1.
b) é
um setor da produção capitalista que visa ao lucro e também ao controle das
massas.
2.
a) Somente as
afirmativas I e II são corretas.
3.
c) F, V, V, V.
4.
b)
O pensamento iluminista
busca superar a sacralização da realidade e coloca o homem como centro da
reflexão, de modo que a razão humana passa a ser parâmetro do conhecimento.
5.
e)
ilusão da
contemporaneidade.
6.
01
+ 02 + 04 = 07.
7.
e)
O esclarecimento se
caracteriza por uma explicação baseada no cálculo, do que resulta uma
compreensão da natureza como algo a ser conhecido e dominado.
8.
c)
que expressa o controle
disfarçado dos consumidores no campo da cultura.
9.
01
+ 02 + 08 + 16 = 27.
10. a) lado efêmero e restritivo da indústria cultural.
11. a) A impossibilidade de
uma audição concentrada e de uma concentração atenta relaciona-se ao fato de
que a música tornou-se um produto de consumo, encobrindo seu poder crítico.
12. b) Adorno e Horkheimer
concordavam que o progresso científico não consegue superar o mito, mas se
torna um tipo de concepção mítica incapaz de discriminar o que é certo do que é
errado moralmente.
13. d) Tanto a música séria
quanto a ligeira foram transformadas em mercadoria com o avanço da produção
industrial.
14. b) Somente as afirmativas
I e III são corretas.
15. c) I e IV
16. b) É principalmente
técnico e carente de conteúdo racional por si mesmo.
17. d) Padroniza e nivela a
subjetividade e o gosto de seus consumidores.
18. e) Contrariando a tese do
projeto iluminista que opõe mito e iluminismo, os autores entendem que há uma
dialética entre essas duas dimensões que resulta no domínio perpetrado pela
razão instrumental.
19. c) A indústria cultural
planeja seus produtos determinando o que os consumidores desejam de acordo com
critérios mercadológicos. Para atingir seus objetivos comerciais, ela cria o
desejo, mas, ao mesmo tempo, o indivíduo é privado do acesso ao prazer e à
satisfação prometidos.
20. a) Há um círculo vicioso
que envolve o processo de trabalho e os momentos de lazer. Com o objetivo de
fugir do trabalho mecanizado e repor as forças, o indivíduo busca refúgio no
lazer, porém o lazer se estrutura com base na mesma lógica mecanizada do
trabalho.
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