1. (IFPE 2020) Com relação aos fenômenos da Óptica Geométrica, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma lupa consiste em uma lente esférica convergente que permite o aumento da visualização de um objeto, porém, quando a posicionamos muito distante do objeto, proporciona uma imagem invertida.

 

II. Um objeto colocado diante de uma associação de dois espelhos planos, com as suas superfícies refletoras fazendo um ângulo de 60ş, produz a visualização de 5 imagens.

 

III. Um objeto situado entre o foco e o centro óptico de uma lente convergente conjuga uma imagem real, invertida e maior que o objeto.

 

IV. Um objeto posicionado sobre o centro de curvatura de um espelho côncavo produz uma imagem virtual, direita e de mesmo tamanho.

 

V. Um objeto colocado diante de um espelho convexo conjuga uma imagem virtual, direita e de menor tamanho. 

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas: 

a) II, III e IV.    

b) I, II e V.    

c) III, IV e V.    

d) I, II e IV.    

e) I, III e V.   

2. (UFJF 2020) Um carro estacionado tem um espelho retrovisor esférico convexo cujo raio de curvatura é de 5 m. Atrás do carro está um pedestre, a 10 m de distância desse espelho. A figura abaixo mostra o pedestre (no ponto O, representado simplificadamente apenas com corpo fino e cabeça), o espelho como uma curva (cortando a linha horizontal OC no ponto E), o ponto focal (ponto F) e o centro de curvatura do espelho (ponto C).

 

a) Faça um esquema, baseado na figura abaixo, representando também a imagem do pedestre (com corpo e cabeça). Justifique a posição e o tamanho da imagem usando até três raios luminosos relevantes. Descreva quais são as características da imagem (real ou virtual; direita ou invertida; maior, igual ou menor do que o pedestre).

 


b) Calcule a que distância desse espelho retrovisor estará a imagem do pedestre.

 

3. (FAMERP 2020) No dia 20 de junho de 1969, o ser humano caminhou pela primeira vez na superfície lunar. Em uma das fotos registradas nesse dia pode-se ver uma imagem direita e menor formada pela superfície convexa do visor do capacete do astronauta Edwin Aldrin, que funciona como um espelho.

 





Essa imagem é:

a) real e o objeto se encontra além do centro de curvatura do espelho.   

b) virtual e independe da localização do objeto.   

c) virtual e o objeto se encontra entre o espelho e seu foco principal.   

d) real e o objeto se encontra entre o espelho e seu foco principal.   

e) real e independe da localização do objeto.   

4. (UNESP 2020) Uma placa retangular de espessura desprezível e de vértices PQRS é posicionada, em repouso, sobre o eixo principal de um espelho esférico gaussiano de vértice V, foco principal F e centro de curvatura C, de modo que a posição do vértice R da placa coincida com a posição do ponto C, conforme figura. O raio de curvatura desse espelho mede 160 cm e o comprimento da placa é 40 cm

 

 

a) Na figura apresentada a seguir, construa, traçando raios de luz, a imagem P’S’ do lado PS dessa placa. Identifique, nessa figura, os pontos P’ e S’ e classifique essa imagem como real ou virtual, justificando sua resposta.

 



 

b) Calcule, em cm, a distância entre a imagem P’S’, do lado PS, e a imagem Q’R’ do lado QR.

5. (Unifesp 2020) Um objeto linear é colocado verticalmente em repouso sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo E de centro de curvatura C, foco principal F e vértice V. Nessa situação, esse espelho forma uma imagem real, invertida e quatro vezes maior do que o objeto, como representado na figura.



Em seguida, o objeto é movimentado horizontalmente, com velocidade escalar média Vob até o ponto C, onde é novamente mantido em repouso; simultaneamente, sua imagem movimentou-se com velocidade escalar média Vm até sua nova posição final.

Calcule:

a) o valor absoluto da razão Vm/Vob

b) a distância focal, em cm, desse espelho.

6. (FATEC 2019) A figura apresenta a obra de litogravura “Mão com esfera refletora” (1935), do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898–1972), que se representou por uma imagem refletida em uma esfera.


Sendo o artista o objeto refletido na superfície dessa esfera, podemos afirmar corretamente, sobre essa imagem formada, que se

a) assemelha à classificação exata de uma imagem observada em uma lente delgada convergente.  

b) assemelha à classificação exata de uma imagem observada em um espelho côncavo.   

c) classifica em menor, direita e real.   

d) posiciona entre o foco e o vértice da face refletora.   

e) posiciona entre o raio de curvatura e o vértice da face refletora.   

7. (UFU 2019) Uma pessoa vai até um museu de ciências e numa sala de efeitos luminosos se posiciona frente a diferentes tipos de espelhos (côncavo, convexo e plano). Qual situação a seguir representa a correta imagem (i) que é possível essa pessoa obter de si própria?

a)    












b) 


   









c)    













d)    


 





8. (Mackenzie 2019) 

 

O espelho bucal, utilizado por dentistas, é um instrumento que pode ser feito com um espelho plano ou esférico.

Um dentista, a fim de obter uma imagem ampliada de um dente específico, deve utilizar um espelho bucal

a) côncavo, sendo colocado a uma distância do dente menor que a distância focal.   

b) côncavo, sendo colocado a uma distância do dente entre o foco e o centro de curvatura.   

c) convexo, sendo colocado a uma distância do dente entre o foco e o centro de curvatura.   

d) plano.   

e) convexo, sendo colocado a uma distância do dente menor que a distância focal.   

9. (ESPCEX (Aman) 2019) Uma jovem, para fazer sua maquiagem, comprou um espelho esférico de Gauss. Ela observou que, quando o seu rosto está a 30 cm do espelho, a sua imagem é direita e três vezes maior do que o tamanho do rosto.

O tipo de espelho comprado pela jovem e o seu raio de curvatura são, respectivamente,

a) côncavo e maior do que 60 cm

b) convexo e maior do que 60 cm

c) côncavo e igual a 30 cm

d) côncavo e menor do que 30 cm

e) convexo e menor do que 30 cm   

10. (Unifesp 2018) Em um parque de diversões existem dois grandes espelhos dispostos verticalmente, um de frente para o outro, a 10 m de distância um do outro. Um deles é plano, o outro é esférico convexo. Uma criança se posiciona, em repouso, a 4m do espelho esférico e vê as duas primeiras imagens que esses espelhos formam dela: Ip, formada pelo espelho plano, e Ic, formada pelo espelho esférico, conforme representado na figura.

 

Calcule:

a) a distância, em metros, entre Ip e Ic

b) a que distância do espelho esférico, em metros, a criança deveria se posicionar para que sua imagem Ic tivesse um terço de sua altura.

11. (FAMERP 2018) Um objeto luminoso encontra-se a 40 cm de uma parede e a 20 cm de um espelho côncavo, que projeta na parede uma imagem nítida do objeto, como mostra a figura.

 

Considerando que o espelho obedece às condições de nitidez de Gauss, a sua distância focal é:

a) 15cm.   

b) 20 cm.   

c)  30 cm.

d) 25 cm.  

e) 35 cm.   

12. (UEFS 2018) A figura representa um espelho esférico gaussiano (E), seu centro de curvatura (C), seu foco principal (F), e seu vértice (V). A figura também mostra quatro regiões (I, II, III e IV) identificadas por cores diferentes.

 

Se um objeto pontual for colocado sucessivamente nos pontos 1 e 2, as imagens conjugadas pelo espelho se formarão, respectivamente, nas regiões:

a) II e IV.   

b) III e I.   

c) III e IV.   

d) II e III.   

e) II e I.   

 

13. (FEPAR 2018) A foto a seguir mostra um dentista examinando uma paciente por meio de um pequeno espelho esférico conhecido popularmente como espelho de dentista. O profissional utiliza o instrumento para observar o estado do dente do paciente.

 

 

Com base em seus conceitos físicos, julgue as afirmativas que seguem.

(   )  A principal função desse tipo de espelho é ampliar o campo visual.  

 

(   )  Se o objeto (dente) for posicionado no foco principal do espelho, a imagem será real.  

 

(      )  Esse modelo de espelho pode ser utilizado para refletir a luz de um objeto luminoso, pois possui comportamento convergente, iluminando assim áreas da boca com formação de sombras, como as regiões voltadas para a garganta.  

 

(     )  Num espelho esférico com raio de curvatura de 10mm, um dente de 0,8 mm de altura é posicionado a 1mm do vértice do espelho. A abscissa da imagem é de -1,25 mm.

 

(     )  Para o dente posicionado entre o vértice e o foco principal desse espelho, temos para um objeto real uma imagem de natureza virtual, orientação direita e maior que o objeto.  

14. (UDESC 2018) Um objeto é colocado a 4,0 cm à esquerda de uma lente convergente de distância focal de 2,0 cm. Um espelho convexo de raio de curvatura de 4,0 cm está 10,0 cm à direita da lente convergente, como mostra a figura abaixo.



Assinale a alternativa que corresponde à posição da imagem final, com relação ao vértice V do espelho.

a) 1,5 cm  

b) – 1,5 cm   

c) -1,3 cm  

d) 1,3 cm

e) 3,0 cm   

 

15. (UNIOESTE 2018) Considere um espelho esférico, côncavo e Gaussiano com raio de curvatura R = 40 cm. Um objeto se desloca ao longo do eixo principal que passa pelo vértice do espelho, se afastando do mesmo com velocidade constante de 5,0 cm/s. No instante t = 0s, o objeto se encontra a 60 cm de distância do vértice do espelho.

 


Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o instante no qual a imagem do objeto se aproximou 5,0 cm do vértice do espelho.

a) 2,0 s   

b) 4,0 s   

c) 6,0 s   

d) 8,0 s   

e) 10,0 s   





Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: