1. (Espcex (Aman) 2022) Assinale a palavra cuja divisão silábica está correta.

a) su-bu-ma-no.   

b) sub-ur-ba-no.   

c) in-ter-ur-ba-no.   

d) sub-es-ti-ma-do.   

e) su-blo-car.   

2. (IFMT 2020) Analise as alternativas abaixo e marque aquela em que todas as palavras têm a mesma classificação quanto ao número de sílabas:

a) primeiro – saída – tragédia – consegui.   

b) sentia – roupa – transtorno – adjetivo.   

c) loura – trabalho – superou – noite.   

d) árvore – casamento – ambiente – madeira.   

e) poeira – alegria – troféu – igual.   

3. (IFMT 2020) Assinale a alternativa em que a separação silábica está grafada de acordo com a norma culta da língua portuguesa:

a) em-pre-en-de-dor; sa-u-da-de; li-vra-ria.   

b) des-ci-da; ra-i-nha; en-xa-gu-ar.   

c) ál-co-ol, a-ni-mais; vas-sou-ra.   

d) ad-vo-ga-do, his-tó-ri-a; a-d-je-ti-vo.   

e) cha-péu; coo-pe-rar; fri-ís-si-mo.   

4. (Ufrgs 2019) A questão a seguir está relacionada ao texto abaixo.

            1– Para mim esta é a melhor hora do dia – Ema disse, voltando do quarto dos meninos. – Com as crianças na cama, a casa fica tão sossegada.

            – Só que já é noite – a amiga corrigiu, sem tirar os olhos da revista. Ema agachou-se para recolher o quebra-cabeça esparramado pelo chão.

            – É força de expressão, sua boba. O dia acaba quando eu vou dormir, isto é, o dia tem vinte quatro horas e a semana tem sete dias, não está certo? – Descobriu um sapato sob a poltrona. Pegou-o e, quase deitada no tapete, procurou, 2depois, o par _____1_____ dos outros móveis.

            Era bom 3ter uma 4amiga 5experiente. Nem precisa ser da mesma idade – deixou-se cair no sofá – Bárbara, 6muito mais sábia. Examinou-a a ler: uma linha de luz dourada 7valorizava o perfil privilegiado. As duas eram tão inseparáveis quanto seus maridos, colegas de escritório. Até ter filhos juntas conseguiram, 8acreditasse quem quisesse. Tão gostoso, ambas no hospital. A semelhança física teria 9contribuído para o perfeito entendimento? “Imaginava que fossem irmãs”, muitos diziam, o que sempre causava satisfação.

            10– O que está se passando nessa cabecinha? – Bárbara estranhou a amiga, só doente 11pararia quieta. Admirou-a: os 12cabelos soltos, caídos no rosto, escondiam os olhos _____2_____, azuis ou verdes, conforme o reflexo da roupa. De que cor estariam hoje 13seus olhos?

            Ema aprumou o corpo.

            – Pensava que se nós morássemos numa casa grande, vocês e nós...

            Bárbara sorriu. Também ela uma vez tivera a 14ideia. – As crianças brigariam o tempo todo.

            15Novamente a amiga tinha razão. 16Os filhos não se suportavam, discutiam por qualquer motivo, ciúme doentio de tudo. 17O que sombreava o relacionamento dos casais.

            – Pelo menos podíamos morar mais perto, então.

            Se o marido estivesse em casa, 18seria obrigada a assistir à televisão, _____3_____, ele mal chegava, ia ligando o aparelho, ainda que soubesse que ela detestava sentar que nem múmia diante do aparelho – levantou-se, repelindo a lembrança. Preparou uma jarra de limonada. _____4_____ todo aquele interesse de Bárbara na revista? Reformulou a pergunta em voz alta.

            – Nada em especial. Uma pesquisa sobre o comportamento das crianças na escola, de como se modificam 19as personalidades longe dos pais.

Adaptado de: VAN STEEN, Edla. Intimidade. In: MORICONI, Italo (org.) Os cem melhores contos brasileiros do século. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 440-441.

As palavras experiente (ref. 5), contribuído (ref. 9), pararia (ref. 11) e ideia (ref. 14) têm, respectivamente,

a) cinco sílabas – cinco sílabas – três sílabas – três sílabas.    

b) quatro sílabas – quatro sílabas – três sílabas – quatro sílabas.    

c) cinco sílabas – cinco sílabas – quatro sílabas – três sílabas.    

d) cinco sílabas – cinco sílabas – quatro sílabas – quatro sílabas.    

e) quatro sílabas – quatro sílabas – três sílabas – três sílabas.    

5. (IFSC 2018) A indústria tecnológica se desenvolveu muito nos últimos anos. Com isso, a quantidade e a qualidade dos produtos eletrônicos surpreendem cada dia mais os consumidores.

Sabendo-se que as palavras em destaque receberam acentos gráficos por serem proparoxítonas, em qual alternativa há somente palavras cujos acentos foram empregados com base na mesma regra de acentuação?

Assinale a alternativa CORRETA.

a) bêbado, pública, cáqui, trânsito   

b) mínimo, chapéu, cândida, biquíni   

c) abadá, tricô, flácido, avô   

d) máxima, música, alfândega, obstáculo   

e) tráfego, ímpeto, sábado, fênix   

6. (IFAL 2018) Nos estudos que inter-relacionam o gráfico e o fonético, dispomos dos dígrafos. Nesse sentido, assinale a alternativa em que os dígrafos estão dispostos pela mesma razão.

a) folha – ninho – carro – bolha – caminho.   

b) migalha – nascimento – massacre – adivinhação – assombração.   

c) reminiscência – carrapato – piscicultura – florescente – cassação.   

d) carinho – manhã – ferro –passeata – corrupção.   

e) fascinação – velhice – bolha – assunção – descida.    

7. (IFAL 2018) Os anúncios publicitários, em linhas gerais, têm como propósito estabelecer, no imaginário social, um desejo “inconsciente” pelo consumo de um produto. Em muitos casos, há uma nítida falta de preocupação entre o que está sendo divulgado e a norma culta da língua, já que esses exemplares de textos circulam em várias instâncias públicas, a exemplo deste acima, disposto no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, em set. de 2017. 

Assim, podemos verificar que a violação gramatical se deu no plano do(a):

a) Segmentação de palavras.    

b) Sentido estabelecido entre as partes e o todo.    

c) Ambiguidade entre termos.    

d) Polissemia entre palavras homônimas e parônimas.    

e) Desrespeito ao Novo Acordo Ortográfico.    

8. (IFSC 2016) Considerando as palavras adolescentes, derrocada, necessário e professora, é CORRETO afirmar: 

a) As palavras derrocada e professora têm o mesmo número de sílabas.    

b) Todas as palavras são substantivos abstratos.    

c) A divisão silábica correta de adolescentes é: a-do-le-scen-tes, pois não se separam os encontros consonantais.    

d) Adolescentes é um substantivo sobrecomum.    

e) Todas as afirmativas estão corretas.   

9. (IFSP 2016) Quantos seres humanos a Terra seria capaz de suportar?

O número ideal seria entre  a  bilhões de pessoas. Atualmente, porém, a população é de  bilhões. Ou seja, já somos mais do que o dobro do que a Terra conseguiria abrigar de forma sustentável. De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), três fatores devem ser considerados para o cálculo: disponibilidade de comida, água e terra; padrão de consumo e capacidade do planeta de absorver a poluição; e número de pessoas. Para o pesquisador Alan Weisman, autor de Contagem Regressiva – A Nossa Última e Melhor Esperança para um Futuro na Terra, há um paradoxo. Não adianta aumentar a nossa capacidade de alimentar e manter bilhões de pessoas vivas se cada vez mais pessoas continuarem nascendo. "No início do século 20 éramos  bilhões e tínhamos vastas florestas, qualidade de vida, comida para todo mundo e pouca emissão de combustíveis fósseis. Ou seja, tínhamos um planeta saudável", afirma Weisman.

SACO SEM FUNDO

Com o avanço da tecnologia e da medicina, mais gente vive por mais tempo. Também produzimos mais grãos utilizando o mesmo espaço – atualmente, nos EUA, cerca de  dos grãos alimentam gado (que geram alimento para o homem). Porém, quanto mais comida produzimos, mais pessoas surgem para serem alimentadas.

ALÍVIO TEMPORÁRIO

A taxa de natalidade mundial está diminuindo. Atualmente muitas pessoas vivem nas cidades e as famílias não precisam ter tantas crianças (antigamente, os filhos eram importante força de trabalho na lavoura). Além disso, os lares estão cada vez menores e o custo de vida maior. Por tudo isso, pessoas urbanas têm cada vez menos filhos.

SOMOS EXAGERADOS

Desenvolvimento também não é garantia de abundância. Se toda a população consumisse como os americanos, a Terra não suportaria - precisaríamos do triplo de recursos existentes atualmente. Mas nem precisamos ir tão longe: com o consumo médio atual, já exploramos pelo menos duas vezes mais do que o planeta oferece.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

De acordo com Alan Weisman, podemos reduzir a quantidade de pessoas que vivem na Terra ao longo de três gerações sem tomar medidas extremas. "Há países que reduziram o número de habitantes apenas com distribuição de contraceptivos, educação e planejamento familiar, sem precisar obrigar as famílias a ter menos filhos".

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantos-seres-humanos-a-terra-seria-capaz-de-suportar

Considere o seguinte trecho: “Desenvolvimento também não é garantia de abundância.” A palavra grifada encontra-se acentuada porque:

a) é uma palavra paroxítona, terminada em ditongo oral.   

b) é uma palavra paroxítona terminada em ditongo decrescente nasal.   

c) é uma palavra oxítona terminada em a.   

d) é uma palavra em que há um hiato oral.   

e) é uma palavra oxítona terminada em hiato.   

10. (IFSC 2014) Os cargos públicos são os que mais desqualificam candidatos com tatuagens, dentre eles: agentes das polícias militar, civil e carreiras do exército. Para cargos que exigem que o funcionário trabalhe diretamente com o público, os candidatos tatuados costumam ser menos qualificados que os candidatos “limpos”.

Disponível em: TATUAGENS ATRAPALHAM NA HORA DE ARRUMAR UM EMPREGO? - http://www.abaratadigital.com/tatuagensatrapalham-na-hora-de-arrumar-um-emprego/ Acesso: 13 out. /2013. 

Com base na leitura do texto, assinale a alternativa CORRETA.

a) na palavra ‘tatuagens’ tem-se a presença de um ditongo, formado por duas vogais na mesma sílaba.   

b) as formas verbais ‘desqualificam’ e ‘exigem’ estão no pretérito perfeito.   

c) em ‘... candidatos menos qualificados...’ tem-se dois adjetivos qualificando o substantivo ‘candidatos’.   

d) no trecho “Os cargos públicos são os que mais desqualificam...”, o artigo definido ‘os’ aparece representado duas vezes.   

e) os termos ‘mais’ e ‘diretamente’ são advérbios, de intensidade e de modo, respectivamente.   







Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: