule o módulo e o sentido do vetor do campo magnético, ao longo do eixo z, na região de área cinza, considerando o módulo da carga de cada partícula q = 1,6 x 10-19 C, e massa de cada partícula m = 1,6x10-31 kg e assinale a opção correta.

a) 4 x 10-8 T; sentido positivo   

b) 2 x 10-8 T; sentido negativo   

c) 2 x 10-7 T; sentido positivo   

d) 2 x 10-7 T; sentido negativo   

e) 2 x 10-8 T; sentido positivo   

9. (Fcmscsp 2021) A figura representa uma partícula eletrizada que se desloca horizontalmente com movimento retilíneo e velocidade constante. Em certo instante, ela penetra na região demarcada pelo quadrado, na qual existe um campo magnético uniforme de direção vertical e sentido para cima (perpendicular ao plano e apontando para o leitor), que a faz descrever a trajetória mostrada.

Para que essa partícula continuasse em movimento retilíneo com velocidade constante, na região em que atua o campo magnético, deveria existir um campo elétrico, também uniforme, de direção

a) perpendicular ao plano do quadrado e de mesmo sentido que o do campo magnético.   

b) horizontal, perpendicular à direção da velocidade inicial da partícula e de sentido para o lado para o qual a partícula foi desviada.   

c) horizontal e de mesmo sentido da velocidade inicial da partícula.   

d) horizontal, perpendicular à direção da velocidade inicial da partícula e de sentido oposto ao lado para o qual a partícula foi desviada.   

e) perpendicular ao plano do quadrado e de sentido oposto ao sentido do campo magnético.   

10. (Uece 2021) Um fio retilíneo é atravessado por uma corrente constante. Considerando a ocorrência em que um próton é lançado paralelamente ao fio e no mesmo sentido da corrente, no que diz respeito a sua trajetória, é correto dizer que esse próton

a) descreve uma trajetória circular em torno do fio.   

b) se afasta do fio.   

c) se aproxima do fio.   

d) mantém sua trajetória inalterada.   

11. (Acafe 2021) Existem vários modelos de motor elétrico didático para se apresentar em feiras de ciência. Um estudante montou um deles, o qual funciona com um solenoide, que é ligado e desligado, um eixo de ferro, um pedaço de papel alumínio e uma bateria. O papel alumínio realiza a função de interruptor, ligando e desligando o circuito. Desta forma, quando o circuito é ligado, o solenoide atrai o eixo de ferro. O esquema visto de cima está sendo mostrado na figura abaixo.

Com base no exposto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

(aa) O campo magnético gerado no interior do solenoide é diretamente proporcional ao seu número de espiras.

(aa) Se invertermos os polos da bateria, a força magnética aplicada sobre o eixo de ferro, quando o circuito estiver ligado, será de repulsão.

(aa) O papel alumínio, funcionando como interruptor, faz com que, no interior do solenoide, o fluxo magnético seja variável.

(aa) O campo magnético gerado no interior do solenoide é diretamente proporcional ao comprimento do solenoide.

(aa) Se trocarmos a bateria por outra de maior ddp, o eixo de ferro será atraído com uma força magnética mais intensa.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) F - F - V - V - F   

b) V - F - V - F - V   

c) V - F - V - V - F   

d) V - F - F - V - V   

12. (Uema 2021) Os aceleradores de partículas são utilizados em estudos para explicar como o Universo era constituído antes do Big Bang. Essas máquinas são capazes de quebrar os componentes mais íntimos da matéria, como as partículas elementares do átomo. Por meio de campos magnéticos, o equipamento acelera as partículas e os sensores registram seus movimentos, de acordo com a velocidade e trajetória, entre outros dados, tornando-se possível identificar cada corpo estudado.

https://novaescola.org.br/conteudo/1084/o-que-e-e-como-funciona-um-acelerador-de-particulas (Adaptado)

Cientistas, em um experimento, colocam uma partícula positiva de massa 2 · 10-17 kg carga elétrica 2 µC que se mantém em uma trajetória circular de raio 5 cm, graças ao campo magnético de 8,0 · 10-5 T, perpendicular à trajetória da partícula. A velocidade da partícula, em m/s, é igual a

a) 4 · 105   

b) 4 · 1013   

c) 4 · 1011   

d) 4 · 108   

e) 10 · 107   

13. (Albert Einstein - Medicina 2021) Se uma carga elétrica puntiforme positiva se movimenta no interior de um campo magnético uniforme, fica sujeita a uma força magnética cuja direção e sentido podem ser determinados pela regra prática ilustrada na figura.

Duas cargas puntiformes, qA e qB, de módulos iguais e massas mA e mB, penetram, em uma região R, com velocidades iguais, indicadas por setas, conforme mostra a figura. Nessa região atua um campo magnético uniforme Ḃ, perpendicular ao plano desta folha e com sentido para fora dela. A figura mostra, também, as trajetórias circulares percorridas por essas cargas dentro da região R.

Com relação aos sinais das cargas qA e qB e à relação entre suas massas, pode-se afirmar que

a) qB < 0 e mA < mB

b) qA < 0 e mA > mB

c) qA < 0 e mA < mB

d) qA > 0 e mA < mB   

e) qB > 0 e mA > mB  

14. (Ufpr 2020) A respeito de campos magnéticos, considere as seguintes afirmativas:

1. A Terra tem um campo magnético.

2. Correntes elétricas produzem campos magnéticos.

3. Quando polos de mesmo nome pertencentes a dois ímãs diferentes são aproximados, eles se repelem.

4. Uma carga elétrica com velocidade nula sob a ação de um campo magnético não sente a ação de nenhuma força magnética.

Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.   

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.   

c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.   

d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.   

e) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.   

15. (Ueg 2020) O cientista que deu o nome à grandeza intensidade de corrente elétrica foi o que formulou as leis que relacionam os efeitos de campo magnético com as correntes elétricas. Para Ampère, dois fios longos, retos e paralelos que conduzem correntes elétricas contínuas no mesmo sentido

a) criam um campo elétrico vertical e para baixo.   

b) originam campos magnéticos que se cancelam.   

c) geram uma corrente induzida em ambos os fios.   

d) induzem uma energia potencial em torno dos fios.   

e) produzem uma força magnética de atração entre os fios.   







Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: