1.        b) é um setor da produção capitalista que visa ao lucro e também ao controle das massas.   

2.        a) Somente as afirmativas I e II são corretas.   

3.        c) F, V, V, V.   

4.        b) O pensamento iluminista busca superar a sacralização da realidade e coloca o homem como centro da reflexão, de modo que a razão humana passa a ser parâmetro do conhecimento.

5.        e) ilusão da contemporaneidade.

6.        01 + 02 + 04 = 07.

7.        e) O esclarecimento se caracteriza por uma explicação baseada no cálculo, do que resulta uma compreensão da natureza como algo a ser conhecido e dominado.

8.        c) que expressa o controle disfarçado dos consumidores no campo da cultura.

9.        01 + 02 + 08 + 16 = 27.

10.   a) lado efêmero e restritivo da indústria cultural.

11.   a) A impossibilidade de uma audição concentrada e de uma concentração atenta relaciona-se ao fato de que a música tornou-se um produto de consumo, encobrindo seu poder crítico.

12.   b) Adorno e Horkheimer concordavam que o progresso científico não consegue superar o mito, mas se torna um tipo de concepção mítica incapaz de discriminar o que é certo do que é errado moralmente.  

13.   d) Tanto a música séria quanto a ligeira foram transformadas em mercadoria com o avanço da produção industrial.

14.   b) Somente as afirmativas I e III são corretas.   

15.   c) I e IV

16.   b) É principalmente técnico e carente de conteúdo racional por si mesmo.

17.   d) Padroniza e nivela a subjetividade e o gosto de seus consumidores.  

18.   e) Contrariando a tese do projeto iluminista que opõe mito e iluminismo, os autores entendem que há uma dialética entre essas duas dimensões que resulta no domínio perpetrado pela razão instrumental.

19.   c) A indústria cultural planeja seus produtos determinando o que os consumidores desejam de acordo com critérios mercadológicos. Para atingir seus objetivos comerciais, ela cria o desejo, mas, ao mesmo tempo, o indivíduo é privado do acesso ao prazer e à satisfação prometidos.

20.   a) Há um círculo vicioso que envolve o processo de trabalho e os momentos de lazer. Com o objetivo de fugir do trabalho mecanizado e repor as forças, o indivíduo busca refúgio no lazer, porém o lazer se estrutura com base na mesma lógica mecanizada do trabalho.   



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: