1. (Uepg 2022) Sobre os movimentos artísticos nas artes visuais, assinale o que for correto.

01) No ramo da pintura abstrata, o pintor norte-americano Jackson Pollock aperfeiçoou o Dripping Painting, produzindo respingos e gotejamentos com o emprego de latas de tintas furadas, pincéis endurecidos e até seringas sobre telas dispostas no chão.   

02) A Pop Arte, ao basear-se no imaginário do consumismo e da cultura popular e utilizar elementos como imagens de publicidade, quadrinhos ou embalagens, caracterizou-se por aprofundar a distinção entre o bom e o mau gosto.   

04) O Dadaísmo protestava contra as loucuras da guerra e propunha, de forma provocativa e, muitas vezes, irônica, a desconstrução de conceitos tradicionais de arte.   

08) O pintor russo Wassily Kandinsky considerava a representação figurativa como um atributo expressivo imprescindível para a arte abstrata, presente em diversos movimentos artísticos do século XX.   

2. (Uel 2020) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico- literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

a) O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.   

b) O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.   

c) O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.   

d) O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.   

e) O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.   

3. (Enem PPL 2021)

Produzida em 1919, a obra O crítico de arte, de Hausmann, utiliza procedimentos de composição que revelam a

a) visão satírica do artista em relação às convenções da arte burguesa.   

b) necessidade de reconhecimento social de uma nova estética.   

c) valorização da vanguarda artística pelo mercado de arte.   

d) beleza da arte em meio às turbulências do pós-guerra.   

e) fragilidade da formação acadêmica dos novos artistas.   

4. (Uepg-pss 3 2022) Com relação à história das Artes Visuais, assinale o que for correto.

01) A busca dos artistas futuristas pela expressão do movimento e da velocidade levou o escultor Alexander Calder a criar móbiles, que consistiam em objetos suspensos num sistema de peso e contrapeso que permitia seu movimento pela ação das correntes de ar.   

02) O artista expoente do Dadaísmo, Marcel Duchamp, ao se apropriar de objetos de produção industrial de uso cotidiano e expô-los como sendo artísticos – a exemplo da obra Fonte (1917) –, promoveu uma provocação irônica e humorada sobre as convenções do que é considerado arte.   

04) Os artistas da Op-Art ou Optical Art usam linhas, formas e cores combinadas com grande habilidade técnica, despertando no observador a sensação ótica e ilusória de movimento.   

08) A visão dos artistas do Abstracionismo de que a arte pode ser independente da representação da realidade resultou na intensa produção da pintura figurativa, especialmente dos gêneros histórico e religioso.   

5. (Uel 2021) A obra “Roda de Bicicleta”, de Marcel Duchamp, de 1913, inaugurou a proposta de readymade, utilizando objetos prontos, não construídos pelo artista, na produção da obra de arte.

Com base na imagem da obra de Duchamp e nos conhecimentos sobre Arte Moderna, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o movimento artístico do qual a obra faz parte.

a) Fauvismo   

b) Dadaísmo   

c) Pop Art   

d) Futurismo   

e) Op Art   

6. (Unicamp 2021) Esses artifícios de montagem, mixagem e scratching dão ao rap uma variedade de formas de apropriação que parecem tão volúveis e imaginativas quanto as das artes maiores – como, digamos, as exemplificadas na “Mona Lisade bigode” de Duchamp e nas múltiplas reduplicações de imagens comerciais pré-fabricadas de Andy Warhol. O rap também apresenta uma variedade de conteúdos. Não apenas utiliza trechos de canções populares, como também absorve ecleticamente elementos da música clássica, de apresentações de TV, de jingles de publicidade e da música eletrônica de videogames. Ele se apropria até mesmo de conteúdos não musicais, como reportagens de jornais na TV e fragmentos de discursos de Malcom X e Martin Luther King.

(Richard Shusterman, Vivendo a arte. São Paulo: Editora 34,1998, p.149.)


A emergência e a consolidação do rap como linguagem artística foram cercadas de polêmicas de natureza ética, política e cultural. Com base no excerto acima e no quadro de Marcel Duchamp, assinale a alternativa correta.

a) Os elementos poéticos do rap não podem ser comparados aos procedimentos das artes maiores, pois sua preocupação é mais política do que artística.   

b) A incorporação das referências culturais nas canções dos Racionais Mc’s é comparável ao gesto de Marcel Duchamp ao pintar um bigode na Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Ambos são apropriações imaginativas e críticas.   

c) O modernismo de Marcel Duchamp, os quadros do pintor norte-americano Andy Wahrol e as canções de rap não têm valor artístico, pois expressam a degradação e o ecletismo de uma sociedade de massas.   

d) O rap dos Racionais Mc’s e as artes modernas não fazem distinção entre a cultura erudita e a de massa, misturam os seus elementos e produzem obra destituídas de crítica social.   

7. (Enem 2019) 

 


Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da

a) reciclagem da matéria-prima original.   

b) complexidade da combinação de formas abstratas.   

c) perenidade dos elementos que constituem a escultura.   

d) mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.   

e) fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.   

8. (Uepg-pss 3 2020) Assinale o que for correto sobre a História das Artes Visuais.

01) Andy Warhol, um dos mais representativos artistas da Pop Art, transferiu para o plano criativo fotografias, imagens publicitárias, imagens de produtos e personagens que se tornaram símbolos em uma sociedade consumista e em uma cultura massificada.    

02) Nas Artes Visuais, os dadaístas utilizavam técnicas de composição como a fotomontagem, o rayograma e o ready made com objetivo de denunciar, escandalizar e cultivar o absurdo.    

04) O Futurismo foi um movimento literário e artístico surgido na França e na Itália contra a cultura acadêmica. Fundava-se no dinamismo como princípio básico da moderna civilização das máquinas.    

08) Vasily Kandinski é um dos representantes do Abstracionismo. Principalmente na fase abstrata de sua pintura, o artista se utiliza de formas geométricas simples, formas livres com contornos irregulares e linhas retas e curvas reunidas em combinações sempre variadas.    

9. (Uepg-pss 2 2020) O século XX, difícil e complexo para a história da humanidade, foi marcado por grandes inovações e revoluções, inclusive no plano das produções artísticas. No que se refere à Arte do século XX, assinale o que for correto. 

01) A produção das Artes Visuais no século XX é diversificada e descontínua. Nesse período, os artistas passaram de experiência em experiência, nas quais correntes e tendências artísticas se desenvolveram umas a partir das outras ou foram rapidamente desfeitas.    

02) As vanguardas artísticas do século XX propunham a conservação dos ideais clássicos de beleza postos na Arte Grega e a padronização da representação da imagem humana.    

04) Nas Artes Visuais da última década do século XX, muitos artistas abandonaram as técnicas pictóricas tradicionais e experimentaram novas formas de produção imagética, principalmente por meio da tecnologia digital.    

08) Surrealismo, Dadaísmo, Cubismo e Expressionismo são exemplos de movimentos artísticos do século XX.    

10. (Uepg-pss 3 2019) Assinale o que for correto sobre o Movimento Dadaísta nas Artes Visuais. 

01) Dentre as inovações propostas pelo Movimento Dadaísta podem ser destacadas aquelas produzidas no campo da arte tipográfica.   

02) As obras do francês Marcel Duchamp, Roda de Bicicleta, e A Fonte, são representantes do Movimento Dadaísta.    

04) O dadaísmo aproximou significativamente arte e representação da realidade, uma vez que os artistas do movimento utilizavam regras convencionais de representação e técnicas baseadas nos ideais clássicos romanos.   

08) Nas Artes Visuais, os dadaístas aplicavam técnicas tradicionais de composição à arte com objetivo de realizar uma volta ao passado e estabelecer conexões com a arte moderna.   

11. (Uel 2016) Leia o texto e observe a imagem a seguir.

No contexto da Primeira Guerra Mundial, surgiu o dadaísmo, um movimento antiartístico, antiliterário, antipoético, contra a beleza eterna, a harmonia, a objetividade, a eternidade dos princípios, as leis da lógica, a imobilidade do pensamento e a favor da liberdade desenfreada do indivíduo, da espontaneidade, do aleatório, da anarquia contra a ordem, da imperfeição contra a perfeição.

(Adaptado de: MICHELI, M. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p.131-137.)

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre o dadaísmo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(aa) O dadaísmo tem uma base positivista tanto quanto o surrealismo.

(aa) No processo de criação dadaísta, se é que se trata de criação, o verbo “criar” foi substituído pelo verbo “montar”.

(aa) O caráter antiartístico das colagens dadaístas constituía um modelo estético baseado no acaso.

(aa) Para o dadaísmo, o gesto provocativo era mais importante do que a obra.

(aa) O movimento dadá, por ser favorável à sociedade burguesa, foi contra a arte que a questionava.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, F, V, V, F.   

b) V, F, F, F, V.   

c) F, V, V, F, V.   

d) F, V, F, V, F.   

e) F, F, V, V, V.   

12. (Unesp 2011) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.

A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,

a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.   

b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.   

c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.   

d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.   

e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.   

13. (Upe 2009) Em 1916, em plena Guerra, Marcel Duchamp lançou a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para andar nem o banco servia para sentar. O que a obra de Duchamp anunciava?

a) Fascínio pela tecnologia, que conduziria o homem ao progresso.   

b) Apego pela ciência que produziria homens cada vez mais sábios.   

c) Incentivo para se produzirem, cada vez mais, armas.   

d) Olhar mais questionador no mundo das artes.   

e) Busca pela preservação dos princípios iluministas.   

14. (Espm 2015) 

O autor foi o criador do Ready-made, termo criado para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critério estético e expostos como obras de arte em espaços especializados como museus e galerias. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

Assinale a alternativa que mencione respectivamente o nome do artista responsável pelos trabalhos apresentados na questão e o movimento artístico que adotava os procedimentos expostos no enunciado, levando muitos a exclamarem: “Isso não é arte!”

Fonte: Carol Strickland. Arte Comentada.

a) Marcel Duchamp – Dadaísmo;   

b) George Braque – Expressionismo;   

c) Alberto Giacometti – Surrealismo;   

d) Henri Moore – Surrealismo;   

e) Franz Arp – Dadaísmo.   

15. (Faap 1996) A Pintura do século XX evolui do figurativismo estilizado até a abstração pura. Entre as principais correntes merece relevo o expressionismo, resultado das inovações de Van Gogh, consistindo na tendência de deformar as figuras com o objetivo de mostrar os sentimentos do artista ou o seu modo de ver o mundo e mais:

I - O Cubismo, de Bracque e Picasso, tenta desvendar a estrutura dos objetos, destruindo totalmente a aparência dos mesmos e fazendo da pintura um ato completamente intelectual.

II - O Futurismo de Boccioni, Carrá e Duchamp, aceitando a despoetização do mundo, acaba por se transformar num mundo caricatural e burlesco de exaltação à máquina e à velocidade da era industrial burguesa, servindo de suporte ideológico ao Fascismo de Mussolini.

III - O Dadaísmo (de dada - cavalo em francês, na linguagem infantil), fundado pelo poeta romeno Tristan Tzara, condena a ordem que produziu a Primeira Guerra e critica a civilização, a religião e a moral. As declarações dos dadaístas são confusas propositadamente, objetivando, pela brincadeira, ridicularizar a sociedade, a arte e a cultura tradicional.

Escolha a alternativa com apoio no seguinte código:

a) desde que estejam corretas as afirmações I, II e III.   

b) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e II.   

c) desde que estejam corretas apenas as afirmações II e III.  

d) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e III.

e) desde que todas as afirmações estejam erradas.






Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: