SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Instagram siga no Instagram


1. c) Neoliberalismo; elevada urbanização; crise hipotecária de 2008.   

 

2. c) I e III, apenas.   


3. e) o Reino Unido se prepara para sair da União Europeia depois de um plebiscito realizado em 2016, acionando o Artigo 50 do Tratado de Lisboa.   


4. e) A liberdade de expressão é fundamental para o estabelecimento da dignidade, do diálogo, da democracia e do respeito às diferenças de gênero, etnia e crença.   

 

5. e) a presença de fixos, como algumas instalações de armazenagem e conexão, influencia a orientação de fluxos e dá aos EUA uma posição de destaque no contexto geopolítico.    

 

6. d) sobrepõem-se, na escala mundo, às configurações regionais do passado, impondo um novo funcionamento reticular e hierárquico aos territórios.   

 

7. e) globalização.   

 

8. b) as conexões globais contribuíram para o aumento da disseminação do vírus.   

 

9. e) I, II, III e IV.   

 

10. e) 4: petróleo e 6: banana.   

 

11. c) I e III, somente.   

 

12. d) qualificação profissional.    

 

13. a) Siderúrgico   

 

14. d) produção just in time, com territorialização das indústrias em países periféricos e manutenção das bases de gestão nos países centrais.    

 

15. a) existem pessoas excluídas digitalmente do processo de globalização, pois não têm acesso aos recursos físicos necessários para a informatização.    

 

16. d) A internet está em constante e rápida mudança, com novas ferramentas aparecendo com contribuições relevantes, enquanto outras vão perdendo espaço.   

 

17. e) a expansão do capitalismo globalizado.    

 

18. a) intensificação do uso de contêineres.   

 

19. c) expansão das redes informacionais.    

 

20. e) velocidade de propagação das notícias.    

 

21. e) o padrão atual da distribuição territorial das atividades econômicas.   

  

22. b) II e III, apenas.   

  

23. c) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes.   

  

24. d) As maiores concentrações de bolsas de valores ocorrem nas áreas de maior dinamismo econômico.   

  

25. b) Gerou a necessidade aos países de criarem leis e medidas de proteção à privacidade de seus órgãos, ações e cidadãos.    

  

26. a) aceleração do ciclo de renovação dos produtos 

 

27. b) Polarização Norte-Sul: a fragmentação global

 

28. e) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios. 

 

29.d) Marca a totalidade do espaço, que se subordina à lógica da globalização. 

 

30. d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais. 

 

31. c) a globalização facilitou a mobilidade de capitais e empresas, aumentando a competição entre países.

 

32. b) os investimentos maciços em novas tecnologias atingiu de forma intensa a indústria bélica tornando mais cruéis e violentas as guerras entre povos e/ou nações rivais em diferentes locais, fato evidenciado nos conflitos que têm ocorrido no Oriente Médio, Região do Cáucaso e norte da África. 

 

33. c) a globalização enfraquece os Estados nacionais e submete os capitais nacionais a regimes competitivos difíceis, o que pode ser combatido com mercados regionais regulamentados.

 

34. e) uma demonstração evidente da materialização territorial das desigualdades diz respeito aos benefícios advindos da intensificação dos meios de comunicação, em especial a internet, que possui maior concentração de usuários nos países ricos e em menor escala de uso nos países pobres, notadamente no continente africano.

 

35. c) A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real. 

 

36. b) o avanço tecnológico possibilitou a criação do “dinheiro eletrônico” e do “mercado computadorizado”, que funciona 24 horas por dia, movimentando bilhões de dólares no mercado nacional e internacional. 

 

37. b) contribuíram, pela velocidade da informação e diversidade de serviços, para a dispersão geográfica dos processos produtivos industriais, cujas etapas estão localizadas em diferentes países. 

 

38. c) estratégia empresarial do Toyotismo – relação de trabalho pré-fordista.

 

39. c) promove o surgimento de hábitos que atendem ao sistema de produção capitalista internacional. 

 

40. c) Os dados mais atualizados revelam que o processo de desconcentração da atividade industrial brasileira ainda está em curso. 

 

 




Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

6 comentários: