1.       a) Agentes infecciosos conseguem infectar células humanas porque interagem com receptores celulares específicos, enganando esse sistema de reconhecimento que permite a entrada desses agentes nas células.   

2.        01 + 02 + 04 + 08 = 15.

01) A passagem da água pela membrana ocorre através da bicamada lipídica e a partir de proteínas especiais chamadas de aquaporinas.   

02) A água difunde-se pela membrana de modo a diluir o lado mais concentrado, ou seja, difunde-se da solução hipotônica para a hipertônica.   

04) Tanto as proteínas de membrana como os lipídeos de membrana apresentam, na sua estrutura, porções polares e apolares.   

08) A fibrose cística é uma doença autossômica.   

3.        c) 3. Proteína integral.    

4.        c) Anfifílica.   

5.        d) com maior volume, pois está em meio hipotônico.   

6.        c) aumento do vacúolo com diluição do pigmento no seu interior.   

7.        c) observou apenas células íntegras de algas, e na solução aquosa identificou apenas moléculas de hemoglobina.

8.        e) III e II.   

9.        d) Proteínas presentes na membrana plasmática podem atuar no transporte de algumas moléculas, como a glicose, por exemplo. Esse mecanismo de transporte é chamado de difusão facilitada, ocorre de uma região de maior concentração da substância em direção a uma região de menor concentração. Não apresenta gasto de energia.   

10.   d) permeável, haverá migração de soluto da coluna B para a coluna A, fazendo com que as concentrações de soluto se igualem, fenômeno denominado difusão simples.   

11.   e) Essa via de sinalização celular é responsável pela ativação da glicogenólise.   

12.   d) A região dos pelos radiculares das plantas tem maior concentração de solutos que a água do solo, de modo que a água entra no interior das raízes por osmose.   

13.   d) o gradiente eletroquímico gerado na membrana interna promove a síntese de ATP.   

14.   c) S possui uma porção polar e uma porção apolar.   

15.   c) endocitose.   

16.   e) a conformação estrutural das proteínas do receptor do hormônio, presente na membrana plasmática da célula.   

17.   a) glicídeo, lipídeo, água e ácido nucleico.    

 

18.   b) II   

19.   d) Lipídeos e Proteínas – Mosaico fluido.   

20.   c) Fagossomo e Lisossomo.   

 

21.   b) aumente o seu volume.   

22.   a) O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, no qual a membrana apresenta um mosaico de moléculas proteicas que se movimentam em uma dupla camada fluída de lipídeos.   

23.   e) difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração.    

24.   e) osmose.    

25.   a) Mitocôndrias com membranas internas e externas nas células eucariontes; e constituição de dupla camada lipoproteica nas membranas de ambas as células.   


Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: