CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA GENE: É um segmento de DNA responsável pela determinação de um caráter hereditário (unidade de transmissão hereditária).
CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS: São cromossomos que apresentam a mesma forma, o mesmo tamanho e a mesma posição do centrômero, sendo um de origem materna e outro de origem paterna.
LOCO/LOCUS: Espaço físico ocupado pelo gene no cromossomo (endereço).
GENES ALELOS: São genes que determinam um mesmo caráter. Eles se situam no mesmo locus em cromossomos homólogos.
HOMOZIGOTO OU PURO: Indivíduo que apresenta, no par de genes para certo caráter, dois alelos iguais, sendo um proveniente do pai e outro da mãe. Exemplo: AA ou aa
HETEROZIGO OU HÍBRIDO: São pares de genes que determinam uma característica, mas apresentam manifestações diferentes.
Exemplo: Aa
DOMINANTE: São genes que se manifestam tanto em homozigose, quanto em heterozigose. Estes tipos de genes, sempre são simbolizados pela letra maiúscula do alfabeto, como, por exemplo: cor amarela das sementes das ervilhas – VV ou Vv.
RECESSIVO: Os genes recessivos são simbolizados pela letra minúscula do alfabeto e só se manifestam quando estão em homozigose, como, por exemplo: cor verde das sementes das ervilhas – vv.
FENÓTIPO: É qualquer particularidade de um indivíduo, como: a cor dos cabelos, cor dos olhos, os grupos sanguíneos são exemplos de fenótipos.
GENÓTIPO: O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada par de genes em particular. Os filhos herdam dos pais o genótipo que tem a potencialidade de expressar os respectivos fenótipos. Um genótipo pode expressar diferentes fenótipos, dependendo de sua interação com o meio. Portanto: Genótipo + Meio = Fenótipo
I LEI DE MENDEL: “As características hereditárias são determinadas por um par de fatores (genes), os quais se separam na formação dos gametas”.
CODOMINÂNCIA OU AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA: São casos na genética onde não ocorre dominância de um alelo sobre outro, sendo o fenótipo resultante, equivalente à soma dos seus alelos (genes).Um caso clássico de codominância ocorre na determinação das cores das pétalas das flores da espécie Mirabilis jalapa (Planta Maravilha).
A Planta maravilha apresenta três cores:
Cruzando-se maravilha com pétalas branca com maravilha de pétalas vermelha, obtemos os seguintes resultados:
Fonte: UFSC
Postar um comentário:
0 comentários: