1. c) unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum.
2. b) a filosofia escolástica.
2. e) Teoria da Iluminação.
5. 01 + 04 + 08 + 16 = 29
6. d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas.
7. d) postulavam um princípio originário para o mundo.
8. d) Patrística.
9. d) a atitude de Tomás de Aquino diante da filosofia de Aristóteles é de conciliação desta filosofia com as certezas da fé cristã.
10. c) a influência da filosofia platônica sobre Agostinho, mas esta é modificada a fim de concordar com a doutrina cristã.
11. 01 + 02 + 16 = 19
12. a) patrística, de Santo Agostinho.
13. d) a Igreja e o Estado são, em certa medida, conciliáveis.
14. c) medieval.
15. d) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar por seus meios naturais certas verdades.
16. a) Segundo os nominalistas, as espécies e gêneros universais são meras palavras que expressam um conteúdo mental, sem existência real.
17. d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.
18. d) Conforme o argumento da primeira via podemos concluir que Deus é o motor imóvel, o qual move todas as coisas, mas não é movido.
19. 02 + 08 + 16 = 26
20. b) Segundo o texto acima, o termo “humanidade”, aplicável a uma multiplicidade de indivíduos, é apenas um conceito pelo qual nos referimos a esse conjunto.
21. b) Da mesma fonte de onde emanam as verdades cristãs, pois não há oposição entre as verdades pagãs e cristãs.
22. a) trata-se de uma tese realista, pois demonstra que a coisa universal existe por si mesma e constitui a essência material das coisas singulares.
23. b) A teoria da Iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior.
24. d) A verdade interior só pode ser percebida pelo homem interior, que é iluminado pela luz desta verdade interior, que é contemplada por cada um.
25. a) retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião.
26. c) doutrina da iluminação que afirma que o conhecimento humano é iluminado pela Verdade Eterna, isto é, Deus;
parabéns pelo trabalho que vocês realizaram com estas questões. Foi de fundamental importância para minhas atividades profissionais e sem dúvida para todos aqueles que apreciaram seu trabalho.sucesso!
ResponderExcluirAgradecemos... e sempre que precisar de um conteúdo específico, faça sua solicitação!
ResponderExcluirparabens, esse site e muito continue com novos conteudos :)))))
ResponderExcluirGostaria de parabenizar a organização desta página que muito contribui para o estudo e ensino da filosofia com um conteúdo excelente.Gostaria de parabenizar
ResponderExcluirnao entendi a resposta da 19.
ResponderExcluir