1. d) A pequena burguesia ou classe média é uma classe antirrevolucionária, pois, embora esteja mais próxima das condições materiais do proletariado, apoia a alta burguesia.
2. d) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado no modo de produção capitalista.
3. d) as lutas sociais contemporâneas revelam as contradições da sociedade capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de Marx.
4. c) O socialismo científico proposto por Karl Marx e Friedrich Engels, através do manifesto Comunista de 1848, defendia uma interpretação socioeconômica da história dos povos, denominada materialismo histórico.
5. d) Há uma relação de determinação entre a maneira como um grupo concreto estrutura suas condições materiais de existência – chamada de modo de produção – e o formato e conteúdo das demais organizações, instituições sociais e ideias gerais presentes nas relações sociais.
6. b) Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência.
7. e) I, III, IV
8. a) II, IV, V
9. d) Não passa de um mito a afirmação segundo a qual os meios de comunicação de massa são porta-vozes dos interesses da coletividade, já que no fundo, eles estão subordinados à lógica do capital que domina o mundo da mercadoria.
10. a) Comte pensava que a organização científica da sociedade industrial levaria a atribuir a cada indivíduo um lugar proporcional à sua capacidade, realizando-se assim a justiça social.
11. b) pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
12. d) o método deve contribuir não só para a interpretação, mas igualmente para a transformação social.
13. b) Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais.
14. b) os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.
15. b) O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.

Se tratando de Marx sempre há relação com meios de produção. Hehehe muito bom!
ResponderExcluirSempre, pois a infraestrutura é que vai delinear e estabelecer a superestrutura de uma sociedade.
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirótimo
ResponderExcluirO q eu queria n tem:(
ResponderExcluirMarx é o cara dos meios de produção ótimo trabalho.
ResponderExcluirnao consigo entender nada de socio :/
ResponderExcluirnão concordo com ele !
ResponderExcluirnão sei de nada!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluircomente a ideia marxista de que o trabalho humano é também uma mercadoria?
ResponderExcluirmuito bom para treinar. PRECISO ESTUDAR MAIS ! rs...
ResponderExcluir