1.        b) posição dialética, que concebe os processos sociais como contraditórios.   

2.        01 + 02 + 08 = 11.

01) Para Thomas Kuhn, um bom exemplo de revolução científica é a mudança na explicação do sistema solar de geocêntrico, atribuída a Ptolomeu, para o heliocêntrico, atribuída a Copérnico.   

02) A descontinuidade na ciência é a sucessão histórica de teorias científicas que possuem princípios, conceitos, métodos e conhecimentos completamente diferentes. Por exemplo, a geometria euclidiana é diferente da geometria contemporânea.   

08) Karl Popper se opõe à noção de descontinuidade nasciências afirmando que a “falseabilidade” de uma teoria científica (a possibilidade de ser falsa), com o surgimento de fatos novos, é um critério que garante o progresso de uma ciência.   

3.        a) para Hannah Arendt, o entusiasmo extraordinário pelo que é novo se apresenta como um dos pontos centrais da crise na educação, uma vez que não é ensinado às crianças a ideia de que o mundo, a história e a tradição são anteriores a elas e que é pela compreensão desses elementos que estas podem vir a tornar-se cidadãs bem preparadas.    

4.        a) Para Hannah Arendt, é preciso um mínimo de conservadorismo para se garantir a produção de uma educação capaz de formar bem as crianças, pois todo ensino baseia-se em apelo a uma tradição que deve servir como base para o aparecimento do novo e do revolucionário.   

5.        b) Friedrich Nietzsche, ao buscar a explicação para o erro da confusão entre a causa e o efeito.   

6.        a) O filósofo lembra que a filosofia tem um potencial crítico que pode desagradar a políticos, poderosos e ao senso comum, tal como ocorreu na Grécia em relação a Sócrates.   

7.        d) apenas II e III.

8.        d) “essas virtudes formam a principal parte da moral”.

9.        c) denunciar o erro que tanto a moral quanto a religião cometem ao confundir “causa com efeito, ou a verdade com o efeito do que se considera como verdade”.

10.   d) são qualidades inatas passíveis de estímulo social.

11.   a) apenas I.

12.   a) I e II.

13.   b) Os críticos do recreio dirigido apontam riscos de heteronímia, implícitos nessa prática pedagógica.

14.   e) Há uma função pedagógica da arte que é traduzida pela ideia de que ela leva a conhecer o que escapa ao discurso da ciência e de outras linguagens discursivas.



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: