1. e)
do questionamento das bases do conhecimento.
2.
e) A relação que os humanos estabelecem com o tempo e com o espaço e com
outros humanos.
3.
a) se fundam numa memória coletiva, constituída na transmissão oral, de
geração em geração, dando um sentido ético para a existência natural e social.
4. c) Segundo Heidegger, a distinção entre o ente e o ser
torna possível o pensamento.
5. a) condição da existência no mundo.
6. d) é inseparável da realização e expansão de
potenciais de razão e de liberdade.
7. c) articulação coletiva.
8. a) a dimensão da linguagem simbólica é condição
preponderante no homem.
9. d) a cultura se insere na singularidade das matrizes
históricas da constituição do humano.
10. b) II e IV.
11. c) Pessoa e corporeidade.
12. c) O eros físico representa a vontade de
conservação da espécie, e o espiritual, a ânsia de eternização por obras que
perdurarão na memória.
13. SOMA: 11.
01) A amizade comporta uma esfera de
interesses particulares.
02) A amizade, em alguns casos, é
consequência de condicionantes pessoais dos amigos.
08) A amizade interessada entre pessoas
más também é amizade.
14. b) A condição natural do homem é de guerra de
todos contra todos. Resolver tal condição é possível apenas com um poder
estatal pleno.
15. c) apenas III.
16. SOMA: 14.
02) Walter Benjamin ponderava, em uma
visão otimista da sociedade industrial, que a reprodução técnica da obra de
arte – em livros, nas artes gráficas, na fotografia, no rádio e no cinema –
propiciaria um movimento de democratização da cultura e das artes.
04) Kant, ao investigar os problemas da
subjetividade do juízo do gosto, considerava a beleza como uma categoria
universal da razão e, a partir da discussão sobre a beleza, propunha ser
possível atingir um juízo estético possível de ser compartilhado por todos.
08) Os iluministas consideravam que era
na contemplação desinteressada da obra que se dava o sentimento estético, porém
tal contemplação dependia do refinamento da sensibilidade, que deveria ser
alcançado pela educação.
17. b) é a inauguração de uma nova forma de pensar sem
metafísica através do método genealógico.
18. d) conceitos de razão e moralidade preponderantes
nas doutrinas filosóficas dos vários pensadores que o antecederam e seus
compatriotas e/ou contemporâneos Kant, Hegel e Schopenhauer.
19. c) denunciar o erro que tanto a moral quanto a
religião cometem ao confundir “causa com efeito, ou a verdade com o efeito do
que se considera como verdade”.
20. SOMA: 19.
01) República por aquisição é o poder
soberano adquirido pela força natural, como o poder de destruir em caso de
desobediência.
02) República política é consequência
dos acordos e pactos firmados entre os homens voluntariamente.
16) Instituir e adquirir são formas dos
processos políticos originários das repúblicas.
21. b) Friedrich Nietzsche, ao buscar a explicação
para o erro da confusão entre a causa e o efeito.
22. c) I, II, III e IV.
23. e) aprender a pensar fomenta o entendimento da
realidade na sua inteireza.
24. e) A condição humana é, por natureza, histórico-social
na sua inteireza.
25. a) a condição humana é singularmente relacional.
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