1. e) I, II e III.
2. c) I, III e V
3. V – F – F – V – F.
4. d) formar um conjunto restrito de firmas que dominam o mercado.
5. d) F - V - F - V - F.
6. a) Desconcentração do parque industrial brasileiro.
7. b) Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
8. d) investimentos estatais em novas infraestruturas de transporte, de comunicações e de energia.
9. d) É proibida a instalação em ZPE de empresas cujos projetos evidenciem a simples transferência de plantas de indústrias já instaladas no País.
10. d) apesar da posição do Brasil na Nova Divisão Internacional do Trabalho, o país ainda mantém a dependência na importação de produtos de alto valor agregado.
11. e) desindustrialização.
12. c) a descentralização industrial ocorre com maior frequência para o interior dos estados do Sudeste e Sul, desencadeando a chamada guerra fiscal.
13. a) I, II e III.
14. d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.
15. d) de consumo não duráveis, com a superexploração, principalmente, de imigrantes bolivianos e peruanos.
16. d) Os processos de industrialização do Brasil promoveram a concentração espacial da riqueza.
17. a) elevação do valor real do salário mínimo
18. c) de uma política de redistribuição de renda e crescimento econômico adotada pelos governos federal e estadual, o que possibilitou o aumento do consumo no mercado interno, ampliando a demanda por produtos e serviços, vindo a incentivar a criação de novos postos de trabalho.
19. e) automobilísticas.
20. a) Arranjo Produtivo Local
Postar um comentário:
0 comentários: