1. (Cotil 2019) O crescimento desordenado, a falta de infraestrutura, os problemas sociais e a desonestidade de alguns acarretam um tipo de furto na rede elétrica conhecido como “gato”. Há dois tipos de “gato”:

1. Dos que alteram o medidor para pagarem menos energia elétrica do que realmente gastaram;
2. Dos que fazem ligações clandestinas na rede elétrica, puxando fios diretamente dos postes da rua para o interior das casas, sem pagar qualquer valor pela energia.

Em ambos os casos, a população é duplamente prejudicada: podem ocorrer interrupções no fornecimento, devido ao aumento descontrolado no consumo, e o valor correspondente a energia roubada é rateado pelos outros pagantes.
(Disponível em: www.mundodaeletrica.com.br/perigo-dos-gatos-na-rede-eletrica, acesso em 26/08/2018. Adaptado. Acessado em 18/09/18.)

Com base nas informações fornecidas, responda ao que se pede:

Um transformador, presente nos postes da rua, é dimensionado para atender a um determinado número de residências e poderá ter um mau funcionamento devido à sobrecarga, caso tenha que atender a uma carga extra de várias ligações clandestinas.

A função do transformador é:
a) transformar a corrente contínua (CC) em corrente alternada (AC).    
b) transformar a corrente alternada (AC) em corrente contínua (CC).    
c) baixar a alta tensão que vem das subestações para baixa tensão usada nas residências.   
d) subir a tensão das subestações para alta tensão usada nas residências.    

2. (Eear 2018) Uma espira retangular de 10 cm x 20 cm foi posicionada e mantida imóvel de forma que um campo magnético uniforme, de intensidade B = 100 T, ficasse normal à área interna da espira, conforme figura a seguir.
Neste caso, o valor da Força Eletromotriz Induzida nos terminais A e B da espira vale _____ V.
a) 0,00   
b) 0,02   
c) 0,20   
d) 2,00   

3. (Udesc 2018) Na figura abaixo, a barra feita de material condutor desliza sem atrito, com velocidade constante de 6,0 cm/s para a direita, sobre trilhos de material também condutor, no plano horizontal. A barra partiu da extremidade esquerda do trilho em t = 0 s. Nesta região, há um campo magnético uniforme de intensidade de 10-4 T, como mostra a Figura.
Assinale a alternativa que corresponde ao valor absoluto da tensão induzida, em microvolts, entre os pontos C e D da barra.
a) 600   
b) 6.000   
c) 0,060   
d) 60   
e) 0,60   

4. (Esc. Naval 2017) Analise a figura a seguir.

Imersa numa região onde o campo magnético tem direção vertical e módulo B = 6,0 T, uma barra condutora de um metro de comprimento, resistência elétrica R = 1,0 Ω e massa m = 0,2 kg desliza sem atrito apoiada sobre trilhos condutores em forma “U” dispostos horizontalmente, conforme indica a figura acima. Se uma força externa F mantém a velocidade da barra constante e de módulo v = 2,0 m/s, qual o módulo da força F, em newtons?
a) 60   
b) 18   
c) 36   
d) 48   
e)72   

5. (Ufu 2017) O anel saltante ou anel de Thomson é uma interessante demonstração dos efeitos eletromagnéticos. Ele consiste em uma bobina, um anel metálico, normalmente de alumínio, e um núcleo metálico que atravessa a bobina e o anel. Quando a bobina é ligada a uma tomada de corrente alternada, o anel de alumínio salta e fica levitando em uma altura que pode ser considerada constante. A figura mostra o dispositivo. Um dos fatos que contribuem para a levitação do anel metálico, apesar de não ser o único, é a fonte de corrente elétrica ser alternada, pois o anel não levitaria se ela fosse contínua.

A força sobre o anel metálico e sua consequente levitação devem-se ao fato de a bobina percorrida por corrente elétrica alternada gerar 
a) uma polarização elétrica variável em função do tempo no núcleo metálico que induz uma carga elétrica no anel metálico.    
b) um campo elétrico constante em função do tempo no núcleo metálico que induz uma diferença de potencial no anel metálico.    
c) uma polarização magnética constante em função do tempo no núcleo metálico que induz um polo magnético no anel metálico.    
d) um campo magnético variável em função do tempo no núcleo metálico que induz uma corrente elétrica no anel metálico.    

6. (Udesc 2017) A figura abaixo mostra o gráfico de um campo magnético uniforme, em função do tempo, aplicado perpendicularmente ao plano de uma espira retangular de 0,50 m2 de área. O campo magnético é dado em militesla e o tempo em segundos.
Assinale a alternativa que corresponde aos valores absolutos da tensão induzida na espira, em milivolts, em cada intervalo de tempo, respectivamente. 
a) 6,0; 0,64; 0,00   
b) 1,0; 0,67; 0,43   
c) 3,0; 0,32; 0,00   
d) 1,4; 1,02; 0,00   
e) 0,8; 0,23; 1,94   

Próximo
Este é o post mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga
Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: