1. a) ironizando sua indefinição político-ideológica.   

2. e) processou-se em uma situação de deslocamento populacional interno favorável ao aprofundamento de desigualdades econômicas inter-regionais.   

3. a) denotam o esforço de construção de um espaço geográfico brasileiro com o intuito de assegurar o equilíbrio econômico e político entre as várias regiões do país.    

4. e) a fim de garantir a vitória eleitoral em 1950, Vargas realizou uma série de promessas de campanha a diferentes setores da sociedade. Do cumprimento dessas promessas dependia a governabilidade, o que acabava comprometendo toda a eficiência administrativa do novo governo varguista.    

5. b) crise política que levou ao golpe de 1964   

6. c) campanha pela volta das eleições diretas para o executivo federal, expressa uma visão serena e cordial do presidente.   


7. c) a Bossa Nova de João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e o surgimento do Cinema Novo de Glauber Rocha.    

8. d) a ampliação da capacidade geradora de energia elétrica para dar suporte à contínua expansão industrial.    

9. a) governo de Juscelino Kubitschek e a teo­ria do nacional-desenvolvimentismo;    

10. b) Em 1945 e 1964, os presidentes da República foram destituídos, marcando o início de novos períodos políticos.   

11. b) a Política Externa Independente – PEI –, desconsiderando a ideologia dos países com os quais o Brasil comercializaria; medidas econômicas austeras que restringiram o crédito e congelaram salários, e medidas moralizadoras, como as proibições do uso de biquinis em concursos de miss e da prática de rinhas de galo.   

12. a) pelo ingresso, no país, de grande quantidade de tecnologia e de capitais estrangeiros.   

13. b) Na Colônia, as terras doadas como sesmarias garantiam privilégios aos senhores de engenho, mas restringiam a prática de certas atividades econômicas.   

14. a) O nacionalismo foi amplamente utilizado pelos governos populistas com base em um discurso voltado contra a dominação do capital estrangeiro e a favor da defesa dos interesses nacionais. No Brasil, por exemplo, em 1953, a campanha “O Petróleo é nosso” e a proposta do governo da lei de lucros extraordinários, são exemplos desse caráter nacionalista.    

15. e) Porque setores do alto empresariado, associados a empresas internacionais, e grandes proprietários de terra financiaram e organizaram associações conspiratórias e desestabilizadoras durante o governo João Goulart e depois dele apoiaram o regime.    

16. b) O governo de Getúlio Vargas desenvolveu um projeto estatal, criando empresas e instituições voltadas para o desenvolvimento científico e econômico do país.   

17. c) uma transformação vivenciada no Brasil, talvez a mais marcante da segunda metade do século XX, foi a forte onda de urbanização, fenômeno importante porque foi um dos provocadores da melhoria de todos os indicadores sociais apresentados.

18. a) legislação e realidade social.    

19. c) critica o presidente João Goulart e faz alusão a protestos, greves e forte crise política e social, que ocorriam durante seu governo. 

20. a) A nacionalização do petróleo ocorrida no Governo Vargas. 

21. c) apontar a possibilidade de o presidente restaurar um regime autoritário. 

22. e) a votação em separado dos candidatos à presidência e à vice-presidência, que não precisavam ser da mesma coligação partidária, o que poderia ocasionar a escolha popular de candidatos com projetos políticos bem diversos. 

23. d) era uma música moderna com novos arranjos harmônicos e novos temas que se associavam a urbanização e a industrialização que marcaram o governo Juscelino Kubitschek. 

24. a) livre da censura do Estado Novo, aponta para a luta de classes, denunciando o intenso grau de exploração a que estavam submetidos os trabalhadores brasileiros. 

25. a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural. 

26. b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das atividades econômicas em áreas litorâneas. 

27. a) renúncia do presidente Jânio Quadros, que provocou a mobilização política para garantir a posse do vice-presidente João Goulart. 

28. c) o retorno do pluripartidarismo e de eleições diretas foram superpostos à estrutura herdada do Estado Novo, marcada pelo sindicalismo corporativista e pelo sistema de interventorias. 

29. e) limitação da propriedade privada. 

30. a) Enfrentando a oposição de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrária, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato. 

31. a) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista. 

32. c) à volta de Getúlio Vargas ao poder, após o governo de Eurico Dutra. 

33. d) modelo fundiário brasileiro, caracterizado por mecanismos excludentes do campesinato da vida social e política. 

34. e) Era favorável à deposição do presidente eleito João Goulart e teve papel importante no Golpe Militar de 1964. 

35. c) a partir da década de 1950, intensifica-se a internacionalização da economia brasileira sobretudo nas atividades industriais. 






Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: