SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Instagram siga no Instagram

1. (Fuvest 2022) O quadrinho a seguir mostra uma paródia entre situações cotidianas e descobertas científicas.

Quais feitos científicos de Mendeleev, de Watson e Crick e de Thomson estão relacionados com o quadrinho?

a) Proposição de um modelo atômico, descoberta da estrutura dos polímeros, descoberta da radioatividade.   

b) Organização dos elementos químicos em uma Tabela Periódica, descoberta da estrutura do DNA, proposição de um modelo atômico.   

c) Compreensão da reatividade dos elementos químicos, representação simbólica dos elementos, descoberta das interações moleculares.   

d) Definição de entalpia, representação simbólica dos elementos, caracterização e propriedades dos coloides.   

e) Balanceamento de equações químicas, descoberta da pilha, organização dos elementos químicos em uma Tabela Periódica.   

2. (Ufjf-pism 1 2022) 

Com relação aos elementos com números atômicos 11 e 17, podemos afirmar que: 

a) Ambos os elementos são gases nobres.   

b) Esses elementos pertencem às famílias dos grupos 11 e 17, respectivamente.   

c) O elemento com número atômico 11 possui um raio atômico maior que o elemento com número atômico 17.

d) Os símbolos desses elementos são, respectivamente, S e Cℓ.   

e) Se esses elementos, com números atômicos 11 e 17, forem combinados de forma estequiométrica, formarão um óxido.   

3. (Ufms 2022) Modelos científicos são uma parte importante da ciência. Muitas vezes eles têm como função explicar fenômenos do nosso cotidiano. Um dos exemplos de grande relevância para a Química foram as elaborações dos modelos atômicos. Esses modelos foram formulados por meio de muito estudo e experimentação, e cada um, à sua maneira, ajudou a compreender muitos aspectos da matéria. Nesse contexto, é correto afirmar que o primeiro modelo atômico utilizado para explicar a relação entre a matéria e a eletricidade foi:

a) o Modelo de John Dalton, apelidado de Bola de Bilhar.   

b) o Modelo atômico de Ernest Rutherford, conhecido como Planetário.   

c) o Modelo atômico de Joseph Thomson, chamado de Pudim de Passas.   

d) o Modelo atômico de Arnold Sommerfeld e suas órbitas elípticas.   

e) o Modelo atômico de Bohr e sua natureza quântica.   

4. (Ita 2022) Considere a seguinte configuração experimental, constituída de um canhão de partículas α, dois detectores de partículas α posicionados ortogonalmente entre si e uma folha fina de um determinado material (W, X, Y, Z). 


Experimentos foram realizados, bombardeando cada material com uma quantidade de partículas α e registrando o número de partículas coletadas em cada detector, conforme a tabela abaixo. 

A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta a conclusão CORRETA sobre as observações feitas nos experimentos.

a) Com a espessura de uma folha fina, somente o material W é capaz de defletir partículas α.   

b) Conclusões não podem ser tiradas sobre os experimentos II, III e IV, pois o experimento I mostrou que a taxa de partículas defletidas é muito baixa para um dos materiais.   

c) A medição obtida no experimento I contém algum erro, visto que o número resultante da soma de partículas registrado nos detectores 1 e 2 não é igual ao de partículas lançadas pelo canhão.  

d) Os experimentos confirmam que os materiais X, Y e Z são transparentes às partículas α.   

e) Se todos os materiais fossem bombardeados por um mesmo número de partículas α, eles apresentariam exatamente o mesmo número de partículas nos detectores 1 e 2, contanto que todos tivessem a mesma espessura.   

5. (Upe-ssa 1 2022) Analogias são muito usuais como estratégias para abordar conhecimentos científicos, pois possuem o potencial de apresentar ideias mais complexas (domínio-alvo) a partir de ideias mais simples (domínio análogo). Contudo, algumas vezes, existe o uso abusivo, como na tirinha a seguir:

Mesmo com o uso abusivo das analogias, podemos reconhecer, na ordem em que aparecem, os modelos atômicos propostos por

a) Dalton, Thomson, Bohr.   

b) Modelo Quântico, Dalton e Rutherford.   

c) Rutherford, Bohr e Thomson.   

d) Rutherford, Thomson e Dalton.   

e) Dalton, Modelo Quântico e Bohr.   

6. (Uece 2021) A distribuição eletrônica diz respeito ao modo como os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo de um átomo. Considere um átomo que possui, em um nível energético, os subníveis s, p, d, f assim distribuídos:

I. O subnível “s” contém o número máximo de elétrons.

II. O subnível “p” contém o triplo do número de elétrons do subnível “s”.

III. O subnível “d” contém o número  de elétrons, onde x é o número de elétrons que contém o subnível “p”.

IV. O subnível “f” contém menos 3 elétrons do número de elétrons que contém o subnível “d”.

De acordo com a distribuição acima apresentada, é correto afirmar que o número total de elétrons deste nível energético é

a) 24.   

b) 23.   

c) 26.   

d) 25.   

7. (Unioeste 2021) A Tabela Periódica é uma maneira sistemática para organizar os elementos químicos de acordo com suas características e propriedades. Em relação aos elementos químicos e à Tabela Periódica é CORRETO afirmar que:

a) O número atômico é o número de átomos que compõem a Tabela Periódica.   

b) O hélio é o elemento de menor raio atômico e de maior eletronegatividade da Tabela Periódica. 

c) Os elementos magnésio, cálcio e césio pertencem à família dos metais alcalinos terrosos.   

d) O raio atômico do flúor é menor que o do cloro.   

e) O número de massa de um elemento químico da Tabela Periódica corresponde ao seu número de prótons.   

8. (Ufjf-pism 1 2021) Existem mais de 100 elementos químicos catalogados, ordenados por número atômico (Z) e dispostos na Tabela Periódica. Nela, esses elementos são divididos em grupos ou “famílias”, que possuem semelhanças nas propriedades químicas e físicas.

Sabendo disso, marque a opção CORRETA considerando o elemento com Z = 12.

a) Esse elemento não reage com a água.   

b) Sua massa atômica é 12.   

c) A família desse elemento tem configuração eletrônica geral ns2.    

d) Pertence à família dos halogênios.   

e) A 25 °C e 1atm, esse elemento se apresenta no estado gasoso.   

9. (Enem 2019) Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.

Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?

a) 6   

b) 8   

c) 10   

d) 12   

e)14   

10. (Ufu 2018) O “brilho” das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite, pode ser compreendido pelo efeito da luminescência. Sem esse efeito, teríamos dificuldade de visualizar a informação das placas no período noturno, o que acarretaria possíveis acidentes de trânsito.

Esse efeito, conhecido como

a) fosforescência, pode ser explicado pela quantização de energia dos elétrons e seu retorno ao estado mais energético, conforme o Modelo Atômico de Rutherford.   

b) bioluminescência, pode ser explicado pela mudança de nível energético dos elétrons e seu retorno ao nível menos energético, conforme o Modelo de Rutherford-Bohr.   

c) fluorescência, pode ser explicado pela excitação dos elétrons e seu retorno ao estado menos energético, conforme o Modelo Atômico de Bohr.   

d) luminescência, pode ser explicado pela produção de luz por meio da excitação dos elétrons, conforme o Modelo Atômico de Thomson.   

11. (Uece 2018) Considerando a primeira energia de ionização, assinale a afirmação verdadeira.

a) Nos períodos, ela cresce sempre da esquerda para a direita.   

b) Sofre influência do número de nêutrons do átomo.   

c) É mais fácil remover um elétron 2s do Be+ do que remover um elétron do 1s do Li+.   

d) A primeira energia de ionização do enxofre é maior que a primeira energia de ionização do oxigênio.   

12. (Cftmg 2018) A figura seguinte representa um fenômeno ocorrido ao atritar um pente em uma flanela e depois aproximá-lo de papel picado pelo fato de o pente ficar eletrizado por atrito.



Tendo em vista a evolução dos modelos atômicos, de Dalton até Bohr, o primeiro modelo que explica o fenômeno da eletrização é o de

a) Bohr.   

b) Dalton.   

c) Thomson.    

d) Rutherford.    

13. (Uece 2018) O subnível  de um átomo, em seu estado fundamental, tem 4 elétrons desemparelhados. O número de elétrons que existem no nível a que pertence esse subnível é

a)  e    

b)  e    

c)  e    

d)  e    

14. (Upe-ssa 1 2017) Muitas informações veiculadas na internet contêm erros científicos. Um exemplo disso pode ser verificado em determinado blog sobre o ensino de química cujo conteúdo é transcrito a seguir:

Modelos Atômicos

Os modelos atômicos são diferentes ideias, que surgiram durante o desenvolvimento da história da ciência, na tentativa de explicar a composição íntima da matéria. O primeiro modelo atômico da era moderna foi proposto por John Dalton, que considerava os átomos como esferas maciças e indivisíveis. A descoberta dos elétrons, partículas subatômicas de carga elétrica positiva, fez os cientistas provarem que o átomo era divisível, abrindo espaço para uma nova ideia, um modelo que ficou conhecido como pudim de passas, atribuído ao físico Ernest Rutherford. Esse modelo durou alguns anos, até que o cientista Niels Böhr propôs um modelo no qual os elétrons giravam ao redor de um núcleo com energia variável, ao percorrer uma órbita fixa. A partir desses elétrons, os átomos poderiam se unir para formar compostos em um fenômeno conhecido como ligação química, que ocorria em busca de aumentar a energia do sistema e com isso adquirir estabilidade.

Quantos erros científicos são encontrados no texto?

a) Um   

b) Dois   

c) Três   

d) Quatro   

e) Cinco   

15. (Pucrj 2017) O elemento selênio (Se) tem massa atômica igual a 78,96u.m.a. Os dois isótopos mais abundantes do selênio são o 80Se e o 78Se. Sobre estes isótopos de selênio, é correto dizer que eles têm

Dado: Se (Z = 34).

a) o mesmo número de massa.    

b) abundâncias percentuais iguais.    

c) o mesmo número de nêutrons.    

d) diferentes configurações eletrônicas quando átomos de ambos se encontram neutros.    

e) o mesmo número de prótons.    

16. (Ime 2016) Identifique a alternativa em que a configuração eletrônica da espécie química representada, em seu estado fundamental, é dada por:


a) Cu+

b) Sn2+

c) Cd

d) Ge2+

e) Zn+

17. (UTFPR 2016) O chumbo é um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. É usado na construção civil, em baterias de ácido, em munição, em proteção contra raios-X e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia, etc.

No chumbo presente na natureza são encontrados átomos que têm em seu núcleo 82 prótons e 12 nêutrons (Pb- 204), átomos com 82 prótons e 124 nêutrons (Pb- 206), átomos com 82 prótons e 125 nêutrons (Pb- 207) e átomos com 82 prótons e 126 nêutrons (Pb- 208). Quanto às características, os átomos de chumbo descritos são: 

a) alótropos.   

b) isômeros.   

c) isótonos.   

d) isótopos.   

e) isóbaros.   

18. (Udesc 2016) Na Inglaterra por volta de 1900, uma série de experimentos realizados por cientistas, como Sir Joseph John Thompson (1856-1940) e Ernest Rutherford (1871-1937), estabeleceu um modelo do átomo que serviu de base à teoria atômica. Atualmente, sabe-se que três partículas subatômicas são os constituintes de todos os átomos: próton, nêutrons e elétrons. Desta forma, o átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons possui número atômico e número de massa, sequencialmente, igual a:

a) 17 e 18   

b) 34 e 52   

c) 17 e 17   

d) 17 e 35   

e) 35 e 17   

19. (Ufjf-pism 1 2016) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:

Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.

a) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford-Bohr.   

b) I - Rutherford-Bohr, II - Thomson, III - Dalton.   

c) I - Dalton, II - Rutherford-Bohr, III - Thomson.   

d) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford-Bohr.   

e) I - Thomson, II - Rutherford-Bohr, III - Dalton.   

20. (IFSUL 2016) Isótopos são átomos de um mesmo elemento químico com número de massa diferente. Na radioterapia, são utilizados isótopos como o B10, Co60, Cs137 e Ir192.  A alternativa que apresenta o número de nêutrons de cada isótopo, respectivamente, é 

a) 6,32,78 e 114

b) 5,33,82 e 115

c) 115,82,33 e 5

d) 114,78,32 e 6   

21. (Pucrs 2013) Há um velho ditado que diz que os mortos não con­tam histórias. Contudo, a colaboração entre química, física e arqueologia tem conseguido, cada vez mais, fazer com que pessoas mortas há séculos ou milê­nios nos digam algo de suas histórias. A análise de isótopos em materiais arqueológicos, como ossos, madeira e carvão, tem revelado muitas informações sobre o período, o ambiente e a dieta de nossos antepassados.

O carbono, por exemplo, existe naturalmente na forma de dois isótopos estáveis (12C e 13C), sendo predominante o mais leve deles. O teor de carbo­no-13 está associado ao clima que existia no pas­sado em um dado local. Devido a certas diferenças no metabolismo dos vegetais, os ecossistemas de climas quentes e secos tendem a ficar enriquecidos em carbono-13, ao passo que os climas úmidos e frios tendem a gerar menores concentrações desse isótopo nos vestígios arqueológicos.

O carbono apresenta ainda um isótopo radioativo, o 14C, que decai lentamente com uma meia-vida de aproximadamente 5700 anos. Com a ajuda desse nuclídeo, pode-se determinar há quanto tempo mor­reu um organismo.

Outra aplicação arqueológica dos isótopos é a medição do teor de 15N, um isótopo minoritário do nitrogênio, em ossos encontrados em escavações. Os peixes apresentam um teor relativamente alto de 15N, e as pessoas que comem muito peixe ficam com um teor acima da média desse isótopo. 

Com base no texto acima, é correto afirmar:  

a) O átomo de carbono-14, que é radioativo, tem o mesmo número de nêutrons que o isótopo mais abundante do nitrogênio.

b) O carbono-12, o carbono-13 e o carbono-14 são diferentes elementos químicos, mas todos têm seis prótons no núcleo.    

c) No decaimento radioativo do carbono-14, há produção de uma partícula beta e de um átomo de nitrogênio-15. 

d) Se uma amostra arqueológica de osso é es­pecialmente rica em átomos com 6 prótons e 7 nêutrons, ela é compatível com um povo de pescadores que viveu em regiões frias e úmidas.    

e) Os átomos de nitrogênio-15 e de carbono-14 têm o mesmo número de nêutrons, porém massas diferentes.    

22. (Ufpr 2014) As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria. De lá até a atualidade, a ideia de como a matéria é constituída sofreu diversas modificações, como se pode observar no modelo atômico de Bohr, que manteve paradigmas conceituais sobre a constituição da matéria, mas também inseriu novos conceitos surgidos no início do século XX.

No modelo atômico de Bohr:

1. O elétron circula em órbita com raio definido.

2. O elétron é descrito por uma função de onda.

3. Para descrever o elétron num orbital são necessários 4 números quânticos.

4. Toda a massa do átomo está concentrada no núcleo, que ocupa uma porção ínfima do espaço.

Entre as afirmativas acima, correspondem ao modelo atômico de Bohr:  

a) 1 e 2 apenas.

b) 2 e 3 apenas.

c) 2, 3 e 4 apenas.    

d) 1 e 4 apenas.    

e) 1, 3 e 4 apenas.   

23. (Unesp 2014) Em 2013 comemora-se o centenário do modelo atômico proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr para o átomo de hidrogênio, o qual incorporou o conceito de quantização da energia, possibilitando a explicação de algumas propriedades observadas experimentalmente. Embora o modelo atômico atual seja diferente, em muitos aspectos, daquele proposto por Bohr, a incorporação do conceito de quantização foi fundamental para o seu desenvolvimento. Com respeito ao modelo atômico para o átomo de hidrogênio proposto por Bohr em 1913, é correto afirmar que

a) o espectro de emissão do átomo de H é explicado por meio da emissão de energia pelo elétron em seu movimento dentro de cada órbita estável ao redor do núcleo do átomo.

b) o movimento do elétron ao redor do núcleo do átomo é descrito por meio de níveis e subníveis eletrônicos.   

c) o elétron se move com velocidade constante em cada uma das órbitas circulares permitidas ao redor do núcleo do átomo.   

d) a regra do octeto é um dos conceitos fundamentais para ocupação, pelo elétron, das órbitas ao redor do núcleo do átomo.   

e) a velocidade do elétron é variável em seu movimento em uma órbita elíptica ao redor do núcleo do átomo.    

24. (Uece 2014) Conforme o site De Rerum Natura, alguns empresários inescrupulosos estão comercializando as chamadas pulseiras quânticas que, segundo eles, teriam poderes extraordinários na cura de determinadas moléstias e teriam sido inventadas por um cientista da NASA. No que concerne à teoria quântica, que não trata de mistificação, assinale a afirmação verdadeira.

(http://dererummundi.blogspot.com.br/2010/07/o-negocio-das-pulseiras-quanticas.html)

 

a) Uma molécula emite ou absorve energia apenas quando permanece em determinado estado quântico.

b) A teoria quântica foi elaborada pelo cientista James Clerk Maxwell e aperfeiçoada por Max Planck e Linus Pauling.   

c) Segundo a teoria quântica, um corpo negro a qualquer temperatura não nula deveria emitir radiações ultravioleta com altas frequências.   

d) São resultados práticos do estudo de química quântica: os aparelhos de CD e DVD, o controle remoto, os equipamentos de ressonância magnética e os microcomputadores. 

25. (Uece 2014) Wolfgang Ernst Pauli (1900–1958), físico austríaco, estabeleceu o princípio de exclusão, segundo o qual férmions, como é o caso dos elétrons, “não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente”. Este princípio está em consonância com uma das propriedades da matéria, conhecida pelos pré-socráticos desde os tempos imemoriais, denominada de

a) impenetrabilidade.
b) inércia.
c) divisibilidade.
d) extensão.

26. (Udesc 2014) Assinale a alternativa correta em relação ao átomo de cálcio e ao seu íon mais comum. 

a) O átomo de cálcio tem o mesmo número de elétrons que o seu íon.

b) A massa molar do átomo de cálcio é a mesma do seu íon.    

c) O raio do átomo de cálcio é menor que o íon.    

d) O íon cálcio mais comum tem carga +1.    

e) O número de nêutrons do íon cálcio é maior que o do átomo de cálcio.    

27. (Uerj 2014) Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo de qualquer elemento químico consiste em relacionar seu número de prótons com seu número de nêutrons em um gráfico denominado diagrama de estabilidade, mostrado a seguir. 

São considerados estáveis os átomos cuja interseção entre o número de prótons e o de nêutrons se encontra dentro da zona de estabilidade mostrada no gráfico.

Verifica-se, com base no diagrama, que o menor número de massa de um isótopo estável de um metal é igual a:

a) 2
b) 3
c) 6
d) 9

28. (IFSP 2014) A placa a seguir aparece em uma das lixeiras utilizadas para coleta seletiva do lixo. 

 

Nessa lixeira podem ser colocados objetos feitos com os mais diferentes metais, como: latas e folhas de alumínio; latas e pregos de aço; pedaços de fios e bobinas de cobre; bijuterias e lâminas de latão; restos de solda de estanho e chumbo.

Quando, em uma usina de tratamento de lixo, esses objetos forem passados por uma esteira sob um eletroímã ligado, serão atraídos os seguintes:

a) as latas e os pregos de aço.

b) as latas e as folhas de alumínio.   

c) os pedaços de fios e as bobinas de cobre.   

d) as bijuterias e as lâminas de latão.   

e) os restos de solda de estanho e chumbo.   

29. (UTFPR 2014) O desastre nuclear ocorrido na usina nuclear de Fukushima I, localizada no Japão, tem sido considerado o maior acidente nuclear da história. Devido a este acidente foram detectados vazamentos principalmente de 53I137 e 55Cs137, que contaminaram a água próxima da usina. A respeito dessa informação assinale a alternativa correta.

a) Os elementos iodo e césio apresentam o mesmo número de nêutrons.

b) Os elementos iodo e césio são isóbaros.   

c) O iodo tem número atômico maior que o césio.

d) A água é uma substância pura simples.   

e) O césio tem número de massa maior que o iodo.   

30. (Ufg 2013) Para estimular um estudante a se familiarizar com os números atômicos de alguns elementos químicos, um professor cobriu as teclas numéricas de uma calculadora com os símbolos dos elementos químicos de número atômico correspondente, como mostra a figura a seguir. 

 

Nessa calculadora, se o estudante adicionar o elemento de menor número atômico com o de maior eletronegatividade, elevar a soma ao elemento cujo número atômico seja um número primo par e, em seguida, calcular o logaritmo do resultado, acionando a tecla log, o resultado final será um dígito, cuja tecla corresponde ao símbolo

a) de um gás nobre.

b) do elemento mais eletronegativo.   

c) do elemento de menor número atômico.   

d) de um halogênio.   

e) do elemento menos eletronegativo.   






Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: