1. (Ufpr 2023) A membrana celular, por delimitar o meio intra e extracelular, funciona como uma “portaria” controlando o intercâmbio de substâncias, recebendo e emitindo sinais. Para cumprir essas diversas funções, a membrana conta com estruturas e sistemas especializados, como por exemplo os receptores de membrana, responsáveis pela detecção de estímulos diversos, inclusive agentes invasores, e as proteínas, que atuam no transporte de substâncias. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

a) Agentes infecciosos conseguem infectar células humanas porque interagem com receptores celulares específicos, enganando esse sistema de reconhecimento que permite a entrada desses agentes nas células.   

b) A passagem da água para fora da célula, em resposta à inserção desta em um meio concentrado em solutos, é feita por meio das bombas iônicas.   

c) A bicamada fosfolipídica da membrana celular é altamente permeável a moléculas hidrofílicas, uma vez que delimita o compartimento celular em ambientes aquosos.   

d) Os receptores de membrana responsáveis por detectar os estímulos são estruturas compostas por lipídio e fosfato, formando moléculas denominadas fosfolipídios que contêm uma cauda apolar e uma cabeça polar.   

e) Os vírus, parasitas intracelulares obrigatórios, infectam células humanas por meio do processo de exocitose.   

2. (Uepg 2022) A fibrose cística é uma doença hereditária humana decorrente da mutação no gene que codifica a proteína de membrana CFTR, presente no cromossomo 7. Tal mutação interfere na inserção da CFTR na membrana plasmática, resultando na exportação diminuída de íons cloro e consequentemente de água através da membrana plasmática de células epiteliais que revestem as vias aéreas. Em decorrência disso, o muco que reveste a superfície dos alvéolos pulmonares torna-se desidratado e espesso, e há a redução da eficiência respiratória. Com base no texto, na figura abaixo e nos seus conhecimentos, assinale o que for correto.



01) A passagem da água pela membrana ocorre através da bicamada lipídica e a partir de proteínas especiais chamadas de aquaporinas.   

02) A água difunde-se pela membrana de modo a diluir o lado mais concentrado, ou seja, difunde-se da solução hipotônica para a hipertônica.   

04) Tanto as proteínas de membrana como os lipídeos de membrana apresentam, na sua estrutura, porções polares e apolares.   

08) A fibrose cística é uma doença autossômica.   

3. (Integrado - Medicina 2022) Considere a figura do modelo mosaico fluido de uma membrana plasmática.


Assinale a alternativa cujas estruturas indicadas na figura (1, 2, 3, 4 e 5) estão corretamente identificadas. 

a) 1. bicamada glicoproteica.   

b) 2. lipídio periférico.   

c) 3. Proteína integral.    

d) 4. carboidrato transmembrana.

e) 5. colesterol de superfície.   

4. (Fcmmg 2022) Lipossomos são pequenas vesículas formadas por bicamada de fosfolipídios que se organizam espontaneamente em meio aquoso, como representado na figura abaixo. Devido ao fato de possuírem características muito parecidas com a membrana celular dos animais, estas vesículas são comumente utilizadas como carreadores de fármacos no tratamento de doenças, tais como o câncer. Este arranjo característico dos lipossomos é possível porque os fosfolipídios apresentam uma natureza específica.

Disponível em: https://cientistasfeministas.wordpress.com/2018/10/04/o-que-sao-lipossomas-ecomo-eles-podem-auxiliar-no-combate-de-doencas/. Acesso 30/04/22.

Assinale a alternativa CORRETA que representa a característica molecular/bioquímica do fosfolipídio, constituinte do lipossomo.

a) Apolar   

b) Hidrofóbica.   

c) Anfifílica.   

d) Hidrofílica.   

5. (Fmp 2022) Uma célula artificial, contendo uma solução aquosa envolta por uma membrana de permeabilidade seletiva, foi imersa em um recipiente que contém uma solução diferente, como apresentado na figura abaixo.

Sabendo-se que a membrana é permeável a monossacarídeos, mas é impermeável a dissacarídeos, após algum tempo, a célula artificial ficará

a) flácida, pois está em meio hipotônico.   

b) murcha, pois está em meio hipertônico.   

c) túrgida, pois está em meio hipertônico.   

d) com maior volume, pois está em meio hipotônico.   

e) com maior volume, pois está em meio hipertônico.   

6. (Enem 2022) As células da epiderme da folha da Tradescantia pallida purpurea, uma herbácea popularmente conhecida como trapoeraba-roxa, contém um vacúolo onde se encontra um pigmento que dá a coloração arroxeada a esse tecido. Em um experimento, um corte da epiderme de uma folha da trapoeraba-roxa foi imerso em ambiente hipotônico e, logo em seguida, foi colocado em uma lâmina e observado em microscópio óptico.

Durante a observação desse corte, foi possível identificar o(a)

a) acúmulo do solvente com fragmentação da organela.   

b) rompimento da membrana celular com liberação do citosol.   

c) aumento do vacúolo com diluição do pigmento no seu interior.   

d) quebra da parede celular com extravasamento do pigmento.   

e) murchamento da célula com expulsão do pigmento do vacúolo.   

7. (Unesp 2022) Em um tubo de ensaio contendo apenas água destilada, um pesquisador colocou igual número de células íntegras de hemácias e de algas verdes unicelulares (clorofíceas). Após uma hora, o tubo foi centrifugado e o material precipitado foi recolhido com uma pipeta, gotejado sobre uma lâmina de vidro e observado ao microscópio óptico, no qual seria possível identificar a presença de células íntegras. Em seguida, a solução acima do precipitado foi recolhida e submetida à análise bioquímica para a possível identificação de moléculas de hemoglobina ou de clorofila.

Nesse experimento, ao microscópio, o pesquisador

a) não observou células íntegras de hemácias ou algas, e na solução aquosa identificou moléculas de hemoglobina e de clorofila.   

b) observou apenas células íntegras de hemácias, e na solução aquosa identificou apenas moléculas de clorofila.   

c) observou apenas células íntegras de algas, e na solução aquosa identificou apenas moléculas de hemoglobina.

d) observou células íntegras de hemácias e algas, e na solução aquosa não identificou moléculas de hemoglobina ou de clorofila.   

e) observou células íntegras de hemácias e algas, e na solução aquosa identificou moléculas de hemoglobina e de clorofila.   

8. (Unichristus - Medicina 2022) As figuras I, II e III, a seguir, ilustram três recipientes com solução de NaCℓ (cloreto de sódio) em diferentes concentrações, contendo células vegetais que podem ser observadas em diferentes condições osmóticas. As setas, nessas figuras, representam o fluxo de água entre o vacúolo celular e a solução do recipiente.


Células em condições de plasmólise e de turgescência estão ilustradas, respectivamente, nas figuras

a) I e II.   

b) II e I.   

c) II e III.   

d) III e I.   

e) III e II.   

9. (Integrado - Medicina 2022) A membrana plasmática em uma célula é a grande responsável pelo controle da passagem de substâncias da região extracelular para intracelular e também no sentido contrário. Isso é chamado de permeabilidade seletiva e resulta da presença de diversos tipos de transporte.

Em relação a esses mecanismos de transporte na membrana plasmática, marque a resposta correta.

a) A osmose é um transporte que ocorre sem gasto de energia. Nele, percebe-se o deslocamento de soluto da região hipertônica (maior concentração) em direção à região hipotônica (menor concentração).   

b) A difusão simples ocorre com a passagem de solvente da região de menor concentração em direção à região de maior concentração. Essa diluição torna possível o equilíbrio entre regiões distintas, deixando o meio isotônico.   

c) A bomba de sódio e potássio é um processo que ocorre contra o gradiente de concentração, bombeando sempre altas concentrações de potássio para o meio extracelular e grandes quantidades de sódio para o meio intracelular. É um mecanismo que ocorre sem gasto de energia.   

d) Proteínas presentes na membrana plasmática podem atuar no transporte de algumas moléculas, como a glicose, por exemplo. Esse mecanismo de transporte é chamado de difusão facilitada, ocorre de uma região de maior concentração da substância em direção a uma região de menor concentração. Não apresenta gasto de energia.   

e) A fagocitose é um processo que ocorre sem gasto de energia e possibilita à célula lançar estruturas moleculares do meio intracelular para o meio extracelular.   

10. (Fcmscsp 2022) Analise a ilustração de um experimento em que uma membrana separa uma solução hipotônica de uma solução hipertônica, ambas soluções contidas no interior de um tubo formado por duas colunas A e B.

Considerando o transporte de substâncias entre as duas soluções, se a membrana for

a) semipermeável, haverá migração de água da coluna B para a coluna A fazendo com que ocorra a elevação desta última, fenômeno denominado osmose.   

b) semipermeável, haverá migração de soluto da coluna B para a coluna A, fazendo com que as concentrações de soluto se igualem, fenômeno denominado difusão simples.   

c) permeável, haverá migração de água da coluna A para a coluna B, fazendo com que as concentrações de solvente se igualem, fenômeno denominado difusão facilitada.   

d) permeável, haverá migração de soluto da coluna B para a coluna A, fazendo com que as concentrações de soluto se igualem, fenômeno denominado difusão simples.   

e) semipermeável, haverá migração de água da coluna A para a coluna B, fazendo com que os níveis das duas colunas se igualem, fenômeno denominado osmose.   

11. (Fuvest-Ete 2022) A figura ilustra a sinalização celular a partir da ativação de um receptor acoplado à proteína G, seguida da ativação da adenililciclase e síntese do AMP cíclico (cAMP):

Escolha a alternativa correta sobre os eventos relacionados a esse processo de sinalização celular:

a) Este é o mecanismo de sinalização utilizado pelo hormônio insulina.   

b) O cAMP produzido é considerado o primeiro mensageiro.   

c) O cAMP é um modulador alostérico que ativa uma proteína quinase ao ligar-se a ela de forma covalente.   

d) A subunidade da proteína G sintetiza GTP a partir de GDP.   

e) Essa via de sinalização celular é responsável pela ativação da glicogenólise.   

12. (Ufpr 2022) No que diz respeito aos mecanismos de transporte transmembranar, assinale a alternativa correta.

a) No epitélio intestinal dos animais, as especializações da membrana chamadas de microvilosidades reduzem a área de absorção, evitando o transporte por endocitose.   

b) Na difusão simples, a passagem de substâncias através da membrana ocorre a favor do gradiente de concentração, com gasto de ATP.   

c) Nos neurônios, o potencial de repouso da membrana é mantido pela difusão facilitada chamada de bomba sódio-potássio.   

d) A região dos pelos radiculares das plantas tem maior concentração de solutos que a água do solo, de modo que a água entra no interior das raízes por osmose.   

e) O transporte ativo é caracterizado pela passagem de substâncias a favor do gradiente de concentração, com o auxílio de proteínas carreadoras chamadas de permeases.   

13. (Fuvest-Ete 2022) A Teoria Quimiosmótica de Mitchell propõe que

a) o fluxo dos prótons nos complexos da cadeia respiratória gera um gradiente eletroquímico.   

b) elétrons são transportados da matriz mitocondrial para o espaço intermembranas, gerando um gradiente eletroquímico.   

c) prótons são transportados da matriz mitocondrial para o espaço intermembranas por transporte passivo.   

d) o gradiente eletroquímico gerado na membrana interna promove a síntese de ATP.   

e) a membrana interna da mitocôndria é permeável aos prótons, facilitando o reestabelecimento das cargas.   

14. (Fuvest-Ete 2022) O vírus SARS-CoV-2 tem na sua estrutura uma molécula de RNA, uma bicamada lipídica e quatro proteínas estruturais: N (nucleocapsídeo viral), M (proteína de membrana), S (glicoproteina de pico, ou spike) e E (proteína de envelope). N envolve o genoma do vírus; M, S e E ficam ligadas à bicamada lipídica. M é importante para a estabilidade e montagem do vírus. S é responsável por se ligar à porção polar de receptores da célula hospedeira e iniciar a invasão viral. E forma um canal iônico na membrana do vírus. Sobre essas proteínas, é correto afirmar que

a) N está associada ao DNA do vírus.   

b) M não possui porções apolares.   

c) S possui uma porção polar e uma porção apolar.   

d) E está associada a açúcares.   

e) N, M e S são proteínas globulares.   

15. (Pucrs Medicina 2022) A proteína Spike é a molécula presente no capsídeo do coronavírus (SARS-CoV-2), que se liga à célula hospedeira por meio de receptores de membrana ACE 2. A partir dessa interação proteína-receptor, espera-se que a infecção viral se inicie com a entrada do vírus na célula que será parasitada por

a) osmose.   

b) pinocitose.   

c) endocitose.   

d) clasmocitose.   

16. (Unesp 2021) Uma comunidade de equatorianos com nanismo apresenta a rara Síndrome de Laron, também observada em populações judias do Mediterrâneo. Pessoas com essa síndrome carregam uma mutação no gene que determina a produção de uma proteína que compõe o receptor do hormônio de crescimento (GH). O hormônio circula no sangue da pessoa, mas o organismo não reage a ele, o que impede o desenvolvimento pleno de seus corpos.

(Hugo Aguilaniu. https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 02.04.2020. Adaptado.)

A mutação responsável pela Síndrome de Laron compromete

a) o equilíbrio do pH do meio intracelular, provocando a desnaturação das proteínas do receptor do hormônio.   

b) a formação de vesículas de secreção no complexo golgiense, que contêm as proteínas do receptor do hormônio.   

c) a polimerização adequada dos aminoácidos das proteínas do receptor do hormônio, realizada pelos ribossomos.   

d) a transcrição do RNA mensageiro, responsável pela informação da produção das proteínas do receptor do hormônio.   

e) a conformação estrutural das proteínas do receptor do hormônio, presente na membrana plasmática da célula.   

17. (Fuvest 2020) Analise o esquema de uma célula adulta.

As estruturas I, II, III e IV caracterizamse pela presença, respectivamente, de

a) glicídeo, lipídeo, água e ácido nucleico.    

b) proteína, glicídeo, água e ácido nucleico.    

c) lipídeo, proteína, glicídeo e ácido nucleico.   

d) lipídeo, glicídeo, ácido nucleico e água.    

e) glicídeo, proteína, ácido nucleico e água.    

18. (Enem 2019) A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.



Assim, existem bicamadas lipídicas com diferentes composições de fosfolipídios, como as mostradas de I a V.

Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez?

a) I   

b) II   

c) III   

d) IV   

e) V   

19. (Ufjf-pism 1 2020) Um professor do ensino médio de uma tradicional escola de Juiz de Fora resolveu fazer uma aula prática sobre membrana plasmática com seus alunos. Ele criou em laboratório células com as superfícies fluorescentes para o estudo do modelo proposto por Singer e Nicolson. Neste experimento, ele usou uma célula com a superfície fluorescente e observou-a em microscópio acoplado a um laser. O laser utilizado neste caso é capaz de degradar a fluorescência conjugada às moléculas na superfície celular. Iniciado o experimento, ele expôs um ponto específico da célula ao laser. Após cinco minutos de exposição da incidência do laser, observou que a região exposta perdia a fluorescência, mas o restante da célula continuava fluorescente. Entretanto, após uma hora de exposição, no mesmo ponto focal, toda a célula perdia a fluorescência. Baseado nesse experimento responda à questão abaixo.

Quais moléculas perderam a fluorescência e qual é o modelo evidenciado neste experimento?

a) Lipídeos e Glicolipídeos – Mosaico fluido.   

b) Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico fluido.   

c) Lipídeos e Proteínas – Mosaico simétrico.   

d) Lipídeos e Proteínas – Mosaico fluido.   

e) Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico simétrico.   

20. (Ufjf-pism 1 2020) Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. São responsáveis por combater infecções. Eles são capazes de fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista cultivou in vitro os neutrófilos com bactérias Gram positivas, as quais apresentavam a parede celular verde fluorescente. Uma hora após a infecção o cientista observou os neutrófilos ao microscópio, e verificou a fluorescência verde em organelas dentro dessas células.

Neste experimento quais organelas celulares podem ser visualizadas pelo cientista, com a coloração verde-fluorescente?

a) Mitocôndria e Núcleo.   

b) Peroxissomo e Fagossomo.   

c) Fagossomo e Lisossomo.   

d) Mitocôndria e Complexo de Golgi.   

e) Complexo de Golgi e Núcleo.   

21. (Cftmg 2020) O glicogênio é uma reserva energética em animais, formado por milhares de unidades de glicose. O principal órgão de armazenamento concentrado desse polissacarídeo é o fígado. Em situações de hipoglicemia, as células-alfa do pâncreas liberam o hormônio glucagon, que promove o aumento da glicemia por meio da degradação do glicogênio hepático em glicose, tornando-a disponível para ser transportada para o sangue.

Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/efeitos-do-glucagon-no-organismo/34855>. Acesso em: 19 de setembro de 2019. (adaptado)

Uma vantagem do armazenamento de glicose na forma de glicogênio é que o mesmo reduz a osmolaridade, evitando que a célula

a) gere muita energia.   

b) aumente o seu volume.   

c) perca moléculas de glicose.   

d) fique resistente ao glucagon.   

22. (Ufms 2019) Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana citoplasmática. Além de separar o interior da célula (meio intracelular) do ambiente externo (meio extracelular), a membrana regula a entrada e a saída de substâncias, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida, diferente do meio extracelular.

Sobre a membrana plasmática, assinale a alternativa correta.

a) O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, no qual a membrana apresenta um mosaico de moléculas proteicas que se movimentam em uma dupla camada fluída de lipídeos.   

b) A membrana plasmática é responsável por dar forma à célula, participa do transporte de substâncias e, além disso, participa da produção de proteínas nas células.   

c) O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, no qual a membrana participa ativamente da síntese proteica, sendo sua principal função a secreção celular e o deslocamento dessas substâncias para o exterior da célula, que se movimentam em uma dupla camada fluida de lipídeos.   

d) A membrana plasmática tem a função de regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio, o que é feito por meio de uma propriedade chamada impermeabilidade seletiva. Além disso, a membrana plasmática intervém nos mecanismos de reconhecimento celular, por meio de receptores específicos.   

e) A membrana plasmática é dotada de diversas especializações que costumam não variar de acordo com as diferenciações celulares. Entre essas especializações, temos as microvilosidades, as invaginações de base, os desmossomos, as cutículas, as ceras e os cimentos intercelulares.   

23. (Enem 2019) Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão.

O sal foi absorvido pelas batatas por

a) osmose, por envolver apenas o transporte do solvente.    

b) fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida.    

c) exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata.    

d) pinocitose, porque o sal estava diluído na água quando foi transportado.    

e) difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração.    

24. (IFPE 2019) Não é nada fácil sobreviver à deriva em alto mar. O Sol queima a pele impunemente, não é fácil conseguir comida e toda a água que rodeia o náufrago não serve para matar a sede. O que fazer em tal situação? Vamos por partes. Primeiro, entendendo por que não é recomendável beber a água do mar. O problema está na concentração de sal - muito mais alta que a do nosso organismo. Quando bebemos água muito salgada, por mais contraditório que pareça, nós, na verdade, acabamos desidratados. Isso se deve a um processo (1) no qual a água do mar “rouba” a água presente nas células do corpo, numa tentativa de equilibrar a concentração de sal dentro e fora das células. Tomar água salgada levaria à morte em um ou dois dias, dependendo da quantidade de água ingerida.

CYMBALUK, Fernando. À deriva no oceano? Veja por que beber água do mar causa desidratação. Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/09/28/e-possivel-sobreviver-a-deriva-filtrando-agua-do-mar-com-a-roupa.htm?cmpid=copiaecola >. Acesso em: 09 out. 2018 (adaptado).

O processo (1), descrito no texto acima, refere-se à 

a) fagocitose.    

b) difusão.    

c) bomba de sódio e potássio.    

d) difusão facilitada.    

e) osmose.    

25. (Fgv 2018) As células procariontes e as células eucariontes diferenciam-se e assemelham-se em diversos aspectos, como, por exemplo, quanto à presença de membranas internas, constituindo as organelas e o envoltório nuclear, e quanto à constituição dos envoltórios membranosos.

Assinale a alternativa que cita, correta e respectivamente, uma diferença e uma semelhança relacionadas às membranas das células procariontes e eucariontes.

a) Mitocôndrias com membranas internas e externas nas células eucariontes; e constituição de dupla camada lipoproteica nas membranas de ambas as células.   

b) Ribossomos com membranas simples nas células procariontes; e constituição de glicoproteínas e glicolipídios nas membranas de ambas as células.   

c) Cloroplastos com clorofila imersa nas membranas internas nas células eucariontes; e constituição de dupla camada celulósica nas membranas de ambas as células.   

d) Lisossomos contendo enzimas digestivas nas células procariontes; e constituição de dupla camada proteica nas membranas de ambas as células.   

e) Ribossomos aderidos às membranas do retículo rugoso nas células eucariontes; e constituição de polissacarídeos nas membranas de ambas as células.   






Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: