No estudo da física encontramos, com frequência, grandezas expressas por números muito grandes ou muito pequenos. A apresentação destes números, da maneira habitual, é extremamente trabalhosa e incômoda. Para contornar o problema, é usual apresentar estes números na forma de potências de dez (notação científica). Esta notação, além de mais compacta, permite uma rápida comparação destes números entre si e principalmente, facilita a realização de operações matemáticas entre eles.
Exemplos:
Você sabia que a distância da Terra ao Sol é de 150.000.000 km? (Logo ali!) E como o valor ficaria muito grande de expressar, usamos a notação científica que dessa forma escrevemos:
1,5 . 108 km
Outra forma de escrever com uso da notação científica é a velocidade da luz. É fácil imaginar um automóvel por exemplo a 30 km/h ou uma bola de tênis a 30 m/s. Então vamos imaginar algo que possa percorrer a distância de 300.000 não em metros mas sim em quilômetros e não em horas mas sim em segundos.
Isso mesmo. A luz pode percorrer a distância de 300.000 quilômetros em apenas um segundo. Em notação científica usamos:
3.105 km/s
1,66. 10-24 g
Postar um comentário:
0 comentários: