Ansiedade, estresse e nervosismo pairam sobre os estudantes quando antecedem as épocas de testes. Não importa qual ele seja, escola, faculdade, vestibular, Enem, concursos e outros métodos de avaliação, a dúvida é: O que fazer no dia da prova e o anterior a ele?
Por mais que você tenha se preparado, sempre fica no ar aquela sensação que poderia ter feito melhor. É perfeitamente normal se sentir assim, entretanto, os especialistas afirmam que é necessário relaxar conforme o grande dia se aproxima.
Abaixo, confira algumas dicas importantes que podem ajudar otimizar o seu desempenho:

O que fazer no dia anterior de uma prova?
Quantas vezes você estudou muito sobre um determinado assunto e quando precisou usar os conhecimentos " DEU BRANCO". Saiba que isso é corriqueiro, sobretudo em pessoas que se estressam muito fácil.
O controle do emocional é extremamente importante para conseguir chegar no local da prova e a executar com louvor. De acordo com os especialistas, os seguintes truques podem acalmar a mente e controlar o nervosismo. Confira!

1- Tenha um dia tranquilo e saudável
Faça seu organismo a se habituar com o horário de levantar.  Faça refeições saudáveis o longo do dia.
Evite alimentos gordurosas e muito ricos em carboidratos e açúcar, além de deixar o corpo e a mente cansados, esses alimentos podem causar algum mal-estar.
Relaxe, assista um bom filme e fique de pernas para o ar. Exercícios físicos ao ar livre também são uma ótima pedida para oxigenar o cérebro e conferir uma sensação de bem-estar.
De preferência, não saia a noite, faça programas caseiros, evite festas e reuniões que possam tirar o seu foco, especialmente porque nesses eventos podem haver consumo de bebidas e excesso de comida.

2- Não reveja as matérias
Acredite, estudar agora não vai ajudar. Quando uma pessoa vai prestar algum tipo de prova, ela precisa ter um cronograma de estudos, isso não deve incluir a véspera.
O motivo é simples, as chances de entrar em pânico com matérias ou assuntos que não domina é grande, isso pode interferir e deixar a mente muito sobrecarregada e preocupada.

3- Programe como vai chegar no local da prova
Anote o endereço e avalie o tempo de chegada, portanto, já deixe organizado a hora que você precisa sair de casa (com folga) para chegar sem atrasos.
Prefira chegar de 30 minutos ou a 1 hora antes, é melhor ficar sossegado do que correr o risco de perder a prova.
Avalie se é melhor ir de carro, se tem lugar para estacionar ou de transporte público, caso optar pela segunda opção, confira os horários que ela passa para assegurar que não haverá atrasos.

4- Separe os materiais e documentos que precisa para o grande dia
Deixe tudo preparado, os documentos exigidos e o material necessário para realizar o teste. Se possível, separe as roupas e o calçado que vai usar no dia da prova.
Para as pessoas que vão realizar concursos, Enem ou vestibular é preciso se certificar dos materiais que podem ser usados, geralmente, os editais trazem essa informação.
Sempre conte com imprevistos, portanto, se puder levar material reserva, é sempre bem-vindo.

5- Durma bem
Não fique pensando muito no teste, tire o foco desse pensamento. Coloque o despertador algumas horas antes, afinal, você precisa se organizar antes de sair de casa e chegar cedo no local.
Leia um bom livro, veja um programa na TV, ouça música, faça meditação, oração e tome um banho quente, essas ações vão te ajudar a ir cedo para cama, agora é hora de relaxar, afinal, está tudo pronto para o dia da prova.
Lembre- se, você estudou, portanto, é só deixar acontecer.

O que fazer no dia da prova?
Saia da cama assim que o relógio despertar, tome um banho, se vista e consuma um café da manhã nutritivo, não importa a hora que sua prova seja.
Se você tiver tempo, antes do banho, faça uma atividade física, motive-se.
Faça uma preparação mental e se veja tranquilo na hora na prova, use estratégias de respiração para não perder o controle e ficar muito ansioso.
" Deixe o ar entrar no seu corpo enquanto você conta vagarosamente até 3".
" Depois, solte o ar bem devagar contando até 3".
Chegue no local da prova, procure a sua sala e aguarde ali próximo. A hora que sentar na cadeira, leia atentamente as questões, se preferir, comece por aquelas que achar mais fáceis.
Não pense no tempo, simplesmente, faça no seu ritmo. Se concentre na leitura, caso ficar ansioso, repita o exercício de respiração e continue, afinal, não há mais o que fazer no dia da prova. Confie no que você estudou!

Colaboração: Riberus

Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: