1. b) Fabricação de utensílios metálicos, que eram comercializados com outros povos indígenas.
2. b) O índio foi a mão-de-obra mais utilizada na Amazônia colonial, pois a própria legislação portuguesa dava brechas para essa exploração, através das chamadas "guerras justas" e "tropas de resgate".
3. a) reação dos povos indígenas que, por serem bastante organizados e unidos, toda vez que se tentou capturá-los, eles encontravam alguma forma de escapar ao cerco dos portugueses
4. a) As mais diversas etnias ameríndias, contatadas pelos europeus, haviam desenvolvido princípios comportamentais de acordo com sua cosmogonia e com seus modos de vida.
5. e) Foram a forma mais persistente de escravização indígena, sendo proibidas e permitidas várias vezes por diversas leis.
6. d) A resistência armada dos manaós, reagindo às tropas de resgate provenientes do Pará, em busca de mão-de-obra, foi fator decisivo na deflagração da guerra.
7. a) O fraco desenvolvimento da escravidão negra na Amazônia deveu-se, dentre outros motivos, à insuficiência de capital para adquirir esta mão-de-obra e à relativa abundância de índios.
8. b) Pertencia à Espanha.
9. a) As epidemias são normalmente tidas como o principal agente da depopulação indígena.
10. d) Expansão da fronteira pecuária.
11. d) As proposições I e III estão corretas.
12. d) Revolta dos Beckman
13. e) Somente I e III são corretas
14. d) Loteamento territorial entre ordens religiosas
15. a) Os europeus pretendiam modificar os costumes e o modo de vida dos indígenas, os quais consideravam bárbaros.
Postar um comentário:
0 comentários: