SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Instagram siga no Instagram
1. c) Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais.   

2. d) Caricatura das questões relacionadas ao espírito e à posição social; elogio irônico das motivações fisiológicas; ridicularização do herói.   
  
3. b) inclinação ao retrato nacionalista.  

4. b) se permitia a eles, em ocasiões especiais e sob vigilância, que festejassem a seu modo. 

5. e) Aurélia é apresentada sob uma perspectiva de idealização; já Eliane é mostrada como uma mulher carente, que se frustra nas relações amorosas. 

6. d) Em teu louvor, Senhora, estes meus versos 
E a minha Alma aos teus pés para cantar-te, 
E os meus olhos mortais, em dor imersos, 
Para seguir-lhe o vulto em toda a parte. 
(Alphonsus de Guimaraens) 

7. c) (...)
Ó mar, por que não apagas
co'a esponja de tuas vagas
de teu manto este borrão?...
Astros! Noites!Tempestades!
Rolai das imensidades,
Varrei os mares, tufão! 

8. a) Castro Alves – ‘Vozes d’África’ – ‘O navio negreiro’ 

9. a) Ainda hoje são, por fado adverso,
Meus filhos –alimária* do universo,
Eu- pasto universal...
*animal quadrúpede 

10. e) José de Alencar – Iracema – Senhora – Til 

11. b) – Paxiúba – respondeu o mulato, contendo-se a custo – quando a gente chega à idade que tenho, não teme insultos, nem ameaças, tratando-se de cumprir um dever. Ser brasileiro não é ser assassino, caboclo! 

12. d) As características comuns às obras literárias brasileiras desse período são: a ruptura com a linguagem pomposa parnasiana; a exposição da realidade social brasileira; o regionalismo; a marginalidade exposta nas personagens e associação aos fatos políticos, econômicos e sociais. 

13. c) de modo idealizado, com valores próximos aos das Cruzadas europeias, quando era nobre morrer por uma causa considerada justa. 

14. c) Naqueles tempos ditosos / Ia colher as pitangas, / Trepava a tirar as mangas, / Brincava à beira do mar; / Rezava às Ave-Marias, / Achava o céu sempre lindo, / Adormecia sorrindo / E despertava a cantar! 

15. d) a reprodução de temas e heróis inspirados no comportamento dos cavaleiros medievais. 

16. c) diferentes, pois os versos tratam de um sentimento mais geral, envolvendo fases da vida; e a propaganda, de um sentimento mais específico, envolvendo as pessoas. 

17. b) A afirmação 2 erra quanto à escola a que pertence a obra e acerta nos dados do autor. 


Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: