1. (Upe-ssa 1 2017) Atente para a figura a seguir:


O que poderá ser argumentado CORRETAMENTE sobre os fatos geográficos contemplados nela?
1. O trecho I do rio encontra-se à jusante da represa.
2. O trecho II do rio poderá ter a sua vazão controlada pela represa.
3. A erosão, se for intensificada na área III, contribuirá para o aumento de um fenômeno na represa denominado assoreamento.
4. O trecho II encontra-se à montante da represa, tendo menos energia cinética que no trecho I.
5. A preservação da cobertura vegetal à montante da represa diminuirá a erosão dos solos, o que será algo benéfico para a represa.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
a) 1 e 5.   
b) 4 e 5.   
c) 2, 3 e 5.   
d) 1, 2 e 3.   
e) 1, 2, 3 e 4.   
  
2. (Unicamp 2017) Conforme foi noticiado na mídia, no dia 21 de agosto de 2016, a cidade de Santos (SP) foi atingida por uma ressaca que paralisou por 30 horas o principal porto do país, inundou vias e causou transtornos para a mobilidade urbana, o funcionamento de empresas e do comércio.

As ressacas resultam
a) das dinâmicas das massas de ar formadas nas áreas oceânicas, sempre no verão; são causadas por diferença de pressão atmosférica de áreas de baixa pressão nos oceanos para áreas de alta pressão nos continentes.   
b) do contato de massas de ar com características termodinâmicas semelhantes, formando sistemas de circulação frontais; quanto menor a umidade do sistema, maior é a instabilidade atmosférica.   
c) da ação dos sistemas de ciclones extratropicais, especialmente no inverno; o deslocamento de grandes volumes de água decorre da diferença de pressão atmosférica, que produz ventos intensos.
d) da ação de ciclones tropicais formados no Atlântico Sul, sempre nos meses de inverno; nesta estação do ano são menores as diferenças de temperatura entre o polo sul e o equador.   
  
3. (Enem PPL 2017) As intervenções da urbanização, com a modificação das formas ou substituição de materiais superficiais, alternam de maneira radical e irreversível os processos hidrodinâmicos nos sistemas geomorfológicos, sobretudo no meio tropical úmido, em que a dinâmica de circulação de água desempenha papel fundamental. 
GUERRA, A. J. T.; JORGE, M. C. O. Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. São Paulo: Oficina de Textos, 2013 (adaptado).

Nesse contexto, a influência da urbanização, por meio das intervenções técnicas nesse ambiente, favorece o
a) abastecimento do lençol freático.   
b) escoamento superficial concentrado.    
c) acontecimento da evapotranspiração.   
d) movimento de água em subsuperfície.    
e) armazenamento das bacias hidrográficas.    
  
4. (Fuvest 2018) Nas últimas décadas, descobriu-se que os volumosos e inadequados descartes de resíduos plásticos e de outros materiais sintéticos, mesmo quando realizados nos continentes, podem resultar em consideráveis depósitos em áreas distantes nos oceanos e mares, seja em seu fundo, na coluna d’água, ou na sua superfície. Como consequência, ocorrem mudanças físicas, químicas e ecológicas nesses oceanos e mares, em que alguns desses depósitos já atingem a escala planetária, como é o caso dos materiais plásticos flutuantes representados na figura. 
www.revistapesquisafapesp.br, maio de 2016.


Os depósitos flutuantes representados na figura apresentam-se
a) com padrões concentrados na parte interna dos giros oceânicos do Pacífico norte e sul, locais de menor atividade das grandes correntes marinhas.   
b) com maior acumulação no litoral de ambos os hemisférios, devido à atuação de importantes correntes marinhas nessas áreas.    
c) mais volumosos no hemisfério norte, em função das menores temperaturas de suas águas, o que faz aumentar a velocidade de correntes, como a do Peru e a do Japão.    
d) com concentrações idênticas em ambos os hemisférios, devido à forte atuação de importantes correntes marinhas que transitam do hemisfério norte ao sul.    
e) mais concentrados e abundantes no hemisfério norte, devido à grande mobilidade de importantes correntes marinhas, como a de Humboldt e a de Madagascar.  

5. (Uece 2017) Considerando a fisiografia fluvial, os canais meandrantes têm dentre suas características
a) o fato de serem encontrados em áreas úmidas com a presença de vegetação ciliar, descrevendo curvas sinuosas e harmônicas entre si.   
b) o grande volume de carga de fundo e os múltiplos canais que se subdividem separados por ilhas assimétricas e barras arenosas.   
c) o formato retilíneo em segmentos de canais curtos, excetuando-se aqueles que têm controle tectônico.   
d) a sua configuração ramificada semelhante à de uma árvore é típica de regiões onde predominam rochas de resistência heterogênea.   
  
6. (Uece 2017) A bacia hidrográfica é reconhecida como unidade espacial na Geografia Física desde o fim dos anos 60. Contudo, durante a última década ela foi, de fato, incorporada pelos profissionais não só da geografia, mas da grande área das chamadas Ciências Ambientais, em seus estudos e projetos de pesquisa.
Botelho, R. G. M. e Silva, A. S. da. Bacia Hidrográfica e Qualidade Ambiental. Reflexões sobre a geografia física no Brasil. Vitte, A. C. Guerra, A. J. T. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2004. p. 153.

A importância da bacia hidrográfica como unidade de estudo, da forma como se refere o texto, se dá porque
a) os impactos no sistema hidrológico são os que mais afetam as atividades comerciais e de mineração.   
b) possibilita avaliar de forma integrada as ações humanas a respeito do ambiente e de seus desdobramentos sobre o equilíbrio hidrológico.   
c) os aspectos do ambiente podem ser estudados e compreendidos isoladamente na perspectiva da análise ambiental de forma compartimentada.   
d) os rios e as suas paisagens adjacentes que compõem as bacias hidrográficas representam a base dos estudos geoquímicos e ambientais.   
  
7. (Famerp 2017) As cidades, normalmente, são as mais afetadas por inundações, enchentes e deslizamentos. Muito embora as inundações sejam fenômenos naturais, as mudanças nas formas de uso e ocupação nas cidades incrementam esses fenômenos, que se tornam potencialmente mais perigosos. 
Mirian V. F. Barros et al. “Vulnerabilidade socioambiental à inundação”. Confins, nº 24, 2015. Adaptado.

Caracterizam exemplos de intervenções nas cidades que potencializam os fenômenos naturais de inundação
a) a construção de “piscinões” e a ocupação de mananciais.    
b) a impermeabilização do solo e o desassoreamento dos rios.    
c) a dragagem dos rios e a remoção da mata ciliar.    
d) a interferência nos cursos d’água e o descarte irregular de lixo.    
e) a adoção de barragens e o emprego de cisternas nos imóveis.    
  
8. (Uece 2016) Os oceanos correspondem à maior área superficial do planeta. Possuem uma profundidade média de aproximadamente 3.700 metros, e suas margens continentais representam cerca de 20% do total da área por eles ocupada. Considerando essas feições, analise as afirmações a seguir, e escreva (1) se a afirmação fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Pacífico, e (2) se fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Atlântico.

(     ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico.
(     ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental.
(     ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem.
(     ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra.
(     ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 2, 1, 2, 1, 1.   
b) 1, 2, 1, 2, 1.   
c) 2, 2, 1, 1, 2.   
d) 1, 1, 2, 2, 2.   
Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: