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1.        d) “Nikaiti Mekranotire é mais uma vítima do covid-19. Perdemos uma enciclopédia” (Mayalú Txucarramãe, Twitter).   

2.        e) intertextualidade e polissemia.   

3.        c) Há ironia na fala do personagem, no segundo quadrinho, ao apresentar uma alternativa de estudo que possa suprir as necessidades de aprendizado de seu interlocutor.   

4.        b) Crianças são as mensagens vivas para um tempo que não veremos.   

5.        d) se trata de uma epopeia camoniana, ao cantar os feitos heroicos dos portugueses durante o expansionismo marítimo.   

6.        a) da sinestesia.   

7.        a) trata-se de metonímias da condição social.   

8.        a) A repetição busca sensibilizar os fiéis para o desengano da passagem do tempo.   

9.        d) metaforiza a conquista de sua plena realização.   

10.    e) ao paradoxo.   

11.    d) “Toda saudade é presença / da ausência de alguém.”   

12.    d) hipérbole.   

13.    b) representar o conhecimento adquirido pela leitura.    

14.    b) expressão do desencanto diante da impossibilidade da realização amorosa.   

15.    a) ironia.    

16.    a) a menção à cidade do Rio de Janeiro é feita de modo indireto, metonimicamente, pela referência ao Morro da Babilônia. 

17.    d) Metonímia. 

18.    a) invisível 

19.    b) metonímia. 

20.    b) apenas II. 

21.    e) generalização do ambiente rural, independentemente das características de sua vegetação. 

22.    c) metafórico

23.    b) Seu conceito era que a morte nos apanha deitados sobre a moleza de uma esteira. (ref. 10)

24.    d) metonímia

25.    a) estimulam a imaginação.

26.    c) incidência de sons consonantais (aliterações) explorando o caráter melódico da linguagem – Simbolismo.

27.    d) Uma crítica irônica em relação à situação do ensino na escola brasileira.

28.    c) “Na treva o clarão dos vagos lampeões sangrava”. (p. 102)

29.    d) metonímia, por haver substituição do produto pela marca, numa relação de semelhança.

30.    a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.

31.    d) elipses dos complementos verbais e emprego de termos de sentido vago.

32.    d) emprega o grau comparativo de igualdade como recurso irônico, já que, em geral, o adjetivo “veloz” não se aplica a “galinha”.

33.    b) metalinguística, pois se reflete sobre o valor das palavras, isto é, sobre o uso da língua e sua função social.

34.    b) O autor se expressa em linguagem formal em todos os períodos do texto.

35.    c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

 




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