Os cátaros, cristãos dualistas dos séculos XI a XIV, herdeiros dos bogomilos,  comiam peixe mas não carne. Consideravam o coito um ato impuro  e a ingestão de carne uma manifestação de impureza que estimulava as uniões sexuais no plano físico. Escreve o historiador Lohengrin García de Yzaguirre:

“Sobre a alimentação dos cátaros fala-se na carta do prior Evervin de Steinfield a Bernardo de Claraval (1143): " Nas suas comidas proíbe-se o leite e os produtos lácteos e qualquer coisa produzida por coito.”

A Moneta de Cremona responderam uns cátaros: "A carne dos animais vem da fornicação, pois o seu coito é uma fornicação".


Segundo Belibaste, Cristo ensinou: "Filhinhos meus, há três tipos de carne, a do homem, a das bestas e a dos peixes que se fazem na água. 
Não comais mais do que as que estão na água, pois não têm corrupção e os espíritos não se incorporam nelas; mas as outras contêm a corrupção e tornam a carne muito orgulhosa. (Salvo os tubarões, poucos outros peixes copulam: fecundam os ovos fora do corpo da mãe).”

Os cátaros pirenaicos do século XIV chamavam à carne "ferocidade": comer carne desenvolve no homem a sua agressividade, instintos brutais e paixões sexuaisA força vital contida no sangue animal é transferida para a carne e para o homem, dificultando o desenvolvimento da sua vida psíquica e o acesso à sua vida espiritual.

A origem do vegetarianismo ocidental nem sempre foi a Índia: durante o consolament cátaro recitava-se esta passagem do Génesis: Disse também Deus - Aí vos dou quantas ervas de semente há sobre a face de toda a Terra, e quantas árvores produzem fruto de semente, para que todas vos sirvam de alimento (Génesis I, 29).

A Inquisição Medieval e os papas e bispos que ordenaram e dirigiram, com os senhores feudais do norte da França, incultos, brutos e carnívoros, o massacre dos cátaros da Ocitânia e da costa nordeste de Espanha nos séculos XIII e XIV invejavam e vituperavam o regime alimentar dos cátaros.

Disponível em www.filosofar.blogs.sapo.pt

f.limpo.queiroz@sapo.pt

© (Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiro

Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: