1. c) afirma que é impossível que as coisas que tenham tais e tais características não as tenham ao mesmo tempo sob as mesmas circunstâncias.    

2. d) Nem tudo que é moralmente incorreto deve ser legalmente proibido.    

3. c) Não gosto de ler, logo não estudo filosofia.   

4. d) indutivo.   

5. c) Aristóteles, na sua lógica clássica, concebe como instrumento do pensamento três funções básicas: conceber, julgar e raciocinar.   

6. a) o silogismo é expresso pela ligação de dois termos por meio de um terceiro.   

7. d) Os silogismos I e II têm o mesmo modo e figura, os dois são formalmente válidos, mas somente o I prova sua conclusão.   

8. d) indutiva. 

9. a)

10. a) O raciocínio indutivo é amplamente utilizado pelas ciências experimentais. 

11. c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos. 

12. b) Lógico Indutivo. 

13. c) Ao longo da historia, não foi observado ser vivo que fosse imortal. Desta forma afirmei ao meu amigo que o seu galo de estimação, que é um ser vivo, mais cedo ou mais tarde morrerá. 

14. d) lógica formal ou menor e lógica material ou maior. 

15. b) De acordo com Popper, o princípio da indução não tem base lógica porque a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão. 

16. b) Seu João e Dona Maria têm três filhos: Antonio, Pedro e Vera. Antonio é engenheiro arquiteto, Pedro, engenheiro mecânico e Vera, engenheira ecológica. Seu João e Dona Maria estão muito felizes porque todos os seus filhos são engenheiros. 

17. b) a, b,c, d têm todas as propriedades P e Q 
          a, b, c têm todos a propriedade R 
          portanto, d tem a propriedade R 

18. c) No argumento dedutivo a conclusão está contida nas premissas. A realidade experimental é o ponto originante da indução. É aparente a lógica do sofisma. 

19. a) II e IV 

20. a) de identidade, de não contradição e de terceiro excluído. 

21. b) o fundador da Metafísica.


Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: