1.    d) Uma ação orientada por expectativas em relação à(s) outra(s) pessoa(s), sejam elas conhecidas ou não, vivas, mortas (ancenstrais) ou nem nascidas (visando as gerações futuras). 

2.    d) O enunciado se refere à teoria da Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman, que faz com que tudo, inclusive as identidades, se reconstitua continuamente.   

3.         b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.   

4.         a) I e II.   

5.        d) I e IV.   

6.        b) O Estado, para Durkheim, surge na modernidade capitalista quando as atividades na sociedade atingem determinado grau de interdependência orgânica entre indivíduos e grupos.   

7.        d) Judaísmo e o Protestantismo.   

8.        a) monopolizar o uso legítimo da força.   

9.        c) a legitimidade está embasada no reconhecimento e consentimento pelos cidadãos de que o Estado deve deter o monopólio da força sobre todos.   

10.    c) afasta-se da proposição weberiana, segundo a qual a ética protestante valoriza o trabalho metódico como uma prova de fé.   

11.    b) I, III e IV.   

12.    e) adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.   

13.    a) A secularização da vida moderna e o consequente desencantamento do mundo são expressões da racionalização ocidental.   

14.    c) De acordo com Weber pode-se afirmar que, no limite, o Estado brasileiro não está inteiramente constituído como tal, uma vez que não se revela em condições de exercer, em sua plenitude, o monopólio do uso legítimo da violência.   

15.    d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.   

16.    a) Dominação Legal.   

17.    b) Ação racional em relação a fins    

18.    a) Para Weber, no caso do Estado contemporâneo, apenas seus agentes podem utilizar a violência de modo legítimo dentro dos limites do seu território.

19.    c) Dominação Carismática

20.    b) a burocracia consiste em um sistema de divisão especializada do trabalho que busca a eficiência a partir de atribuições impessoais, racionais e calculadas impostas aos seus funcionários.

21.    c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

22.    e) Weber, para quem a modernização e a racionalização é acompanhada pelo desencantamento do mundo.

23.    d) cuja intenção fomentada pelos indivíduos se refere à conduta de outros, orientando-se por ela.

24.    a) A ação social possui um sentido que orienta a conduta dos atores sociais.

25.    b) Comunidade humana que, dentro dos limites de um determinado território, reivindica o monopólio da força legítima.

26.    c) na burocracia moderna os funcionários são altamente qualificados, treinados em suas áreas específicas, enfim, pessoas que tem ou devem ter qualificações consideradas necessárias para serem designadas para tais funções.

27.    a) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.

28.    b) A dimensão cultural é fundamental para compreender a modernidade, pois o capital e seu acúmulo são tidos como um dever moral que deve ser perseguido de forma racional e disciplinada.

29.    a) A dominação legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais aos casos particulares.

30.    e) ação social e racionalidade.

31.    d) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.

32.    e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais indivíduos envolvidos na situação.



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: