1. (Uece 2018) c) ao processo colonizatório cearense que ocorreu a partir da ocupação pela pecuária, na capitania, através da frente de ocupação do sertão-de-fora, conduzida por pernambucanos, e da frente de ocupação do sertão-de-dentro, controlada principalmente por baianos.   
  
2. (Espcex (Aman) 2018) e) Primeiro Tratado de Ultrech.   
  
3. (Ufjf-pism 1 2018) a) A pecuária desempenhou um importante papel para o povoamento do Sertão e com o tempo, os vaqueiros seguiram o curso dos rios, especialmente do Rio São Francisco.   

4. (CPS 2018) d) os povoados formados por jesuítas e indígenas na bacia do Prata foram diretamente afetados pelo Tratado de Madri, acordo de limites assinado em 1750.   

5. (Puccamp 2018) e) organizadas e financiadas, respectivamente, pela Coroa Portuguesa e por particulares, em busca de metais preciosos, do apresamento de indígenas e da efetivação da posse das terras por colonizadores portugueses.   
  
6. (Upf 2017) b) II, IV e V.   
  
7. (CPS 2016) a) foi fundamental para a penetração no interior do continente, permitindo, inclusive, chegar até a região de Cuiabá, nos séculos XVIII e XIX.   
  
8. (IFSC 2016) c) 2, 3, 4, 1.   

9. (Mackenzie 2015) c) ao processo histórico de penetração e ocupação do território nacional e a delimitação das nossas fronteiras.   
  
10. (Espm 2015) a) as incursões dos bandeirantes às missões jesuítas visavam apresar indígenas aldeados em grupos numerosos e habituados ao trabalho rural;   

Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: