A concentração é o principal elemento para ser efetivo nos estudos, afinal, para quem almeja passar em concursos ou em vestibulares extremamente concorridos, precisará muito mais do que apenas sorte.
No entanto, nem sempre a concentração nos acompanha nos estudos, às vezes ficamos presos lendo e relendo alguns textos, com pensamentos vagos e distantes, sem focar no conteúdo.
Apesar da falta de concentração ser um problema, há uma solução para melhora-la nos estudos, e o melhor de tudo: é simples fazer com que ela evolua.
 Acompanhe a seguir, 7 dicas simples para melhorar sua concentração nos estudos! E que fique claro: será necessário abrir mão de algumas coisas, para manter o foco em dia.

1.    Crie um cronograma de estudos
O cronograma de estudos é fundamental para sua concentração, uma vez que quando se estuda um pouco disso ou daquilo, sem uma ordem ou sequência, o conteúdo e o entendimento não serão absorvidos.
Procure montar um cronograma para semana, de maneira que estabeleça os dias em que serão abordados as matérias e os assuntos, de uma maneira lógica.
É interessante estudar matérias que se conversem, isto é, que os assuntos estejam interligados, isso fará com que você aumente suas conexões e concentre para entender como um todo o conteúdo.

2.    Organize seu local de estudo
Escolher o local onde você realizará seus estudos, é fundamental para melhorar sua concentração e desempenho, uma vez que você deverá esquecer o mundo ao seu redor e focar na matéria.
É necessário ter em mente que em todos os lugares haverão pontos positivos e negativos que irão influenciar no seu estudo. Cabe a você escolher e manter o foco.
Bibliotecas são propicias para estudo, no entanto, perde-se tempo para chegar até ela. Já em sua casa, não se perde tempo deslocando-se, mas há distrações a todo instante.
Busque também organizar seu espaço de estudo, para que não haja elementos que tirem seu foco.

3.    Desligue distrações
A sua concentração não deve ser abalada e muito menos tentada por distrações. Tenha em mente que na hora de estudar, é estudar e pronto.
Não há espaço para desfoque. Portanto, desligue seu celular na hora dos estudos, caso estude com o auxílio do computador – videoaulas, apostilhas, pesquisas, etc – saia das redes sociais e evite distrações com conteúdos que fujam da matéria que está vendo.
Reserve um tempo do seu dia para checar suas redes sociais e relaxar com seu celular, é importante policiar-se quanto ao uso do aparelho, para compreender que há um momento específico para ele.

4.    Leia e anote!
Apenas ler não irá fixar o conteúdo na sua mente. A concentração é trabalhada quando se faz anotações sobre o que está sendo visto, deste modo você entenderá o que estudou além de manter a informação em sua mente.

5.    Fuja de digitações
Não é interessante que suas anotações sejam feitas a partir da digitação, uma vez que quando escritas a mão, há mais estímulos neurais, fazendo com que você se concentre no que está fazendo. Além disso, você se recordara com maior clareza do que anotou.

6.    Estude sozinho
O seu raciocínio é único e particular, sendo assim, irá desenvolver-se melhor estudando sozinho, para que não haja também, perca de foco.
Além disso, estudar com outras pessoas pode tirar a concentração, com assuntos externos ao conteúdo que deve ser absorvido.

7.    Descansar é importante
Por mais que você estude, passe horas lendo e fazendo anotações, haverá um momento que sua mente não conseguirá mais reter o conhecimento necessário.
É importante estabelecer os horários que você irá estudar, respeitando algumas pausas entre horas para relaxar e voltar ao foco.
Não adianta insistir em memorizar algo, se sua mente já está fadigada. Procure equilibrar os momentos para descansar o suficiente para repor as energias.
Estabeleça pelo menos um dia na semana para seu lazer e relaxamento. Isso poderá te ajudar.

Colaboração: Raiz Nativa

Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: