1. e) o liberalismo econômico – a privatização – o congelamento – Consenso de Washington
2. e) por corrupção, quando a imprensa descobriu que Paulo Cesar Farias, ex-tesoureiro de campanha, operava negócios obscuros.
3. d) ao apoio da grande mídia a Fernando Collor de Mello que, depois de eleito presidente em 1989, renunciou devido um processo de impeachment, em meio a acusações feitas pela mídia e por seu próprio irmão.
4. d) legitimidade da mobilização popular.
5. c) Apesar do processo de impedimento que determinou o afastamento da presidência da república, Fernando Collor não teve seus direitos políticos cassados e nas eleições seguintes foi eleito senador pelo Estado de Alagoas.
6. a) No dia de sua posse, Fernando Collor de Mello confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país.
7. a) A rede de corrupção montada por Collor e por seu tesoureiro, Paulo César Farias, conhecida como "Esquema PC".
8. b) das lutas políticas de setores progressistas da sociedade brasileira, que objetivavam resgatar o direito ao voto direto para presidência da República que tinha sido abolido pelo Ato Institucional no 2, em 1965.
9. a) de grande impacto na história recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetória política de Fernando Collor, o que fez com que seus atuais aliados se empenhem em desmerecer este episódio, tentando diminuir a importância que realmente teve.
10. c) Assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.
11. b) ascensão de um governo marcado por escândalos políticos, terminando na deposição do presidente.
12. c) política de abertura econômica com práticas neoliberais implementadas a partir de sucessivos planos estatais.
13. b) privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração.
14. b) o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.
15. d) objetivou a privatização de empresas estatais; diminuiu as restrições à presença do capital estrangeiro no Brasil; gerou a ampliação das importações e eliminaram-se subsídios, especialmente das tarifas públicas.
16. c) prometeu amplas e renovadoras políticas de modernização econômica
17. b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país.
18. d) abertura da economia aos produtos estrangeiros
19. c) o Plano Real provocou o aumento das taxas de desemprego nas regiões metropolitanas, em razão, entre outras, da política de juros altos, da redução do deficit público e da política de privatizações das estatais.
muito bom.
ResponderExcluir