1.        d) 01 + 02 + 08 = 11.

2.        a) 04 + 08 = 12.

3.        c) Todas 01 + 02 + 04 + 08 = 15.

4.        c) 02 + 04 + 08 = 14.

5.        a) o problema do mythos era limitar-se ao que é visível e, por isso, não podia ser pensado.    

6.        e) o mito revela alguma coisa que é aceita sem contestação nem questionamento. Trata-se, portanto, de uma primeira narrativa que atribui sentido ao mundo.   

7.        d) o Mito na totalidade do real, não apresenta mais abrangência nem o distintivo existencial que havia na sua origem, isto é, no Mito primitivo.   

8.        c) Para Platão existe um único mundo sensível e inteligível, de forma que os homens devem aprender com a experiência a distinguir o conhecimento verdadeiro de impressões falsas dos sentidos. 

9.        d) apenas as afirmações I, II e IV estão corretas. 

10.   c) A narrativa mítico-religiosa representa um meio importante de difusão e manutenção de um saber prático fundamental para a vida cotidiana. 

11.   c) Os mitos homéricos serviram de base para a educação, formação e visão de mundo que o homem grego arcaico possuía. Em seus cânticos, Homero justapõe conceitos importantes como harmonia, proporção e questionamentos a respeito dos princípios, das causas e do porquê das coisas. Embora todas essas instâncias apresentavam-se como tal, os mitos não deixaram de lado o caráter mágico, fictício e fabular em que eram narrados. 

12.   b) A religião está associada à vida prática do grego, e transcende o ritual para ordenar todos os gestos da existência. 

13.   b) apenas V é falsa. 

14.   c) Na busca de um princípio fundante e ordenador de todas as coisas, como ocorre na mitologia grega, a narrativa mítica justifica as bases da legitimação de organização política e de coesão social. 

15.   a) o mito é uma experiência singular que continua dando sentido à existência humana. 

16.   c) Busca explicações suficientes sobre o lugar do homem no mundo, apelando ao sagrado. 

17.   d) o mito não distingue o plano natural do sobrenatural, sendo o conhecimento do sobrenatural superior.

18.   a) o papel exercido pelos poetas, responsáveis pela transmissão oral das tradições, dos mitos e da memória. 

19.   c) alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI. 

20.   b) “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.” (Santo Agostinho)



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: