1.        c) história da disputa constante por interesses opostos dentro da estrutura social.   

2.        c) lugar dos agentes na divisão social do trabalho.   

3.        b) A classe capitalista, ou os donos dos meios de produção, e a classe proletária, ou os detentores da força de trabalho, lutam entre si: a primeira pela manutenção de seu domínio sobre toda a sociedade e a segunda contra as formas de exploração a que é submetida justamente pelos capitalistas.   

4.        a) conceito de luta de classes.   

5.        a) vendem a força de trabalho.   

6.        e) o estado de bem-estar social nos países capitalistas mais avançados gerou uma reforma agrária que teve como principal efeito o crescimento quantitativo do campesinato e da classe latifundiária.    

7.        b) As classes existiram apenas como um fenômeno localizado historicamente no tempo, de tal modo que hoje mesmo os partidos de esquerda renunciaram a identificar sua permanência na sociedade contemporânea.   

8.        a) exploração burguesa.

9.        d) As classes sociais se originam da divisão do trabalho.

10.    d) Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.

11.    e) Mobilidade social vertical ascendente individual.

12.    c) imposição de elementos da sociabilidade moderna, tais como escolarização e trabalho visando ascender socialmente e vencer a competição social.

13.    c) Classe social.

14.    c) a estratificação da sociedade brasileira é dividida em classes sociais, que são determinadas por condições econômicas e sociais de vida.

15.    d) A ideia de ideologia

16.    a) Foi a primeira experiência real que indicou o que poderia ser uma sociedade sem classes.

17.    e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

18.    d) O desemprego e a criminalidade referidos às classes populares eram vistos pelos poderes públicos, menos como questão social e mais como questão de polícia, dentro de uma concepção restritiva de cidadania.

19.    a) as classes sociais formadas no capitalismo estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens, relações de exploração e antagonismo. 

20.    c) A pesquisa sobre a dimensão cultural das classes sociais demonstra que há diferenças nos seus estilos de vida e de consumo.

21.    c) Não existe mobilidade social dentro de uma sociedade de casta.

22.    e) II concorda com Karl Marx e I concorda com Max Weber.

23.    a) ganharam um espaço importante para se compreender as crises existentes na produção dos valores econômicos.

24.    d) No capitalismo, a mercantilização não se restringe à esfera econômica, ampliando-se para outras relações sociais.

25.    a) A teoria da consciência de Karl Marx, segundo a qual não é a consciência que determina a vida, mas, ao contrário, é a vida que determina a consciência. Assim, o ser social, tal como a situação de classe, determina a consciência dos indivíduos, que é uma consciência de classe. 





Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: