1.        c) Caral, Nazca e Incas: América Andina

2.        a) Essa cidade se desenvolveu numa região do Peru e seu sítio arqueológico é patrimônio da humanidade.

3.        d) Alpacas e lhamas para regiões montanhosas e transporte de colheita.

4.        d) instrumento para a comunicação e contabilidade.

5.        a) construção de redes de estradas para o transporte.

6.        c) tipificam os sítios arqueológicos.   

7.        c) eram coletores ou praticavam agricultura rudimentar.   

8.        01 + 02 + 04 = 07.

9.        c) F – V – F – V.   

10.    e) usufruiu de uma estrutura hierárquica de dominação política nativa previamente instalada.

11.    c) I, III e IV.   

12.    d) Havia uma diversidade de povos, que iam desde grupos caçadores-coletores nômades até extensos impérios centralizados que dominavam a mineração.   

13.    b) eram centros comerciais, políticos e religiosos que contribuíam para a caracterização e diferenciação dos habitantes da região.    

14.    c) quipu.   

15.    b) houve mortes de nativos durante os confrontos destinados a pilhagem e ocupação do território, mas um grande número de indígenas foi dizimado em função do adoecimento, particularmente por varíola, devido ao contato com os europeus.    

16.    b) falavam o idioma quéchua, não possuíam escrita, seus maiores templos eram dedicados ao Deus Inti, os representantes do poder estatal eram os curacas.   

17.    c) explorar as rivalidades existentes entre os povos nativos.    

18.    c) os países que apresentam os maiores índices de população indígena são também aqueles onde se desenvolveram as grandes civilizações americanas (Maia, Inca e Asteca).   

19.    b) oferece uma explicação mítica para a importância do milho na base da alimentação dos povos mesoamericanos.   

20.    b) Ocupava a região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México), e desenvolveu saberes matemáticos, astronômicos e arquitetura sofisticados para a época.   

21.    c) incas.   

22.    a) domínio da religião e do mito.   

23.    d) constitui-se como um organismo, no qual se articularam a superioridade bélica do colonizador, exemplificada pelo uso do cavalo; a existência de alguns mitos religiosos que precederam a presença espanhola na América, caso das profecias que garantiam a chegada iminente de novos deuses ou de calamidades; e uma considerável modificação nas formas de organização das sociedades nativas americanas, materializada na imposição de novas formas e ritmos de trabalho.   

24.    b) Hoje os antropólogos preferem classificar os povos indígenas de acordo com os idiomas que falam, com base em troncos linguísticos estabelecidos após rigorosas pesquisas.   

25.    b) Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.   

 


Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: