1. a) inventário das memórias evocadas afetivamente.   

2. e) que, na segunda estrofe da canção, em que se entrevê o fingimento na arte, a autora amplia as possibilidades de sentido explorando gírias e variações próprias do uso informal da língua.    
  
3. c) Ainda que se assemelhem aos versos do poema, ao constituir estrofes e explorar recursos da linguagem verbal para intensificar o poder expressivo, os versos da canção implicam a associação da musicalidade das palavras com a dos sons dos instrumentos.   

4. d) Valem-se de distintos recursos para realçar sua expressividade, como, por exemplo, o que se vê em III: a ausência de verbo contribui para que seu conteúdo tenha traços de atemporalidade, de valor permanente.   

5. a) “imaginação”.   

6. a) personificação.   

7. b) mercantilismo.   
  
8. c) ao sistema colonial.   

9. d) foi estruturado em versos de 10 sílabas métricas, decassílabos, que são versos longos, de difícil feitura, adequados aos poemas heroicos e épicos.    
  
10. a) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.   

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