1. (Espcex (Aman) 2022) Leia o texto a seguir e resolva a questão:

Soldados recebem palestra sobre ansiedade e depressão

Cascavel (PR) – O 15º Batalhão Logístico promoveu, no dia 11 de março, uma palestra com o tema “Ansiedade e Depressão na Juventude”. A atividade foi voltada para os jovens soldados recém-incorporados às fileiras do Exército. Colaborou com a atividade o Dr. Marco Antônio da Silva Cristovam, professor e médico pediatra com área de atuação em Medicina do Adolescente. A atividade faz parte do Programa de Valorização da Vida.”

Fonte: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito. Acessado em 16 MAR 21.

Atualmente, medicamentos à base de sais de lítio (Li) vêm sendo empregados para o tratamento de casos de depressão em pacientes maníaco-depressivos. A respeito do elemento químico lítio e de suas espécies químicas, avalie as seguintes afirmativas:

I. Um átomo neutro de lítio com número de massa 7 possui 3 prótons, 3 elétrons e 4 nêutrons.

II. O íon Li1+ possui distribuição eletrônica semelhante à de um átomo neutro de berílio.

III. O átomo de lítio é o que possui o menor raio atômico dentre os metais alcalinos.

IV. O estabelecimento da ligação química entre um átomo de lítio e um átomo de cloro, no sal cloreto de lítio, dá-se por meio de uma ligação iônica.

V. O elemento químico lítio está localizado no grupo 2 e no período 1 da Tabela Periódica.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

Dados: Li (Z = 3) = 7; Cℓ (Z = 17) = 35,5.

a) I, II e III.   

b) I, III e IV.   

c) I, III e V.   

d) II, IV e V.   

e) II, III e IV.   

2. (Unesp 2022) Substâncias compostas podem ser de três tipos:

Tipo 1: substância composta que apresenta apenas ligações covalentes.

Tipo 2: substância composta que apresenta apenas ligações iônicas.

Tipo 3: substância composta que apresenta ligações iônicas e covalentes.

São exemplos de substâncias compostas dos tipos 1, 2 e 3, respectivamente,

a) HCCℓ3, CaCℓ2 e NH4Cℓ   

b) NH4Cℓ, CaCℓ2 e HCCℓ3   

c) CaCℓ2, NH4Cℓ e HCCℓ3   

d) HCCℓ3, NH4Cℓ e CaCℓ2   

e) NH4Cℓ, HCCℓ3 e CaCℓ2   

3. (Ufsc 2017) Jogos Olímpicos Rio 2016: o que é o pó que os ginastas passam nas mãos antes da competição?

O pó branco utilizado pelos atletas nas mãos e pés em competições de ginástica artística é comumente conhecido como “pó de magnésio”. Esse pó é, na realidade, o carbonato de magnésio, que possui ação antiumectante, utilizado para diminuir a sensação escorregadia durante as acrobacias. O pó atua absorvendo o suor e diminuindo os riscos de o ginasta cair e se machucar. Sem a utilização do “pó de magnésio”, o risco de lesões seria maior, mas apenas os atletas utilizam, já que o pó desidrata a pele e pode causar manchas.

Disponível em: <http://www.vavel.com/br/mais-esportes/647755-ginastica-artistica-tudo-o-que-voc-precisa-saber-para-o-rio-2016.html>. [Adaptado].

Dados: Mg = 24,3; C = 12; O = 16.

Sobre o assunto, é correto afirmar que:

01) o contato do carbonato de magnésio com o suor produzido nas mãos de um ginasta resulta na produção de íons Mg2- e CO23+

02) na forma de íons Mg2+, o magnésio possui dez elétrons distribuídos em dois níveis eletrônicos.   

04) ao espalhar 8,43g de carbonato de magnésio nas mãos, o ginasta estará utilizando 0,100 mol de magnésio e 0,100 mol de carbonato.   

08) o magnésio na forma reduzida (Mg0) não conduz eletricidade.   

16) a ligação entre íons magnésio e íons carbonato possui elevado caráter covalente e, portanto, o carbonato de magnésio não se dissolve no suor do ginasta.   

32) o magnésio é classificado como um metal de transição.   

64) existem 243g de magnésio em 10,0 mol de carbonato de magnésio.   

4. (Puccamp Medicina 2022) Oxitocina mostra benefícios contra dano causado pelo Alzheimer

Um novo estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Tóquio, buscou investigar se a oxitocina poderia causar algum tipo de efeito sobre o avanço do Alzheimer. A oxitocina é um hormônio que se tornou bastante conhecido por seu papel no sistema reprodutivo feminino e por sua capacidade de fomentar sentimentos como amor e bem-estar. Essa substância é conhecida por facilitar certas atividades da química da célula que são importantes no fortalecimento do potencial de sinalização dos neurônios e na formação de novas memórias, como o fluxo de íons de cálcio. Estudos anteriores indicaram que a proteína beta-amiloide suprime algumas dessas atividades químicas. Os cientistas descobriram que a oxitocina, por si só, não possui nenhum efeito na plasticidade sináptica no hipocampo, mas, de alguma maneira, consegue reverter os efeitos danosos da beta-amiloide.

(Disponível em: https://sciam.com.br/. Adaptado)

A formação de íons cálcio ocorre por _____I_____ de elétrons do átomo de cálcio no estado fundamental. Nesse processo forma-se um _____II_____ de carga _____III_____. Esses íons, quando se unem a íons cloreto, formam o composto de _____IV_____.

As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:

Dado: Ca (Z = 20; grupo 2); Cℓ (Z = 17; grupo 17).

a) ganho; cátion; 2+; CaCℓ2   

b) perda; ânion; 2+; CaCℓ2   

c) perda; cátion; 2+; CaCℓ2   

d) ganho; ânion; +; CaCℓ   

e) ganho; cátion; +; CaCℓ   

5. (Enem PPL 2021) Os compostos iônicos CaCO3 e  têm solubilidades muito diferentes em água. Enquanto o carbonato de cálcio, principal constituinte do mármore, é praticamente insolúvel em água, o sal de cozinha é muito solúvel. A solubilidade de qualquer sal é o resultado do balanço entre a energia de rede (energia necessária para separar completamente os íons do sólido cristalino) e a energia envolvida na hidratação dos íons dispersos em solução.

Em relação à energia de rede, a menor solubilidade do primeiro composto é explicada pelo fato de ele apresentar maior

a) atração entre seus íons.   

b) densidade do sólido iônico.   

c) energia de ionização do cálcio.   

d) eletronegatividade dos átomos.   

e) polarizabilidade do íon carbonato.   

6. (Uece 2021) Sais são compostos iônicos constituídos por cátions e ânions. O elemento metálico M forma o sal de fórmula MCℓ4. Com base nesta informação, é correto dizer que a formulação para o seguinte sal deste metal é

a) nitrato, M(NO3)2.   

b) sulfato, M2(SO4)3.   

c) fosfato, M3(PO4)4.   

d) carbonato, M(CO3)4.   

7. (Ucs 2021) À temperatura ambiente, o nitrato de amônio tem a aparência de bolinhas brancas que se assemelham a remédios de homeopatia. Quando bem armazenado, a substância não oferece riscos. Para tanto, ele deve ser mantido afastado de fontes de calor e não ser armazenado junto a combustíveis, como gasolina, diesel e álcool.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, o Brasil importou, só no ano de 2018, cerca de um milhão de toneladas de nitrato de amônio. Ele é utilizado tanto para a fertilização de plantas como na mineração, sob a forma de explosivos. Por essa razão, em particular, é considerado uma substância de “interesse militar”.

 

A grande explosão reportada pelos meios de comunicação do mundo inteiro no porto de Beirute (vide imagem), em agosto de 2020, ocorreu devido a um curto circuito que acabou gerando um incêndio, onde estavam armazenadas 2.750 toneladas do material. A expansão repentina dos produtos gasosos da reação acabou dando origem a uma grande onda de choque que destruiu várias construções adjacentes à região portuária, além de provocar a morte de inúmeras pessoas.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/08/05/nitrato-de-amonio-e-controlado-pelo-exercito-no-brasil-e-serve-como-fertilizante; https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/04/explosao-em-beirute-fotos.ghtml. Acesso em: 5 ago. 2020. (Parcial e adaptado.)

Em relação à substância química que foi responsável pela grande explosão no porto de Beirute, é correto afirmar que

Dados: N = 14; H = 1; O = 16.

a) se solubiliza completamente em água, a 25 °C e ao nível do mar dando origem a uma solução pH > 7,0.   

b) é um oxissal de massa molar igual a 64g/mol que pode ser obtido por meio de uma reação de neutralização.   

c) se ioniza completamente em água, produzindo as espécies químicas NH+4 e NO-2 em quantidades equimolares.   

d) apresenta uma composição centesimal em massa de aproximadamente 28% em relação ao nitrogênio.   

e) pode ser obtida, em nível laboratorial, pelo borbulhamento da amônia em uma solução aquosa de ácido nítrico.   

8. (Ufjf-pism 1 2021) O quadro abaixo descreve algumas propriedades físicas de 3 compostos (substâncias) desconhecidos, identificados apenas como A, B e C. Assinale a opção que classifica esses compostos, respectivamente, de acordo com as suas propriedades.

 

a) Composto iônico, composto molecular, metal.   

b) Composto molecular, composto iônico, metal.   

c) Metal, composto molecular, composto iônico.   

d) Composto iônico, metal, composto molecular.   

e) Metal, composto iônico, composto molecular.   

9. (IFPE 2020) EM CAMUNDONGOS, DIETA RICA EM SAL PIORA MEMÓRIA E CAUSA FALTA DE ATENÇÃO

Sal rosa, marinho e light são melhores? Do ponto de vista fisiológico, sal é sal. O gosto pode ser diferente devido a outras substâncias presentes em cada tipo. No entanto, essas substâncias diferentes presentes em cada sal apenas dão sabor, não existem em quantidades suficientes para fazer diferença do ponto de vista nutricional. Já o sal light tem diferentes percentuais de cloreto de potássio misturado com cloreto de sódio ou até 100% de cloreto de potássio. Mas o potássio não deve ser usado por pessoas com problemas renais graves.

Em camundongos, dieta rica em sal piora memória e causa falta de atenção. Disponível em: < https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/26/em-camundongos-dieta-rica-em-sal-piora-memoria-e-causa-falta-de-atencao.htm >. Acesso em: 27 out. 2019.

Sobre o Cloreto de Sódio, é CORRETO afirmar que 

a) possui fórmula química NaCℓ2 e possui cor branca, enquanto o KCℓ2 é de cor rosa.    

b) há, em sua estrutura, íons de sódio e de cloro combinados, formando uma rede cristalina.

c) não sofre dissociação nem conduz eletricidade quando dissolvido em água.    

d) é constituído somente por elementos ametais e forma ligações covalentes polares.    

e) é, diferentemente do cloreto de potássio, insolúvel em água e solúvel em solventes como acetona e éter.   

10. (Ucs 2020) 



O slime é uma grande febre entre crianças e adolescentes.

Trata-se de uma gosma gelatinosa colorida que pode ser comprada em lojas de brinquedo ou produzida em casa pelos próprios pequenos. Porém, especialistas alertam para os perigos do slime caseiro, cuja preparação é ensinada em vários vídeos na Internet.

De acordo com o alergista e imunologista Nelson Guilherme Bastos Cordeiro, do Departamento Científico de Dermatite Atópica e de Contato da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), o slime feito em casa pode provocar queimaduras, irritação nos olhos e alergias.

Segundo Cordeiro, a maioria das receitas inclui bicarbonato de sódio, ácido bórico, tetraborato de sódio decaidratado (conhecido popularmente como bórax), cola branca e corante. Além disso, outros ingredientes podem ser utilizados na preparação, tais como espuma de barbear, xampu e sabão em pó. O grande problema é que não existe uma padronização em relação às quantidades dessas substâncias durante a preparação.

“A combinação de bicarbonato de sódio e bórax pode causar queimaduras em pessoas mais sensíveis quando houver exposição prolongada”, alerta Cordeiro. Além disso, outras substâncias também ameaçam a pele dos pequenos. “O xampu e a espuma de barbear, por exemplo, podem apresentar em sua composição o composto metilisotiazolinona. Ele pode provocar dermatite de contato alérgica”, explica o médico.

Fonte: https://saude.abril.com.br/familia/slime-caseiro-pode-ser-perigoso-para-as-criancas/. Acesso em: 27 ago. 2019. (Parcial e adaptado.)

Em relação às duas substâncias presentes na composição do slime caseiro e que podem causar queimaduras em pessoas sensíveis quando houver exposição prolongada, é correto afirmar que

a) ambas são classificadas como sais binários, além de serem sólidas à temperatura ambiente.   

b) apenas uma delas deixa de conduzir a corrente elétrica quando fundida.   

c) ambas conferem à água caráter ácido.   

d) podem ser representadas quimicamente pelas fórmulas Na2CO3 e Na3BO3   

e) apenas o ânion de uma delas é divalente.   






Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: