1. (Enem PPL 2021) TEXTO I


TEXTO II

Arte japonesa

O zen (chán, em chinês) enfatiza a autoconfiança e a meditação, rejeitando os estudos tradicionais das escrituras budistas e a realização de complicados rituais. O zen foi introduzido no Japão no século XIII por monges japoneses que viajaram à China a fim de estudar as mais recentes doutrinas. A simplicidade e a autodisciplina rígida ensinadas pelos mestres zen atraíram a classe dos samurais (guerreiros), e muitos templos zen foram construídos no Japão entre os séculos XIII e XV.

ARICHI, M. In: FARTHING, S. (Ed.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

A obra Floresta de pinheiros, do artista Hasegawa Tohaku, expressa influências do zen-budismo ao

a) apresentar uma cena completa ao espectador.   

b) criar uma atmosfera propícia à contemplação.   

c) transmitir os valores de um ideal guerreiro.   

d) desafiar os paradigmas estéticos vigentes.   

e) mimetizar espaços de culto religioso.   

2. (Uem 2022) Sobre construções modernas e contemporâneas e materiais empregados, assinale o que for correto.

01) O uso do ferro em grandes edifícios, como mercados, estações ferroviárias e teatros, ocorreu no Brasil a partir do final do século XIX.   

02) O edifício do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetado na década de 1930, possui painéis de Candido Portinari no térreo. É um exemplar da arquitetura modernista brasileira.   

04) Os pilotis foram elementos pouco utilizados na arquitetura modernista brasileira porque, ao longo do século XX, não se dominou a técnica do concreto armado.   

08) O avanço da técnica construtiva possibilitou a construção de arranha-céus, ou seja, de edifícios com grande altura. O edifício Martinelli, em São Paulo, é um dos primeiros construídos no país.   

16) As construções contemporâneas utilizam novas tecnologias como o aço e as estruturas metálicas, que não se compatibilizam com materiais antigos, como o vidro.   

3. (Enem PPL 2021) Foi no século XVIII, nas terras de uma fazenda, que surgiu a Vila Distinta e Real de Sobral. O desenvolvimento da localidade se deu por estar próxima ao Rio Acaraú, que ligava os estados de Pernambuco, Piauí e Maranhão. O tombamento de Sobral trouxe, ainda, como peculiaridade no Ceará o envolvimento dos moradores. Quem passa pela cidade pode ver construções que trazem os estilos coloniais, ecléticos, art déco e vernaculares.

No interior do Ceará, município de Sobral guarda a arte colonial brasileira. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).

A condição atribuída ao complexo arquitetônico da cidade, conforme mencionada no texto, proporcionou a

a) harmonização de espaços sociais.   

b) valorização de reservas ecológicas.   

c) ampliação de conjuntos residenciais.   

d) manutenção de comunidades de pescadores.   

e) preservação de artefatos de memória.   

4. (CFTMG 2017) A Pampulha se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade. A decisão foi tomada durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em Istambul, na Turquia, em julho de 2016.

Disponível em http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/07. Acesso em 18 set. 2016.

A decisão da UNESCO sobre a Pampulha demonstra o(a)

a) apoio ao movimento artístico dos mineiros.   

b) valorização imobiliária da região da lagoa.   

c) influência da política cultural brasileira.   

d) importância da arquitetura modernista.   

5. (Enem PPL 2012) 

Rompendo com as paredes retas e com a geometrização clássica acadêmica, os arquitetos modernistas desenvolveram seus projetos graças também a um momento de industrialização e modernização do Brasil. Observando a imagem apresentada, analisa-se que  

a) Niemeyer projetou os edifícios de Brasília com a intenção de impor a arquitetura sobre a natureza, seguindo os princípios da arquitetura moderna.    

b) o Palácio da Alvorada, em Brasília, na posição horizontal, permite fazer uma integração do edifício com a paisagem do cerrado e o horizonte, um conceito de vanguarda para a arquitetura da época.    

c) Niemeyer projetou o Palácio da Alvorada com colunas de linhas quebradas e rígidas, com o propósito de unir as tendências recentes da arquitetura moderna, criando um novo estilo.    

d) os prédios de Brasília são elevados e sustentados por colunas, deixando um espaço livre sob o edifício, com o objetivo de separar o ambiente externo do interno, trazendo mais harmonia à obra.    

e) Niemeyer projetou os edifícios de Brasília com espaços amplos, colunas curvas, janelas largas e grades de proteção, separando os jardins e praças da área útil do prédio.   

6. (Enem 2021) 

A revolução estética brasiliense empurrou os designers de móveis dos anos 1950 e início dos 1960 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios. Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.

CHAVES, D. Disponível em: www.veja.abril.com.br. Acesso em. 29 jul. 2010.

Na reportagem sobre os 50 anos de Brasília, de Débora Chaves, com a reprodução fotográfica de cadeiras e poltronas de Sérgio Rodrigues, verifica-se que os elementos da estética brasiliense

a) aparecem definidos nas linhas retas dos objetos.   

b) expressam o desenho rebuscado por meio das linhas.   

c) mostram a expressão assimétrica das linhas curvas suaves.   

d) apontam a unidade de matéria-prima utilizada em sua fabricação.   

e) surgem na simplificação das informações visuais de cada composição.   

 7. (Uel 2020) Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento. Em suas diversas manifestações, promovem exposição, documentação e preservação dos patrimônios naturais, culturais e científicos, os quais, ao longo do tempo, se transformaram em instituições sociais e educativas. São espaços de conhecimento e se destacam pela arquitetura executada em determinado contexto histórico, social e geográfico.

Com base nos conhecimentos sobre arte arquitetônica, relacione as figuras a seguir com suas respectivas características arquitetônicas.

(A) Retomada dos modelos clássicos, buscava a perfeição e a beleza por meio do uso de formas equilibradas, proporcionais e harmoniosas, que visavam à simetria e à ordem. Uso de arcos, abóbadas, cúpulas e colunas.

(B) Valorização do passado histórico e baseada nos ideais iluministas, busca o racionalismo e o academicismo. Uso da proporção e da clareza, da simplicidade e do equilíbrio das formas, visando à harmonia e à beleza estética.

(C) Uso de materiais de alta tecnologia, valorização da população usuária na elaboração dos projetos, contribuindo para uma arquitetura mais humana e ambiental, preocupada com a preservação de recursos naturais.

(D) Mistura de várias tendências, utilizando formato irregular, incomum, pisos abertos, grandes dimensões e diversidade de materiais, privilegiando a funcionalidade, o conforto, o design orgânico e a economia verde.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) I-A, II-C, III-B, IV-D   

b) I-A, II-D, III-B, IV-C   

c) I-B, II-D, III-A, IV-C   

d) I-B, II-C, III-A, IV-D   

e) I-D, II-C, III-A, IV-B   

8. (Enem PPL 2018) TEXTO I

TEXTO II

Manuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830), assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de partida para a seleção iconográfica das suas composições, que então recriava com inventiva liberdade.

Se Mário de Andrade houvesse conseguido a oportunidade de acesso aos meios de aproximação ótica da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde, imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa terra, em pleno século XVIII.

FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

O Texto II destaca a inovação na representação artística setecentista, expressa no Texto I pela

a) reprodução de episódios bíblicos.    

b) retratação de elementos europeus.    

c) valorização do sincretismo religioso.    

d) recuperação do antropocentrismo clássico.    

e) incorporação de características identitárias.   

9. (Enem PPL 2018)  

Os azulejos das fachadas do centro histórico de São Luís (MA) integram o patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco. A técnica artística utilizada para a produção desses revestimentos advém das

a) confluências de diferentes saberes do Oriente Médio e da Europa.    

b) adequações para aproveitamento da mão de obra local.    

c) inovações decorrentes da Revolução Industrial.    

d) influências das culturas francesa e holandesa.    

e) descobertas de recursos naturais na Colônia.    

10. (Uem 2021) Sobre as esculturas em diferentes períodos, assinale o que for correto.

01) O mármore foi um material muito utilizado nas esculturas romanas, como nos bustos de pessoas importantes.   

02) As esculturas góticas são consideradas atualmente como de proporções perfeitas e mais próximas da realidade do corpo humano.   

04) O estudo da anatomia foi determinante para as representações escultóricas dos artistas na época do Renascimento.   

08) Aleijadinho foi um escultor reconhecido por ter introduzido em suas obras uma nova técnica conhecida como “pau a pique”.   

16) Marcado por uma estética geométrica, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, pode ser considerado uma grande escultura em estilo art déco.   








Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: